Você acredita no náufrago salvadorenho?

Uma das histórias mais impressionantes de sobrevivência depois de Robson Crusoé  é a saga do náufrago salvadorenho Alvarenga, um tanto difícil de acreditar, ainda mais pelas fotos publicadas de um senhor “gordinho”. Pode ser verdade, como pode ser uma meia-verdade, ainda mais pelo estado mental alterado e pelo aparente trauma sofrido pelo pescador. Parece que a fisionomia mais avantajada se deu devido ao fato de que as fotos foram tirados dias depois após o náufrago ser encontrado e com algum tratamento recebido.

Procurei saber um pouco mais sobre o tema, movido pela curiosidade de saber como ele poderia ter sobrevivido. Houve realmente um registro de desaparecimento que corrobora com o tempo que ele diz ter ficado no mar. Se for verdade,  é uma história incrível. E você? Acha possível passar tanto tempo no mar somente comendo carne e bebendo sangue de tartarugas e água da chuva? Será que o sangue das tartarugas teriam todas as vitaminas necessárias para tanto tempo de sobrevivência? O náufrago desenvolveu escorbuto devido à falta de vitamina C? São muitas as perguntas sem respostas, mas que só interessam aos curiosos, como eu!

Parece que a falta de vitamina C poderia ser suprida pela ingestão dos olhos dos peixes, e que as tartarugas seriam uma excelente fonte de proteínas, gorduras e vitaminas. O testemunho de um médico revela que Alvarenga reclamava de dores nos rins, o que pode ter sido causado pelo consumo moderado de água salgada, outro motivo que pode ter levado o náufrago a um inchaço, aparentando estar acima do peso. No início achei que a notícia toda era uma fraude, agora, tendo a pensar que possa ser verdadeira, no todo, ou em parte.

Seguem as notícias mais interessantes:

Outra notícias de sobreviventes:

Leia também:

 

1 comentário para “Você acredita no náufrago salvadorenho?

  1. 19 de março de 2014 at 18:58

    Cara que história intrigante….

    abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing