CBC Montenegro F22 – Standard e Super

Existem poucas opções de carabinas por ação de mola fabricadas no Brasil, mas se compararmos os preços com as importadas, os modelos de entrada da marca CBC devem ser levadas em consideração na hora da escolha, principalmente para a iniciação no esporte de tiro ou na diversão dos finais de semana.

As CBCs Montenegro F22 Standard ou Super são carabinas com molas muito fortes, em aço inox, cujo impacto dos chumbinhos de 5.5mm impressiona, tem bom acabamento, e a velocidade do projétil na boca do cano, segundo o fabricante, é de 230m/s. O peso do modelo Standard, com coronha de plástico, é de 2.7Kg, já a carabina com coronha em madeira possui um peso total de 3Kg.

É comum que adultos reclamem de seu peso para armar, já atirei com vários amigos que possuem a carabina, e depois de algum tempo se cansam devido ao peso para acionar a alavanca. Eu efetuei vários disparos e não cansei, talvez pelo hábito de bascular carabinas de pressão. O recuo e vibração deste modelo é tão forte, que influencia negativamente no resultado de um disparo de precisão, mas devemos lembrar que o foco desta carabina é a diversão, sem a pretensão de vencer campeonatos olímpicos. Atirei com várias Montenegro diferentes e, em algumas, foi possível até sentir uma torção na mola após o tiro. Um ponto a ser observado é o gatilho, um pouco duro e sem a possibilidade de ajustes, o que também influencia muito para quem almeja um resultado mais preciso.




Um dos pontos positivos, além do preço ligeiramente mais acessível que das carabinas importadas, são a alça e massa de mira com fibra ótica, e uma proteção na massa, para que esta não quebre a fibra ao esbarrar numa bolsa de acondicionamento ou na hora de tirar a arma do carro. A maioria das carabinas vendidas hoje em dia não conta com qualquer proteção da massa de mira. Apesar de possuir um bom aparelho de pontaria, as regulagens são feitas com o auxílio de uma chave de philips, mas isso não é nada que chegue a incomodar, já que o ajuste não precisa ser repetido com frequência, mas a maioria das marcas importadas têm a possibilidade de ajuste sem a utilização de ferramentas.

A Montenegro F22 traz uma trava de gatilho que é acionada a cada disparo, considero este um ponto importante em qualquer arma, ainda mais em uma destinada à diversão.

Se o seu objetivo é a iniciação no esporte de tiro ou almeja somente acertar em latas ou afins com um calibre de 5.5mm, é uma carabina muito popular, com bom acabamento tanto nos modelos de coronha de plástico quanto de madeira e certamente possui um ótimo custo benefício.

Tags: , ,

63 Responses to CBC Montenegro F22 – Standard e Super

  1. José Luciano Gasparello Filho on 23 de outubro de 2012 at 11:53 PM

    Valeu por prestigiar!

  2. Marcos Iglesias on 29 de novembro de 2012 at 6:58 PM

    Parabéns pelo blog!!!!!

    Um abraço;

    Marcos Iglesias

  3. cleiton Souza on 2 de dezembro de 2012 at 6:52 PM

    Gasparello, qual armas você indicaria para comprar e quanto custa com luneta?

    Carabina de Pressão PCP AT44 5.5MM Hatsan;

  4. Vinicius on 25 de janeiro de 2013 at 12:28 AM

    Gasparello,
    Venho acompanhando o seu site tocandira,aprendi muita coisa sobre carabinas,tiros esportivos, etc.
    Começei a me interessar pelas carabinas de pressão,então comprei uma CBC Montenegro F22 GII 4,5mm Standard,começei a praticar,treinando no fundo de casa.
    Porém começei a perceber que meus tiros não estavam indo bem onde a massa de tiro estava mirando,mesmo atirando apiado,gostaria de saber um modo bom para poder regular a carabina,e poder fazer bons agrupamentos( não medi os agrupamentos anteriores).
    Só mais uma duvida,na sua opinião, Qual é melhor: Uma arma com mira de fibra óptica na frente com proteção ou sem a proteção, porque.?
    (Estava pensando em tirar a proteção da minha.)
    OBS: Desculpa por qualquer coisa,sou novo no esporte, e a cada dia que passa estou aprendendo mais.
    Desde já muito obrigado e Parabéns pelo site.
    ATT Vinicius Meirelles

  5. Jaison on 2 de maio de 2013 at 12:29 AM

    Boa noite Gasparello…
    Eu tenho uma Carabina de Pressão CBC F22 Montenegro B19-14 5.5mm…
    E tenho vontade de colocar gás ram… O que vai mudar nela… A precisão do tiro vai melhora?
    Vai ter mais força?
    Obrigado…
    Abraço…

  6. ALDAIR on 25 de julho de 2013 at 2:02 PM

    qual a mola gás ram vc me indicaria p colocar em uma cbc F22 b12-S montenegro 5.5,abraços

  7. cesar silva on 13 de agosto de 2013 at 5:50 PM

    boa tarde amigos do tocandira eu tenho uma carabina cbc montenegro starder 5.5 e tenho uma luneta 3 7×20 e to com dificuldade de estalar ela pois não consigo regular ela para atirar com precisão.
    o que devo fazer?

  8. WANDERLITO OLIVEIRADA SILVA on 22 de outubro de 2013 at 10:29 PM

    Gasparello, boa noite. comprei uma cbc b19. To querendo levar ela pro sítio. Mas, vou de moto. To querendo levar ela com o cano dobrado dentro da mochila, será que tem algum risco de danificar a carabina?
    Desde já obrigado!

  9. Marco on 18 de novembro de 2013 at 4:33 PM

    Gasparello,
    Parabéns pelo blog. Realmente muito bom, muitos posts interessantes. Gosto muito das carabinas da CBC e tenho uma Nitro X 1000 5.5, mas gostaria de comprar uma menos potente e de 4.5 mm. Dentre os atributos das carabinas da CBC, gosto muito da mira de fibra óptica e principalmente do sistema de trava automática, o que me leva a poucas opções. Qual a sua opinião em relação a uma opção “menos potente” mas com essas características? A Montenegro F18, Montenegro Special ou a Nitro Advanced? Teria alguma outra marca com opção de trava automática e mira em fibra óptica?
    Um grande abraço e mais uma vez parabéns pelo blog.

  10. Michel Vilalva on 3 de dezembro de 2013 at 10:12 PM

    Vc saberia me falar mais da B12-S F22 ou F18? Aceitam customização, molas mais fortes ou gas ram?

    Abraço!

  11. Misael nunes on 13 de dezembro de 2013 at 10:42 PM

    Gasparelo, a cbc b19 4,5 aceita a mola da g2 sem perder potência?

  12. leandro on 16 de dezembro de 2013 at 12:50 AM

    qual gas ram colocar na montenegro especial? O de 60kg?

  13. Richardson Lavôr de Lima on 16 de janeiro de 2014 at 3:16 PM

    A montenegro standard tem uma mola super forte e um impacto na mola um pouco pesada, quem começa a atirar com ela, se pegar em outra carabina vai ver a tamanha diferença, contudo, é uma ótima carabina,
    sem esquecer de parabenizar este site. PARABÉNS…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*