Undercover, um push dagger da United Cutlery

Fiquei muito contente por ter sido presenteado com um par de push daggers pelo José Luciano Gasparello Filho, aqui do Site Tocandira, e de forma alguma poderia deixar de escrever sobre estas pequenas peças de grande estimação minha.

Push dagger é um tipo de adaga em forma de “T” usada para ataque e defesa, comum entre os americanos e seu exército.

São feitas aos pares ou individuais, geralmente pequenas para o uso dissimulado. A empunhadura é bem diferente de uma faca comum, no push dagger, a lâmina se projeta perpendicularmente pelo centro do cabo, e esta fica posicionada entre o dedo médio e o anelar na parte frontal da mão fechada. Os golpes são deferidos através de pancadas com a ponta da lâmina da mesma maneira que um soco visando perfurar o oponente.

O desenho é exótico e apesar de aparentar ser uma faca moderna e sempre estar presente em filmes futuristas, tal como “O Vingador do Futuro” que vai estrear no Brasil em Agosto deste ano, em 1800 já era um tipo de lâmina bem popular entre homens e mulheres na cidade de Nova Orleans no estado de Louisiana. Nessa época eram tão comuns que faziam parte do vestuário do habitantes dessa região que os tinham como arma de defesa pessoal.

Também foi uma arma comum no século XIX na Europa, principalmente na Inglaterra e Alemanha, e posteriormente, na primeira e segunda guerra mundial.

O declínio de seu uso se deu principalmente com a criação de armas de fogo pequenas.

As peças que me foram presenteadas, são da United Cutlery que é uma marca que vem atuando 28 anos no mercado de lâminas. Se distinguiu de outras pelos projetos de produtos exclusivos e inovadores, que cobrem todas as categorias, desde produtos funcionais até os mais fantasiosos. Dentre eles a United Cutlery produz réplicas de facas de filmes para colecionadores, espadas para artes marciais, espadas decorativas, machados, facas de arremesso, facas esportivas, de sobrevivência, militares, de auto defesa, para camping, pesca e canivetes.

A Undercover é pequena, fabricada na China em aço inoxidável 420J2 e fornecida em pares, tem apenas 9,5 cm de comprimento por 4,8 cm de largura, possui corpo e cabo esqueletonizado para diminuição do peso, que é de apenas 96 gramas com bainha, e fio de corte duplo para maior penetração. A bainha é feita em Kydex, possui aberturas para fixação no cinto e tiras em elástico com velcro caso a opção seja portar no punho de forma velada.

Finalizando, gostaria de agradecer ao Gasparello pelo presente e pela gentileza, gostei muito e com certeza terei para sempre e com muito estimo esta peça em minha coleção.

Ivan Scarola é aventureiro, mateiro, colecionador de facas e canivetes táticos e também participa do Canal Acampamento Selvagem Brasil no Youtube.

Leia também:

  • Visite a seção de facas e canivetes;
  • Visite a seção de colunistas;
  • Inscreva-se no canal Tocandira do YouTube.
  • 2 comentários para “Undercover, um push dagger da United Cutlery

    1. João Alfredo Farias
      19 de novembro de 2012 at 12:05

      Ivan, sou um grande apreciador de cutelaria e vou em todos os eventos e exposições sobre o assunto aqui em São Paulo. Sou aficionado principalmente pelas cutelaria histórica e concordo com você sobre a dificuldade de encontrar-se push dagger, mesmo em lojas especializadas. Achei o seu par muito bacana e me interessei. Poderia me dar informações para aquisição de similares.

      Obrigado e um grande abraço

    2. Ivan Scarola
      19 de novembro de 2012 at 22:45

      João, essas peças me foram presenteadas pelo Gasparello, talvez ele possa te ajudar pois não conheço ninguém que comercialize esses push daggers aqui no Brasil. Na Mostra Internacional de Cutelaria eu cheguei a ver um mas não sei se estava a venda, acredito que nesses tipos eventos seja mais fácil encontrar. Grande abraço!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    WP-SpamFree by Pole Position Marketing