Explorado quase até a extinção, o xaxim ou samambaiaçu, cujo nome cientifico é Dicksonia Sellowiana, vem se mantendo e reproduzindo em nossas matas como um verdadeiro sobrevivente.
A indústria fornecedora de substratos e vasos de xaxim quase o levou à extinção, até sua entrada na lista de plantas ameaçadas do IBAMA, então a fibra de côco o substituiu, mas o estrago já havia sido grande.
Hoje, felizmente, vemos que essa vigorosa planta está se tornando mais comum nas matas (pelo menos onde frequento) e o melhor, seus brotos são comestíveis.
Depois de colhidos e com cuidado, pois as folhas já desenvolvidas apresentam espinhos, os brotos tenros, são consecutivamente cozidos até que o sabor amargo desapareça.
Após os brotos perderem seu amargor, podem ser comidos ao natural, com sal, em saladas, a milanesa, em conserva e etc…
Encontrando-a em nossos acampamentos, essa planta é um verdadeiro “prato cheio”, pois com pouca quantidade comida, sentimos uma sensação de saciedade, em outras palavras, ela “enche a barriga”.
Um cuidado que devemos ter é o de não retirarmos todos os brotos de uma só planta, para que ela se restabeleça. Com consciência e respeito à natureza, sempre teremos a oportunidade de saborearmos essas iguarias em nossas casas e em situações de necessidade.
(Toda planta ou fruto da mata, primeiramente deve ser consumido em casa, para verificar se a pessoa não tem nenhuma alergia, pois na mata o socorro é mais difícil.)
Deus os abençoem, bons acampamentos e um grande abraço.
Comentário Tocandira: tanto o autor do artigo quanto o site Tocandira alertam que é muito perigoso consumir plantas sem conhecimento prévio. A ideia dos textos é orientar as pessoas a conhecer plantas de sua região que possam ser consumidas em uma situação real de sobrevivência. Não incetivamos ninguém sair por aí provando plantas desconhecidas.
![]() |
Edgar Queiroz é paisagista, proprietário da empresa Bella Fiori Paisagismo e Jardinagem e também é praticante de técnicas de Bushcraft e Sobrevivência. Conheçam o canal do Edgar no YOUTUBE http://www.youtube.com/user/Edgarbushcraft/videos |
Leia Também:
Quais as chances de se encontrar ela no Cerrado ? Aonde pratico as minhas atividades já vi algumas ! (Mas agora minha dúvida é saber se é a mesma ou é uma planta com características semelhantes)
Como vocês preparm o broto para consumo exatamente? Cozinhando direto?
Vai nessa que o natural é sempre mais saudável..tem MUITAS plantas que a química te mataria rapidinhoooo…esse cara é irresponsavel