Weihrauch HW50S

Desde quando ingressei no esporte de tiro com armas de ar comprimido, comecei, também, a procurar uma arma com a qual eu pudesse realmente ter confiança nos disparos, sabendo que, caso errasse, a culpa não seria do equipamento, mas tão somente minha.

Durante essa busca, li alguns relatos de atiradores (mais experientes que eu) falando muito bem sobre a carabina HW50S fabricada pela alemã Weihrauch. Os testes de agrupamento feitos por eles era simplesmente impressionantes e, dependendo da munição, conseguiam com vários disparos, um único furo no alvo.

Resultado: como em Palmas/TO não temos lojas que revendem armas Weihrauch, tive que pagar o preço (salgado) e comprar a carabina pela internet sem ao menos tocá-la antes. Coragem tomada, compra feita… o brinquedo chega!

 

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

A caixa que abriga a carabina é por demais simples e até desanima um pouco. Mas, a carabina é realmente muito bem construída e acabamento impecável.

Nos primeiros tiros, logo percebi a diferença entre a HW50S e todas as demais carabinas que já havia tido ou testado. É uma arma com percurso relativamente curto para armar a mola e as primeiras manobras para isso são bem pesadas devido ao aperto dos parafusos nas juntas e o atrito natural das peças metálicas. Com o tempo melhora muito!

 

MIRAS

 

O conjunto de mira aberta (alça e massa) são em metal, sem fibra ótica. Entretanto, possui pouca folga na alça de mira, que permite que a massa não fique “dançando” entre ela, por conseguinte os tiros saem com menos variações laterais, portanto, mais precisos.

O ajuste é micrométrico e com cliques muito bem definidos tanto no sentido vertical quanto lateral. O ajuste vertical é numerado, fato que permite o atirador configurar facilmente o deslocamento vertical para alvos em distâncias distintas e retornar à posição inicial.

A massa de mira vem com inserts com diferentes modelos para que o atirador possa escolher aquele que melhor lhe atenda de acordo com a finalidade que dará ao uso da arma. Para cada insert também é possível alterar o formato da alça de mira simplesmente girando-a e escolhendo uma das quatro opções disponíveis.

 

SEGURANÇA

A HW50S vem com uma trava automática de gatilho. O único ponto negativo deste sistema é que depois de destravado, você não consegue travar novamente a não ser quando for novamente armar a mola.

 

CORONHA

A coronha em madeira é simples, do tipo montecarlo (para destros). A empunhadura é confortável, porém, pessoas com as mãos pequenas podem ter que esticar bastante o dedo indicador para levá-lo ao gatilho.

Quando comprei minha arma, a coronha era totalmente lisa. Agora a Weihrauch vende a arma com belíssimos detalhes zigrinados.

 

OXIDAÇÃO

Fantástica! Um espelho azul e homogênio em toda arma.

 

GATILHO

O melhor que já utilizei. O gatilho Rekord permite ajustes de peso e arrasto do gatilho. Dependendo do ajuste feito, a arma se torna extremamente perigosa podendo realizar disparos acidentais. Gosto do meu gatilho bem sensível para que no momento de exercer a força necessária para puxá-lo, a arma não saia do alinhamento desejado.

Caso você também faça opção por usar o gatilho bem sensível, recomendo que, ao emprestar a arma para quem quer que seja, mesmo que para apenas um disparo, alerte-a para este fato e evite eventuais acidentes.

 

VERSATILIDADE

É uma arma de cano basculante, calibre 4.5, com mira aberta onde a alça de mira fica na frente da posição do gatilho, bastante precisa, ou seja, está qualificada para as provas de Papel 10m, Silhuetas Metálicas 1/10 e 1/5, Field Target (mola) e, até, BenchRest (mola). Normalmente utiliza-se armas de cano fixo e bem pesadas para BenchRest, mas conheço atirador que tem se saído bem neste tipo de prova com uma HW50S. Obviamente, se seu objetivo é específico e quer levar mesmo a sério o BenchRest, aconselho investir em um equipamento mais apropriado.

 

CUSTOMIZAÇÕES

Muita gente compra arma de ar comprimido pensando em modificações que podem ser feitas para melhorar a performance ou eliminar problemas. No caso da HW50S não há necessidade, mas existem algumas coisas que podem melhorar ainda mais o projeto alemão. Desde logo antecipo que, devido ao tipo do sistema de pistão (engate central), essa arma não aceita instalação de mola pneumática (gás-ram).

  • Encamisamento da mola com pet ou filme de raio-x para eliminar a vibração (aquele barulho característico da mola: “tweng”);
  • Se você for adepto da fibra ótica, pode comprar em sites estrangeiros que entregam no Brasil, um conjunto de mira aberta com os filamentos.
  • Soleira ajustável. Eu uso e aconselho. Fica mais confortável o apoio da arma no ombro. Atenção, este acessório nas provas de Papel 10m deve estar sem ajuste.
  • Troca da tecla do gatilho por um Rowan Engineering, com curvações a gosto do cliente.

Com excessão do encamisamento da mola, o resto é mais perfumaria.

 

PEÇAS

Caso você não queira pagar os olhos da cara pelas peças de reposição como sêlo do pistão (bucha), sêlo da culatra (o’ring) e mola, encorajo vigorosamente a importá-las você mesmo e com antecedência, pois encomendas internacionais demoram até 30 dias para chegar em sua casa.

