Xaxim

Explorado quase até a extinção, o xaxim ou samambaiaçu, cujo nome cientifico é Dicksonia Sellowiana, vem se mantendo e reproduzindo em nossas matas como um verdadeiro sobrevivente.

A indústria fornecedora de substratos e vasos de xaxim quase o levou à extinção, até sua entrada na lista de plantas ameaçadas do IBAMA, então a fibra de côco o substituiu, mas o estrago já havia sido grande.

Hoje, felizmente, vemos que essa vigorosa planta está se tornando mais comum nas matas (pelo menos onde frequento) e o melhor, seus brotos são comestíveis.

Depois de colhidos e com cuidado, pois as folhas já desenvolvidas apresentam espinhos, os brotos tenros, são consecutivamente cozidos até que o sabor amargo desapareça.

Após os brotos perderem seu amargor, podem ser comidos ao natural, com sal, em saladas, a milanesa, em conserva e etc…

Encontrando-a em nossos acampamentos, essa planta é um verdadeiro “prato cheio”, pois com pouca quantidade comida, sentimos uma sensação de saciedade, em outras palavras, ela “enche a barriga”.

Um cuidado que devemos ter é o de não retirarmos todos os brotos de uma só planta, para que ela se restabeleça. Com consciência e respeito à natureza, sempre teremos a oportunidade de saborearmos essas iguarias em nossas casas e em situações de necessidade.

(Toda planta ou fruto da mata, primeiramente deve ser consumido em casa, para verificar se a pessoa não tem nenhuma alergia, pois na mata o socorro é mais difícil.)

Deus os abençoem, bons acampamentos e um grande abraço.

Comentário Tocandira: tanto o autor do artigo quanto o site Tocandira alertam que é muito perigoso consumir plantas sem conhecimento prévio. A ideia dos textos é orientar as pessoas a conhecer plantas de sua região que possam ser consumidas em uma situação real de sobrevivência. Não incetivamos ninguém sair por aí provando plantas desconhecidas.

Edgar Queiroz é paisagista, proprietário da empresa Bella Fiori Paisagismo e Jardinagem e também é praticante de técnicas de Bushcraft e Sobrevivência.
Conheçam o canal do Edgar no YOUTUBE
http://www.youtube.com/user/Edgarbushcraft/videos

Leia Também:

Conheça outras plantas comestíveis.

1 comentário para “Xaxim

  1. Robson Santos
    4 de setembro de 2012 at 20:49

    Quais as chances de se encontrar ela no Cerrado ? Aonde pratico as minhas atividades já vi algumas ! (Mas agora minha dúvida é saber se é a mesma ou é uma planta com características semelhantes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing