Qual carabina de pressão comprar? De 4.5mm, de 5.5mm ou de 6.0mm?

A escolha do calibre de uma carabina de pressão nem sempre é fácil (vulgarmente chamada de espingarda ou “espingardinha“). Este texto aborda cada calibre separadamente para você possa aprender como fazer a sua própria escolha. O que você ler aqui poderá ser aplicado para qualquer marca: CBC, Gamo, Rossi, Hatsan, entre tantas outras marcas. Espero que o texto seja simples e direto!
4.5mm

É meu calibre preferido, por ser menor, podemos ter horas a mais de diversão a custos bem mais acessíveis, é ótima para tiros de precisão e até mesmo para brincar com latinhas e afins. Estes tipos de projétis, costumam ter uma trajetória retilínea por mais tempo que os de 5.5mm, ou seja, em distâncias maiores, tendem menos a perder altura, porém sofrem mais a ação do vento em locais abertos. Esta questão da trajetória do projétil e da ação da gravidade, vou deixar para blogs e sites em que nerds em física possam dar mais detalhes, a minha intenção é passar as diferenças básicas entre os calibres. A questão da precisão do tiro depende de vários fatores: do peso e do tipo do chumbinho; da arma e, do mais importante, do atirador! Levando em conta que os tiros com mira aberta são geralmente entre 10 e 20m, isto não será um problema em nenhum dos calibres. Existem projéteis de várias marcas, formatos e pesos. Quanto mais pesado, geralmente mais estável. Existem alguns formatos adequados à caça, outros às competições. Com uma verificação visual rápida, já podemos perceber a qualidade dos chumbinhos, prefira sempre os que não costumam apresentar imperfeições, pois uma folga na câmara de carregamento, pode danificar sua arma e prejudicar na precisão. É o calibre permitido na maioria das competições.

5.5mm

O chodó das carabinas de pressão atuais. Quando não conhecemos o calibre, vamos pensando em sensacionais destruições, por se tratar de um 22. Não espere resultados sequer parecidos com armas de fogo, garanto que não dá emoção alguma, além do mais, um cartucho 22 também não é lá estas coisas no mundo das armas de fogo. Se o seu objetivo for a eliminação de pragas, como ratos, é a carabina ideal. Por possuir mais massa, este tipo de calibre obviamente causa um estrago maior que os projéteis de 4,5mm. De um modo geral, também é mais adequado para locais com muito vento, justamente por ser mais pesado. Porém, como vimos na descrição do calibre 4.5mm, podemos comprar projéteis mais pesados para dar mais estabilidade ao vento nos dois calibres, claro, com vantagem para o 5.5mm. Algumas armas, como as turcas Hatsan e as CBCs Nitro, possuem uma mola com uma força razoável, conseguem fazer um certo estrago em tábuas duras, até mesmo a CBC Montenegro F22 também consegue perfurar bem alguns pedaços de madeira. Mas depois de pouco tempo esta brincadeira enjôa e ficamos querendo novamente uma arma com chumbinhos mais baratos, para atirar mais por um custo menor. Sobre peso e imperfeições, valem as mesmas regras que os chumbinhos de 4.5mm. Este calibre geralmente não é permitido em competições oficiais, mas atualmente, existem competições de Field Target em que este calibre é muito utilizado.

6.0mm
Segue o mesmo raciocínio do calibre 5.5mm, porém com um pouco mais de massa. É um calibre exclusivamente produzido pela CBC para atender à legislação nacional quanto às carabinas de pressão.

Qual a melhor carabina de pressão?

A resposta só depende de você! Analise que tipo de diversão você pretende ter com sua carabina. Se espera grandes estragos com os calibres de 5.5mm ou até mesmo o de 6.0mm, irá se decepcionar rapidamente, pois não dá para comparar uma carabina de pressão com uma arma de fogo.

O calibre 4.5mm é mais barato, proporciona ótima diversão em latinhas e afins, e também é o calibre mais aceito em competições oficiais.
Já li excelentes comparações sobre calibres, marcas, formatos e peso de munição para carabinas de pressão. Para aprofundar-se, utilize sempre o Dr. Google!

O site Tocandira recomenda a compra de carabinas de pressão, acessórios e artigos de camping na Ventureshop. Para ver os modelos de carabinas disponíveis, acesse os links:

Leia também:

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

91 Responses to Qual carabina de pressão comprar? De 4.5mm, de 5.5mm ou de 6.0mm?

  1. Luiz on 18 de novembro de 2012 at 7:45 PM

    Olá amigo! Tenho uma hatsan ht 125 e tenho o problema de visada em alvos de competicao, pois, nao consigo ver o alvo, para poder centralizar o tiro e gostaria de saber, se existe alguma massa de mira com fibra optica fininha tipo o da gamo hunter 440 com tunel que possa ser instalada na hatsan ht 125 sem problemas. desde já agradeço!

  2. Ricardo on 24 de novembro de 2012 at 3:39 AM

    Amigo, com uma carabina de 5.5mm é possível quebrar ou trincar o vidro de um carro a uma distância de 50m? É possível perfurar a lata de um automóvel? Obrigado.

  3. macale on 26 de novembro de 2012 at 4:08 AM

    Boas comparações entre os calibres, e tambem é verdade, ninguem vai se decepcionar na hora de se divertir. Arma é arma, se usada para diversão não decepciona nunca…..deve-se sempre tomar cuidado ao manusear, recarregar, não ficar apontando para os outros e sempre ficar espertos com os caras que enchem a cara e fazem merda….. agora pro tal de Luis, troca o oculos amigão e senta chumbo nesse alvo.

  4. sebastião on 27 de novembro de 2012 at 10:16 AM

    Olá pessoal quero entrar nesse mundo de tiros esportivo. Gostaria que me passasse uma opinião…
    Não sei se compro uma carabina 5.5 ou uma pistola 5.5 . Qual é a mais indicada? Obrigado.

  5. Daniel on 29 de novembro de 2012 at 10:31 PM

    Da pra aumentar a potência de uma carabina ?

  6. willian on 6 de dezembro de 2012 at 3:27 AM

    ola pessoal na opinião de vcs qual dessas carabinas é a melhor para quem quer começar a praticar tiro esportivo?
    carabina pressao gamo shadow sport 4,5mm
    e
    carabina pressao nitro 1000 4,5mm oxidada?
    as 2 estão na faixa dos 1,000.mais pra vcs q ja utilizam qual é a melhor?

  7. Lucas on 26 de dezembro de 2012 at 9:22 PM

    Comprei uma CBC Montenegro B12-S Cal. 5,5 mm.
    A carabina é boa e confiável ?

  8. wanderson lopes fernandes on 8 de janeiro de 2013 at 6:59 PM

    olha gente eu tenho uma cbc 6.00mm , é muito forte, vcs não se arrependerão, faz um estrago considerável.

  9. claudio maia on 11 de janeiro de 2013 at 12:37 AM

    tenho uma cbc 5.5 e quero trocar por uma 6.0 nitro.Nao sei como funciona a manutencao e igual a de pressao?

  10. Jean on 11 de janeiro de 2013 at 1:45 AM

    Ola sou novato em armas de pressão,mas sempre admirei muito e quero comprar uma,quero uma com bastante precisão e uma força de impacto boa,você acha que eu devo comprar uma cbc 5,5 (nacional) ou uma cbc 4,5 (importada)
    obs:se possível responder rapido,já encontrei essas duas pertinho de casa e estou louco para comprar uma hehe

  11. edmar on 28 de janeiro de 2013 at 12:49 AM

    Tenho uma CBC 4.5 B 19 importada, é exelente, muito potente e a melhor em custo benefício, tô muito feliz com ela.

  12. Marcio Oliveira on 14 de fevereiro de 2013 at 11:51 PM

    Boa noite!
    Estou pensando em comprar uma Carabina De Pressão BEEMAN 1072 DUAL CALIBER – Cal 4,5 e 5,5mm, alguém sabe me dizer se é uma boa compra? Gostaria de saber as vantagens e desvantagens. Grato.

  13. Mauro Vinicius on 16 de fevereiro de 2013 at 9:53 PM

    Eu prefiro a 4,5

  14. moyses on 27 de fevereiro de 2013 at 8:36 PM

    Eu tenho uma carabina cbc monte negro f22 e uma otima carabina muito confiavel.

  15. Ronaldo on 2 de março de 2013 at 12:05 AM

    Conheço bem carabinas…tenho uma hatsan 150 …mola, levo minhas carabinas ao limite .A hatsan possui um desempenho muito bom, potencia precisão…mas como o colega afirmou acima, não existe luneta que ela não destrua, o mesmo ocorre com partes de sua estrutura que sofrem desgastes prematuros…gerando folgas e quebras no corpo da coronha…Não paga o investimento. ..claro se for praticante. A CBC 6.0 NITRO É calibre mais robusto com isto perde velocidade…uma cbc 5.5 f22 monte negro ainda esta no meu top..seu pistão vem com 800psi mas pode ser recalibrado até 1400 psi…suficiente para derrubar um boi no crânio. Resultado comparativos.

  16. Gustavo Nunes Muniz on 27 de março de 2013 at 9:55 PM

    Excelente Blog.
    A partir das suas informações comprei uma carabina que tem sido um ótimo passa tempo.
    Obrigado!

  17. maxluton on 31 de março de 2013 at 9:02 AM

    como se pode re calibrar uma gas ram de 800psi para 1400psi, conforme comentario do Ronaldo acima?
    E com troca do gas ram?

  18. Eduardo on 31 de março de 2013 at 10:14 PM

    gostaria de saber a mesma coisa que o amigo de cima , sobre almentar a potencia sou iniciante , esotu para comprar uma carabina , e gostaria como funciona este gas ram , como e a manutençao , nao tenho ideia nenhuma alguem pode me ajudar ??sei que com o tempo as de molas perdem potencia estou correto , gostaria de uma resposta completa se puderem me ajudar abraço

  19. francisco on 18 de abril de 2013 at 2:15 AM

    Estou querendo comprar uma arma de pressão….qual e a melhor a pistola ou a carabina? quantos metros consigo atingir o alvo com uma pistola?

  20. Willenaldo on 24 de abril de 2013 at 1:39 PM

    Boa tocandira ajudou bastante na escolha do calibre

  21. paulo on 16 de maio de 2013 at 3:29 PM

    Olá pessoal, a espingarda de pressão 5.5 calça cartucho .22?
    Obrigado!

  22. paulo on 16 de maio de 2013 at 3:42 PM

    Lendo Alguns comentários de cuidado com armas, lembro-me que no ano de 86, eu possui uma espingarda de pressão cal.4.5, uma espingarda muito velha a mola já tinha perdido mais de 50% de sua ação,vazava ar pelo retentor que era uma beleza, estava mascando chiclete em uma roda de amigos e tentei pregar um susto em um deles, coloquei uma bolinha da goma de mascar e apontei para o dedão do pé, feriu, até hj quando nós nos encontramos que eu puxo o assunto ele sorri, mas não acredita que tenha sido goma de mascar, aprendi ferindo o dedão de BOMFIM, espero que os leitores aprendam sem se ferirem ou ferirem um amigo, um abraço !

  23. Luiz Machado Neto on 20 de maio de 2013 at 10:03 PM

    Como se re calibra o gasam de 800lb para 1400lb?

  24. Alexandre on 28 de junho de 2013 at 2:09 AM

    Olá colega. Estou vendo uma carabina para comprar, estou em duvida entre duas 5.5 da cbc, não sei qual tem mais pressão ou mola melhor,poderia me ajudar. A duvida é entre a 5,5 mm Montenegro Standard F22 GII CBC ou Classic Plus B19-17 Calibre 5,5mm – Amadeirado com Oxidado Negro – CBC . Desde já meu muito obrigado.

  25. herikson on 8 de julho de 2013 at 12:02 AM

    para quem quer so se divertir qual quer carabina serve ,mas tem gente comprando carabina de pressão para usar como arma de fogo.pois bem quer fazer estragos existe no mercado brasileiro a pump cal.12 que e mais barata que certas carabinas de pressão ,so ir em uma loja especializada da entrada na papelada se filiar a um clube de tiro e mandar chumbo!!!

  26. Vinícius on 15 de julho de 2013 at 1:14 PM

    Eu tenho uma CBC Montenegro f22 quando comprei ela perfurava tabuas a ate 30 metros so que com o passar do tempo ela veio ficando meio fraca mas da pra dar tiros ainda com alta precisão será que troco de mola?

  27. Ricardo Ribeiro de Oliveira on 22 de julho de 2013 at 12:19 PM

    Bom dia. Bom minha pergunta é bem simples. Já tive duas Hatsans uma 135 e uma 155, ambas me quebraram as suas respectivas lunetas e acebei vendendo-as. Agora que estou procurando uma carabina em que eu possa instalar sem preocupação uma boa luneta para tiros de precisão em laranjas, abacates e jacas a longa distância 30 a 60 metros. Gostaria que essa fosse do calibre 5.5 mm devido ao maior impacto, contudo, não quero investir uma fortuna numa PCP! Acho que uma com Gas-Ram seria a ideal. Volto a ressaltar, essas duas carabinas que já tive tinham o recuo mto forte! Gostaria de algumas sugestões de marcas e modelos. Desde já Agradeço e PARABÉNS pelo Forum!!! Att, Ricardo.

  28. Roberto on 31 de julho de 2013 at 6:49 PM

    Olá! Comprei uma carabina Cbc Monte negro especial 5.5 acho que não fiz uma boa compra não pela carabina que por sinal é bem elogiada , mais sim pq minha intenção era praticar tiros mais precisos em maior distância, mais tudo bem.Agora gostaria de saber como funciona a manutenção e oque devo fazer como primeiro passo antes de sair praticando.

  29. lincon on 5 de agosto de 2013 at 9:45 PM

    4.5 ou 5.5
    POR QUE NAO OS DOIS
    pesquise carabinas DUAL CALIBER que comporta os dois
    e so trocar o cano para o tamanho do projetil desejado
    ( coisa de 2 parafusos)

  30. israel ferreira martins on 14 de agosto de 2013 at 11:45 PM

    olá amigo eu to querendo compra uma carabina de pressão crosman 1077 4.5, gostaria de saber se essa carabina e boa mesmo???

  31. carlos on 20 de agosto de 2013 at 10:12 PM

    eu não vi como calibrar pistão gás ram 800lb para 1400lb

  32. Carlos Jr on 26 de setembro de 2013 at 11:26 PM

    Ola gostaria de saber um pouco a respeito das carabinas de pressão Hatsan 95 e Hatsan 125.São armas boas?Será que a troca das guias de mola por cilindros do gas ram evita a quebra da luneta?

  33. Lucas prado on 21 de outubro de 2013 at 5:42 PM

    Boa tarde.

    Comprei uma Rossi Dione 5.5, e ouvi dizer que é ruim, pois a mola estraga rápido e o cano fica bambo com o uso, isso é verdade?

    Desde já obrigado.

  34. figueredo on 10 de novembro de 2013 at 6:02 PM

    amigo obrigado pelas suas instruções, gostaria que vc falace quanto tempo essa carabina pode permanecer aberta so no primeiro estagio?

  35. JUNIOR ROSSO on 27 de março de 2014 at 10:05 PM

    BOA NOITE, O CALIBRE 5,5 É PERMITIDO NO BRASIL SEM REGISTRO.

  36. Edvaldo Oliveira on 28 de março de 2014 at 9:48 PM

    todas são boa na minha opinião pois tenho os três modelo o que diferencia é potencia e preço agora o que vc tem que ver seria o quanto vai usar eu daria preferencia a fiora devido a manutenção como restauro algumas carabinas pode ser o modelo mais antigo da antiga urko que hoje é Fiora ainda consigo peças ja as cbc e rossi não mais tudo isso tem que ser pesado na compra.

  37. Joilson on 1 de abril de 2014 at 10:11 PM

    Tenho experiencia com arma de fogo, mas, com espingarda de chumbinho, não, so nesses parques de diversão, as vêzes. Gostaria de saber qual espingarda de chumbinho comprar. Penso em coisa mais barata, apenas para treinar na cabeça do morão em laranjas ou em abricos.
    Obrigado.

  38. Joilson on 1 de abril de 2014 at 10:14 PM

    Para se ter uma espingarda de chumbinho ou uma carabina, acho que é a mesma coisa, preciso ter registro ou se não tenho, posso ser importunado pelas autoridades?
    Obrigado.

  39. Germano on 25 de agosto de 2014 at 7:06 PM

    Olá. Gostaria de saber se alguém de vocês têm experiência com a marca de carabina de pressão KRAL mais especificamente o modelo AI 255S calibre 5,5mm. Essa carabina é boa? Não dá problema de funcionamento? E as peças de reposição são fáceis de encontrar? Estou pensando em adquirir uma mas estou com receio pois a marca é pouco conhecida no mercado. Quem tiver informação sobre o modelo me mande. Grato.

  40. Eduardo Gomes de Arruda on 29 de agosto de 2014 at 1:43 AM

    Olá, Gostaria da sua indicação para compra de chumbinhos 5,5mm para fins esportivos… sei que sua intenção não é fazer propaganda de marcas, porem, sua vasta experiencia me ajudaria a aprimorar nos treinos. Estou iniciando agora esta prática mas, tenho intensão de participar de competição.
    Gostei de seu comentário referente aos calibres mas na minha opinião ainda sim… 5,5 é um intermediário favorável.

  41. Gilberto Bot Junior on 28 de novembro de 2014 at 12:43 PM

    Gostaria de Saber qual a diferença entre os modelos das carabinas
    CBC F22 Standard 5,5 mm e a F22 GII 5,5

    Grato desde Já

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*