O tema é controverso, já postei um texto falando a respeito. A situação é a seguinte: você beberia urina ou não em uma situação extrema? Você tem absoluta certeza que seria mais benéfico que prejudicial à sua saúde? Apesar de existir um tratamento à base de urina não comprovado cientificamente, médicos afirmam que beber urina é tão prejudicial à sua saúde quanto beber água do mar, ou seja, ao tentar matar a sede com seu precioso líquido, você iria desidratar-se mais rapidamente do que se resistisse à sede e não bebesse.
Apesar de tudo, das vezes que tentei discutir o tema nas redes sociais as opiniões foram acaloradas dos dois lados e ninguém ofereceu comprovação científica sobre o tema.
Programas de sobrevivência têm mostrado os protagonistas bebendo urina. No primeiro vídeo Bear Grylls não faz cerimômia. No segundo, o vídeo mostra um trecho de “Casal Selvagem”, aonde o protagonista afirma que o primeiro jato é saudável (só não explica o porquê). Já no terceiro vídeo, Cody Lundin não bebe e afirma que as pessoas que falam ter sobrevivido bebendo urina, “sobreviveram apesar disso e não por terem bebido urina”. Os casos de pessoas que afirmam ter sobrevivido bebendo o próprio xixi são famosos, como Aron Alston. Vale a pena ressaltar que Aron sobreviveu por 5 dias, sendo que conseguiu beber água potável nos primeiros três.
A discussão aqui não é saber se beber a própria urina é algo nojento. Numa situação extrema você fará coisas que hoje duvida. Mas a preocupação principal é procurar alguma base científica para saber se ao beber sua urina sua vida irá se prolongar, ou não.
Se alguém souber, por favor, mostre a fonte! Senão, a polêmica continuará, cada qual com sua opinião! Leitores que receberam treinamento militar, vocês bebem ou não? E aí marinheiros?
http://www.youtube.com/watch?v=cb8tA8mYRes
http://www.youtube.com/watch?v=UCJFpwb2Opc
Textos interessantes para formação de opinião, ou para confundir mais ainda!
- Sobrevivência no mar
- Siga os truques de sobrevivência de Aron Ralston
- Náufragos bebem a própria urina e sobrevivem
- Sobrevivencia no meio aguatico
- Posso beber minha própria urina?
- Sistema Excretor
- The open sea (texto em inglês)
- Finding water in the open sea
- The Army Field Manual
- Hell at sea – Lost fishermen survived on their own urine
Eu pessoalmente sou contra, exatamente pelos motivos que o Cody apresentou no trecho do vídeo exposto. Realmente, eu não o faria e desaconselharia quaisquer alunos meus a fazerem.
Caro Giuliano!
Eu também prefiro não beber. As únicas pessoas que falaram algo coerente e científico a respeito são dois médicos. Todos as outras pessoas que tive contato apresentam suposições e opiniões do tipo “eu acho que…”. Enquanto ninguém apresentar nada melhor, fico com a orientação médica concreta!
Abraço
Ola pessoal, eu vi um video esses dias, em que o cara faz um processo de evaporação da urina, queria ouvir a opinião de vcs a respeito junto com o Toniolo, ele usou o processo de evaporação e usou alguns arbustos para extrair a agua e para aumentar a quantidade ele urinou em cima.
Eu talvez beberia apenas um gole para dar uma vantagem psicológica mas somente por esse motivo pois a urina tem um alto teor de sódio mais até que o suor por isso a desidratação aumentaria o que já está em um nível crítico
O tema realmente é polemico, existe a urinoterapia. Alguns atletas de alta performance bebem urina, dizendo ser uma fantástica fonte de nutrientes. Como é o caso de Lyoto Machida campeão de mma.
Os argumentos sobre o uso da urinoterpia não servem para o caso de sobrevivência. As pessoas que bebem em forma de terapia o fazem no conforto de seu lar, com água e comida em abundância, não há parâmetros para comparar se beber urina aumenta ou diminui o tempo de vida.
Gasparello: urina é estéril e limpa. Mas a urina não serve para substituir a água em condições de restrição de acesso a esta pois contém uréia, que é um metabólito final. Ingeri-la só fará aumentar a quantidade de ureia a ser processada pelos rins impactando-os e forçando o organismo a perder mais água ainda para elimina-la. Talvez uma ou duas ingestões, mais que isso é dar tiro no pé, na minha opinião. O exército dos EUA não recomenda beber urina em condições de sobrevivência
não se você se lembra do desastre do Haiti. Nele uma medica e outras pessoas ficaram soterradas varios dias e ela ordenou a seus companheiros que bebessem urina. depois de liberta do soterramento ela afirmou q so sobreviveu por causa disso e com as funçoes do seu corpo quase totalmente normais.Na urina fazemos descarte de muitos nutrientes consumidos em exceço.
alem da forma fsica ajuda no aspecto psicologico
Sobre o “primeiro jato”, é pela concentração de impurezas concentrada na urina.
Como todos sabem a urina é produzida nos rins, que por sua vez filtram o sangre.
Quando a pouco liquido no corpo , o sangue fica mais pesado, os rins perdem um pouco de potencia e a concentração de liquido filtrado sera menor, com mais teor de impurezas.
Portanto a cada “jato” mais impuro esta se tornando a urina.
Bem, particularmente eu sou contra esse método, não recomendo pra qualquer pessoa e acho que não usaria essa técnica. É apenas minha opinião pessoal, eu jamais experimentei isso na prática, mas vou ser bem categórico na minha colocação porque acho que há uma grande diferença entre o que funciona na teoria e o que é exequível que é comumente desconsiderada.
Em princípio a idéia de parece até lógica, porém beber urina é ao meu ver um despropósito. Pois, além de manter o nível de sais minerais em seu corpo (Que acredito ser pouco efetivo no caso, por tratar-se de uma fonte relativamente já exaurida mineralmente), a água tem como função básica eliminar toxinas nocivas ao organismo – Elevar o nível destas toxinas sem uma absorção mineral significativa, mesmo que uma única vez, vai de encontro ao propósito original de hidratar-se. Para mim esta técnica pode até ser efetiva uma vez, como um único tiro, mas repetir a dose vai, indubitavelmente, lhe causar maiores problemas e no pior dos casos até agravar suas condições. Ingerir urina, para mim, é paralelo à ideia de beber água salgada: Você não liga um nobreak na tomada do próprio nobreak esperando gerar energia, você sabe que precisa de uma fonte externa pra gerar energia… Da mesma forma a urina não fornece as condições necessárias para se hidratar, mesmo sendo a ferramenta correta, ela não é adequada pois não fornece o suprimento material necessário. É como ter o alicate mas não ter o arame pra entortar.
Além disso, beber urina certamente provocará desconforto psicológico, ferindo sua dignidade restante e agravando sua situação de desgaste emocional (Fora a possibilidade de contrair doenças, que podem sim, ser transmitidas pela urina).
Enfim, é apenas uma opinião própria. Mas acho que temos que ter claro em nossa mente o que é viável e o que não é. De nada serve uma teoria que não se traduz em algo aplicável na prática. A teoria é uma coisa, a efetividade real dos resultados é outra bem diferente.
Fiz essa pergunta a página do exército brasileiro (facebook). segue a resposta!
No Exército Brasileiro são ensinadas técnicas para obtenção de água e comida em situações de sobrevivência. Não incluem comer ou beber as próprias excreções.
É o que geralmente a gente lê por aí, mas sempre tem alguém a defender teses não comprovadas como a urinoterapia, entre outras esquisitices. Eu não beberia, não por nojo, mas por acreditar que isto aceleraria o processo de desidratação.
A título de curiosidade, quem possui o filtro Lifestraw, pode utilizá-lo para filtrar a urina.
Caro CR,
Taí uma boa pergunta… acredito que não, existem substância químicas além das patogênicas. Também não seria possível filtrar o sal, tal qual a água do mar. Mas é só um chute.
Abraço
Olá Gasparelo, sou militar do exército, não fiz curso de selva mas em várias instruções de sobrevivência nunca vi mencionarem essa hipótese, acho que é simples de resolver a questão. Nosso organismo é inteligente, se tá faltando água e há risco de desidratação, o próprio organismo se encarrega de retê-la, se mesmo nessa situação há a necessidade de urinar é porque esse material deve ser descartado para o bem do corpo. O organismo está lançando fora e eu quero reaproveitar? Muito estranho. Para pensar, o que devo fazer então, em situações extremas, com o produto evacuado pelo ventre?
Caro Ronaldo,
Compartilho de sua visão.
Atenciosamente,
Gasparello
Ola, aprecio muito o site, vc esta de parabens Gasparello.
Gostaria de contribuir um pouco com o assunto.
Sou médico e ha algum tempo servi o EB na amazônia (só um ano, mas aprendi muito).
O termo quimico (cientifico) pra concentração de soluto (sódio é o principal) é osmolaridade, e a plasmatica (do sangue) é em torno de 300.
A osmolaridade da urina é de 1200 ( de uma pessoa normo-hidratada)
E a da agua do mar é 2400.
Ambas aceleram a desidratação e são desaconselhadas. A urina seria viável em um paciente hiper-hidratado…com a urina extremamente diluida..o que næo seria o nosso caso, em situação de abstenção de agua. O Ronaldo esta coberto de razão.
Sobre o primeiro jato…na verdade ele é ainda pior que os demais, pois a urina esta armazenada na bexiga, e os sedimentos estão mais concentrados no “fundo” proximo da uretra (canal de saída).
Espero ter ajudado. Abraço a todos aventureiros!
Caro Wagner,
Agradeço muito a sua participação. Espero que isso possa ajudar aquelas pessoas que ainda têm dúvidas a respeito!
Abraço
Gasparello
Beber urina não faz tanto mal, mais você deve beber em ULTIMO CASO, tente achar rios e córregos que tenham água relativamente limpa e pronta pra usar hidrosteril ou clorin. Eu já passei por situações extremas, e tive que fazer isso, o gosto não é tão ruim… E consegui sobreviver por 3 dias só bebendo isso!
Abraços, André.
A urina humana, é composta principalmente água (96%, DE AGUA) e 4% de substancias diversas provenientes da alimentação e do metabolismo normal. Geralmente e uma solução de sais (cloreto de sódio e potássio) e uréia (ácido urico),sal, cálcio, magnésio, amônia, fosfato e sulfato.
beber sua urina não traz nenhum benefício conhecido para a saúde. O xixi é composto por pelo menos 96% de água. Os 4% restantes não são muito bons para você, tendo em vista que seu corpo está se livrando deles.
Ele transporta o excesso de eletrólitos, como sódio, cloreto e potássio. A urina também carrega traços pequenos do excesso de toxinas na forma de ácidos a partir de seu rim, mas você precisa beber muito para fazer estragos
TEORICAMENTE É SEGURO BEBER?
Baseamos na tese de que o ser humano se desidrata pelo: (suor,vomito,fezes,transpiração) É o único liquido que pode ser aproveitado daí é a urina, pelo menos em teoria já que eu estou me desidratando ao urinar se eu beber a minha urina estarei reaproveitando aqueles 96% de água que ela contém que eu estou jogando fora!
existem diversos Casos verídicos de pessoas que sobreviveram bebendo urina em casos extremos e sobreviveram e tambem existe diversos casos que beberam e si fuderam (ps: desculpem a expresão)
Afinal beber ou não?
Cada caso é um caso, mas de uma forma geral beber urina para sobreviver é ainda mais prejudicial, pois a desidratação a torna menos diluída e os eletrólitos e os ácidos estão presentes em maior concentração, fazendo uma má situação ficar ainda pior.
ASSUNTO POLÊMICO!
Não estamos incentivando a ninguém beber sua urina e uma situação de sobrevivência, até porque existem diversos meios de se obter água, mas……… em uma SITUAÇÃO DE SOBREVIVÊNCIA EXTREMA, se não existir nenhuma outra forma de se obter água e essa for a única solução para ter pelo menos UMA chance de sair vivo, BEBA!!!
PS: JA PASSEI POR UMA EXPERIENCIA REAL ONDE NAO TINHA NENHUMA FORMA DE OBTER AGUA, E EU BEBI MINHA PROPRIA URINA E TO VIVO PRA CONTAR A HISTORIA, MAS CADA CASO E UM CASO NÉ!
ABRAÇO A TODOS!
INSTRUTOR SANTANA