 

PROBLEMA DO NOVO MODELO

Como disse antes, a Weihrauch está comercializando um novo modelo de HW50S com a coronha zigrinada. Algumas pessoas experimentariam problemas de raspagem da câmara ao armar a mola. Uma peça plástica (rolete) que deveria evitar o atrito não funciona. Existe uma solução Maccari para este problema que consistem em um calço de plástico que é instalado na haleta que empurra o pistão evitando que essa haleta entre em atrito coma a câmara de compressão.

Maccari costuma desenvolver kits de molas, buchas e etc para armas de ar comprimido (http://www.airrifleheadquarters.com/page/page/251327.htm).

 

*Algumas imagens foram gentilmente cedidas por Eduardo Macedo.
*As demais são de domínio público.

18 comentários para “Weihrauch HW50S

  1. José Luciano Gasparello Filho
    24 de setembro de 2012 at 11:47

    Caro Falcão,

    Você conhece a 30? Entre a 30 e a 50 qual você julga mais adequada para tiro em papel?

    Abraço

  2. 24 de setembro de 2012 at 11:59

    Gasparello, estou tentando comprar uma HW30S. A HW50S é mais versátil que a HW30S devido à sua velocidade maior. A HW30 é mais indicada para prova de papel 10m, por ter V0 menor e menos tranco. Dificilmente ela teria bom desempenho em provas com alvos em longas distancias.

  3. José Luciano Gasparello Filho
    24 de setembro de 2012 at 12:25

    Pois é, eu já pensei muito sobre a HW 30S. O que me segurou até agora foi o problema de raspar o metal da câmara. Li no fórum Carabinas de Ar a respeito deste problema, e parecia ser algo recorrente. Agora não tenho certeza se era da 30, da 50 ou de ambas.

    Abraço

  4. 24 de setembro de 2012 at 13:12

    Esse problema foi com as HW50. O problema verificado por um usuário do fórum carabinas de ar com a HW30 foi q a mola estava forte demais para a arma. Trocou a mola e resolveu o problema.

  5. Jonatas
    24 de setembro de 2012 at 23:48

    Ótimo review! Pode citar o link de onde comprou?

  6. 25 de setembro de 2012 at 12:37

    Comprei a minha na http://www.diabolo.com.br

  7. Igor
    29 de setembro de 2012 at 22:36

    Onde comprou a sua? Na Diabolo não vende mais!

  8. 4 de outubro de 2012 at 20:02

    Igor, segundo o Carlos da Diabolô, novas armas chegarão até o final do mês.
    Infelizmente a Diabolô é a única loja que importa as HW para o Brasil.

    Parece q a Cabana Sport tb começará a vender HW.

  9. Marco Neto
    18 de novembro de 2012 at 00:18

    Caro Falcão,

    Podes me dar uma orientação de como fazer para importar peças de reposição, como as que citaste acima, para as HW?

    Antecipadamente, agradeço pela resposta.

  10. Bocardo
    17 de dezembro de 2012 at 08:24

    Creio que quem importa a HW é a Ar Mais e a Diabolô tinha exclusividade na revenda. Não queero me enganar, mais acho que vi no site da Balim a HW 30 ´por “módicos” R$ 1.700,00! A mesma arma custa na Alemanha EU$ 193,00.

  11. Diogo salvi
    3 de janeiro de 2013 at 00:09

    Caro falcão,
    sou adepto da fibra ótica, como faço comprar em sites estrangeiro que entregam no Brasil tem como você me passar o site?obrigado!!!

  12. 5 de janeiro de 2013 at 20:37

    Bocardo, a Balim realmente começou a vender HW, assim como a Cabana Sport.

    Diogo, eu comprei o conjunto de miras abertas com fibra ótica por meio de um usuário do fórum Carabinas de Ar que reside em Portugal. Fale com ele! Chama-se Daniel e o nome dele no fórum é Netby.

  13. Lisbôa
    10 de janeiro de 2014 at 20:15

    Amigo, vc tem conhecimento do procedimento para importar o Kit Maccari para HW50S, se existe alguma restrição legal, ou mesmo se existe para vender aqui no Brasil.

  14. Alexandre Baroni
    8 de março de 2014 at 10:45

    Olá amigo.

    Vc prefere a 50S ou a 57. Parece que o peso é parecido. Acredito que ela não terá estes problemas de raspagens correto?

  15. Renner Lopes
    13 de maio de 2015 at 18:53

    Onde acho uma soleira para a hw 50, quero customizar.

  16. Marcelo
    17 de novembro de 2015 at 01:14

    Olá Tocandira,

    sou novato na prática de tiro esportivo em estande…. 4.5 mm… estou na dúvida entre comprar a Hunter 440, a HW50S ou a HW57… qual delas vc recomenda?

    Dizem q são muito boas por causa de sua precisão… o q acha?

  17. Bruno Almeida
    14 de novembro de 2016 at 00:53

    Ola Tenho uma Weihrauch HW50S comprei recentemente so que não mim acostumei ainda com o tranco que ela da . teria alguma forma de resolver isso deixar ela mais aliviada ?

  18. Joselito Cruz
    9 de maio de 2017 at 23:48

    A massa de mira da Weihrauch,pode ser usada em outra carabina ;como por exemplo em uma Gamo CFR?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing