Alerta – Carabinas de pressão de alta potência

Este texto não pretende se posicionar contra ou a favor do estatuto to desarmamento. O objetivo é apenas fazer uma análise se a fabricação de carabinas de pressão cada vez mais fortes podem, um dia, influenciar em sua proibição.

Apesar de preferir o calibre 4.5mm para armas de pressão por conta do baixo custo para a prática do esporte de tiro ao alvo, gosto de algumas carabinas que atiram projéteis de 5.5mm. Também gosto de armas de fogo. Mas temo que nossa diversão com carabinas de pressão, em breve, se torne tão difícil quanto a prática de tiro com armas de fogo.
O mercado de armas de pressão, em minha opinião, tem tomado um rumo perigoso com armas cada vez mais potentes e calibres maiores (como o exemplo da CBC Nitro-Six). Armas para atirar chumbinhos sempre foram perigosas e todo cuidado com a segurança pessoal e alheia é importante antes de atirar, principalmente com essas armas de maior pressão que permitem que os projéteis atinjam velocidades acima dos 300m/s. Nesses casos, a chance de acidentes fatais acontecerem aumenta, principalmente com os calibre de 5.5mm e de 6.0mm. Armas de pressão não são brinquedos para se entregar nas mãos de crianças. Quem acompanha os canais de tiro esportivo no YouTube já deve ter visto vídeos onde a segurança não é levada em conta. O esporte de tiro ao alvo é saudável, mas pessoas jovens precisam ser acompanhadas por adultos!
Lembro que, falando sobre armas de pressão, potência não é sinônimo de precisão. Armas com molas muito fortes, tanto as pneumáticas quanto as tradicionais, geralmente são destruidoras de lunetas, o que limita a diversão em tiros mais longos.
Antes de optar por uma arma dessas, esteja ciente dos riscos e de que tipo de diversão você está procurando. Não seja você responsável por notícias de acidentes com armas de pressão, o que poderia influenciar a opinião pública e alguns políticos que acham que o tiro é um esporte violento. Não deixe de ler o artigo: Segurança na Prática de Tiro com Armas de Pressão.

Clique na imagem para conhecer os vídeos Tocandira!

Leia também:

Tags: , , , , , , , , , ,

29 Responses to Alerta – Carabinas de pressão de alta potência

  1. alexandre on 3 de maio de 2012 at 5:22 PM

    Parabéns Gasparello… esse alerta foi mais um bom artigo seu!!!

    O que está errado é que muita gente encara como brinquedo as carabinas de pressão e como armas de verdade somente as de fogo, e isso está muito errado!!! Todas são de verdade!!!!

    Apoio a prática do tiro esportivo inclusive por crianças(desde que com supervisão e muita atenção de um adulto) pois ensina respeito e cordialidade ao próximo, controle emocional, respiração, concentração e aprimoramento da coordenação motora fina.

    Tb prefiro carabinas 4,5mm mas a prática do plinking (diversão) com 5,5mm tb nos traz muita descontração…

    Muita gente procura carabinas potentes achando que a potência vai agregar precisão… podemos conseguir alguns feitos muito bons com armas potentes, porém não podemos esquecer de que as carabinas olímpicas, que são as mais precisas existentes, são todas de baixa potência e somente calibre 4,5mm, possuindo VO abaixo dos 200m/s…

    É claro que tudo depende da finalidade que vc vai direcionar a carabina, se quer agrupar 10 tiros em um único furo a 23m, como na prática do Bench Rest, ou simplesmente acertar o talo de um abacate a 40m ou o fundo de uma latinha a 70m e vê-la pular…

    A diversão é sempre garantida desde que se obedeça os princípios das regras de segurança…

    Abraço a todos!

    Alexandre

  2. gasparello on 3 de maio de 2012 at 5:28 PM

    Obrigado por mais essa contribuição!

  3. Leonardo Cipriani on 11 de maio de 2012 at 8:21 PM

    Tenho uma nitro 800, ela é muito forte e precisa não recomendo para quem não tenha perícia básica e um pouco de força para engatilhar rsrsrs
    Na minha opinião, as nitro SIX são ruins pois o único fabricante de chumbos 6mm é CBC, então vc só vai ter uma opção de marca e estes projéteis são muito caros e de baixa qualidade!

  4. marcos on 15 de maio de 2012 at 12:53 AM

    ola adorosua dicas queria saber qual melhor luneta para minha carabina f18 estandarte cbc montinegro …brigado

  5. gasparello on 15 de maio de 2012 at 1:43 PM

    Eu não sou muito bom para dar dicas de luneta, uma vez que só conheço os dois modelos que uso, uma chinesa sem marca, e outra Tasco. Estou satisfeito com os dois modelos que tenho.

    Abraço

  6. frederico da silva hermenegildo on 16 de maio de 2012 at 6:50 AM

    O nome ARMA não é mais brinquedo. Concordo com o Alexandre, tudo bem dosado e acompanhado com seriedade é saudável.Boa observação.

  7. Fry on 22 de junho de 2012 at 9:59 AM

    Acho que limitar os fabricantes em questão a calibre e velocidade é uma tremenda falta de consideração com o restante dos “praticantes de tiro esportivo” que na verdade a grande maioria são garotos que passam o dia todo atirando em alvos de papel no quintal de casa, só aqui no Brasil e em outros poucos países miseráveis do mundo, que temos esse tipo de restrição e preconceito contra armas, seja de pressão ou de fogo, uma pedrada de estilingue no meio da fuça pode ser tão fatal quando um tiro de uma carabina de pressão, o problema não são as armas e sim a conduta cada vez mais irresponsável das pessoas em expor suas opiniões sobre os assuntos e também sobre o mal manuseio do armamento de pressão.

    Mesmo nitro Six tendo força em Joules média de 45 J e velocidade próxima a 260 m/s não chega nem perto ainda de um projétil de calibre 22 magnum da CBC que atinge quase o dobro em forja J e mais que o dobro em velocidade m/s.

    Então na minha opinião não existe nada perigoso nisso o que existe é o mal uso de uma minoria de pessoas que fazem atrocidades no transito com carros, motos, e como não poderia deixar de ser, com carabinas de pressão também, então acho que não é por ai querendo limitar e proibir uma indústria de avançar no ramo, se fosse assim poderíamos também proibir as fabricantes e importadoras de fabricar e importar carros de alta velocidade, correto ? NÃO!

    Fora do Brasil existem carabinas no calibre 5.5 pcps que atingem marcas de mais de 320 m/s aqui nem são vendidas devido aos preços absurdos mas isso não quer dizer que elas causem problemas pelos seus utilizadores, cada um tem que escolher sua carabina de acordo com suas necessidades e usos, alguns pra brincar e outros para ter como uma arma até de defesa ou de sobrevivência, então se alguém acha que não podemos ter uma carabina de pressão 6mm quanto menos uma arma de fogo ?

    É complicado em….

  8. Alex on 2 de setembro de 2012 at 2:12 AM

    E mais um acidente, este fatal, com carabina de pressão:
    Morte de criança por tiro acidental mostra perigo de ter armas em casa
    Menino de 9 anos foi ferido pelo amigo e vizinho, de 12, e não resistiu ao disparo
    A morte, na noite da última quarta-feira, de uma criança de nove anos, vítima de um disparo acidental provocado por outra criança de 12 anos, denunciou mais uma vez o risco da existência de armas dentro de casa. Os meninos, vizinhos e amigos, brincavam com uma espingarda de pressão que disparou por volta das 15h30 de segunda-feira na localidade de Morro da Figueira, em Rolante, no Vale do Paranhana. O tiro atingiu a testa, causando, de forma imediata, lesão grave.

    O autor, de 12, teria, segundo o delegado Rosalino Constante Seara, efetuado o disparo por uma janela atingindo o amigo que estava na rua. A vítima foi socorrida ao hospital local e posteriormente transferida ao Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, onde dias depois não resistiu e morreu.

    Conforme apurou o delegado, a espingarda, de chumbo 5, era de última geração e havia sido adquirida em junho deste ano. “É de uma pressão muito grande, por isso houve penetração”, salienta Rosalino, que após a morte conduz o caso como homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

    O atirador não foi ouvido devido ao estado de choque e o seu pai deve ser reinquerido pela Polícia Civil nos próximos dias. “Acho que ter armas em casa é um direito do cidadão, mas é essencial ter cuidado para não deixar em local exposto. Neste caso, estava em uma dispensa”, frisa.

    Fonte: http://www.diariodecanoas.com.br/policia/410406/morte-de-crianca-por-tiro-acidental-mostra-perigo-de-ter-armas-em-casa.html

  9. José Luciano Gasparello Filho on 2 de setembro de 2012 at 1:47 PM

    Alex,

    Obrigado por trazer a notícia. Muita gente acha que estas carabinas são brinquedo, e não são!

    Abraço

  10. jonas on 6 de dezembro de 2012 at 5:27 PM

    aicdentes aleatorios acontecem ate com uma faca de cortar pão, como disse o amigo apouco mais acima carros matam, facas matam, ate um estilingue pode matar, é desproposito governamental querer que a população fique a merce da violencia esperando por uma força policial insuficiente em relação ao tamanho da demanda populacional, isso vale para armas de fogo que ja deveria ser direito do cidadao que dirar para armas de pressao, limitar calibres é ridiculo, ate porque apezar do estatuto do desarmamento , ainda é perfeitamente possivel comprar armas de fogo legalmente em calibres muito maiores, se tiver cr entao, ate de uso restrito, e olha que conseguir uma cr é bem facil, no final quem sai prejudicado novamente é o cidadao , que na maioria das vezes tem a referida arma apenas para o lazer, entao porque não, termos direito pelo menos a armas de pressao com calibres e potencias consideraveis como as sumatras cal 44 e 50.

  11. José Luciano Gasparello Filho on 7 de dezembro de 2012 at 2:11 PM

    Caro Jonas,

    A minha maior preocupação é entregar carabinas potentes nas mãos de crianças. Muitas, infelizmente, são inconsequentes.

    Gasparello

  12. Arlindo on 22 de dezembro de 2012 at 2:09 PM

    Realmente depois da lei do desarmamento, a bandigem tornou-se ainda forte como policiais corruptos. Na verdade a sociedade brasileira nas grnades cidades, está a mercê de bandidos. Porquer não temos mais direito a defesa.E sim só com nossas unhas, porenquanto hém.Enquanto deputados estaduais e federais e senadores; teem porte de arma sem qualquer restrição. Isso é para nos idiotas que colocam eles no poder, Bem feprotestamos ito para nós brasileiros burros, que não protestamos contra as decisões desses bandidos que colocamos na camara federal e senado. Infelizmente somos a população mais acomodada do mundo e, porisso que eles fazem o que bem querem e, nós só ficamos de braços olhando.Porquer sabem que ningem sai para protestar, então estar ai o resultado da nossa idiotisse.

  13. mario on 8 de janeiro de 2013 at 2:05 AM

    tudo bem é verdade..q nenhuma arma é brinquedo;mas peguem uma caixinha de muniçao 22 defogo e vejam a energia..nem da p comparar com pressao 5.5…

  14. Gasparello on 26 de janeiro de 2013 at 2:19 PM

    Caro Mario,

    Independente da energia de um projétil 22 de arma de fogo e de um chumbinho a questão é muito simples, pelo menos do meu ponto de vista. Você acha que não aconteceria nada com você se levasse um tiro de chumbinho na cabeça, coração, pulmão?

    Sou atirador esportivo, torço para que as armas de pressão continuem sendo vendidas sem burocracia. Meu receio é que os acidentes aumentem com a indústria focando sua produção em carabinas com uma pressão exagerada, o que venha a chamar a atenção de algum político que resolva aparecer e proibir até mesmo as armas de pressão. Só isso.

    Sou a favor da venda de armas, inclusive de fogo, mas do jeito que as coisas andam, daqui a pouco proíbem armas de pressão e até mesmo a pesca esportiva.

  15. Tales on 27 de janeiro de 2013 at 6:06 PM

    É para tomar muito cuido, parece inofensivo, mas faz estragos, o cara infelizmente perdeu um olho no final de 2012:
    http://arcobrasil.forumeiros.com/t7136-acidente-horrivel-com-amigo-atirador-dia-02-12-12

  16. nenen on 10 de fevereiro de 2013 at 5:39 PM

    Acho que todo cidadão deve ter o direito de defender sua casa.Por tanto, acho que não é certo nos privar o direito de ter uma arma, seja de pressão ou de fogo.É claro que também temos que ter nossos cuidados e responssabilidades, como qualquer outro bem que venhamos adiquirir.

  17. Felix Marques Miranda on 13 de fevereiro de 2013 at 3:27 PM

    Eu confesso que sou a favor da proibição de armas de fogo, votei contra elas na época. hoje já acho que falta mesmo é segurança em nosso país. Sei vai parecer meio contraditório mais eu também gosto de arma, mas só as de cano longo como espingardas rifles etc. Devido eu não ter CR não tenho arma de fogo, recentemente comprei uma carabina de pressão “TITAN 5.5 Norica” como pouco conhecia de espingardas de pressão acabei por comprar a carabina errada pois eu precisava de uma bem mais potente. Depois eu vir que existe carabinas 4.5 que fazem 305m/s como cbc nitro 1000 f18, penso que a velocidade é mais importante do o tamanho do projétil sem falar de preço que a 5.5 com essa mesma velocidade pode custar o dobro da 4.5, então o custo benefício da 4.5 deve ser bem melhor. Então me ajude a decidir. Uma 4.5 de 300m/s ou uma 5.5 de mesma velocidade com o preço lá em cima? Abraço obrigado….!

  18. Paulo Bruno on 26 de março de 2013 at 6:17 PM

    eu tenho uma carabina de pressão CBC nitro six 6.o mm.
    ela é muito potente,e muito perigosa, pois seu projétil faz um estrago maior que uma bala calibre 22.
    com ela eu atiro em alvos 200 mt de distancia sem nenhuma dificuldade, e o projétil nao vareia por causa da sua alta potencia.

  19. rodolfo on 13 de maio de 2013 at 2:10 PM

    amigo sabe me dizer se o cano da 4.5 nitrox1000 encaixa na 5.5 nitro x800,é q quero transformar minha carabina em uma 4.5 trocando apenas o cano agradeceria muito uma breve resposta pois a loja vai fazer o pedido hoje a tarde

  20. FOX on 11 de julho de 2013 at 1:37 AM

    Caros amigos:

    alguém conhece e pode recomendar um local para a prática de tiro (carabina de pressão 5.5 mm) nas proximidades de São Paulo (chácara, sítio ou descampado em Itapecerica da Serra, Embu Guaçu, Embu das Artes, etc)?
    Grande abraço

  21. Jhonatan Henrique on 28 de setembro de 2013 at 1:31 PM

    Bom dia a todos os amigos de tiro,
    Realmente as armas de pressão atualmente estão cada vez mais fortes,
    O texto ainda fala de armas com ação por mola como a nitro six,
    Possuo uma sumatra 2500 com 500 cc calibre .22 posso dizer que é uma paulada com muita precisão,
    Cerca de 85 joules Isso ai 85 JOULES E isso ainda é o calibre permitido pois se pegarmos a dragon claw com calibre .50 Essa sim tem uma força monstruosa, Até mesmo a sumatra com seu 85 joules é capaz de matar a uma distacia de 30 35 metros pois sao necessarios 45 a 50 joules para atravessar a moleira humana,
    Sao armas excelentes mais temos que tomar cuidado Isso ja nao é brinquedo de crança a muito tempo,
    Bons tiros a todos, abraço!

  22. joice rosa da silva on 8 de outubro de 2013 at 12:12 AM

    olha gostaria de saber se eu posso responder por algo do tipo se eu colocar um video do meu filho de 8 anos no facebook brincando de tiro ao alvo claro que com responsável junto… tenho uma rochester 5.5 agradeço sua atenção

  23. dr. Paulo on 17 de outubro de 2013 at 3:41 AM

    Armas, seja de pressão ou fogo, não são auto-comprantes, qualquer tipo de proibição à compra por pessoas que não têm sequer um registro de agressão ou passagem por motivo algum ligado à violencia a terceiros ou familiar é anti democrático. Enquanto o diálogo se posiciona questionando o direito a comprar uma arma tipo a cbc nitrosix 6mm , que realmente é forte,pq tem um gasram de 88kg sendo a mais forte arma de pressão do Brasil é o que tem disponivel no mercado nacional por 1780,00 reais, os ladrões compram por 100,00 reais um 38 cabrito, raspado. parem de serem hipocritas, que todo chefe de familia tenha direito a comprar qualquer arma de fogo ou nao para ter dentro de casa e que matar alguem que invade sua residencia seja direito e nao crime, afinal invasao é crime, ninguém invade casas pulando muro para levar flores. Além de tudo isso, duvido que uma crinça consiga armar uma nitro six, 27kg para armar. Morreria alguns ladrões pé de chinelo , mas em pouco tempo a maioria dos ladrões jamais invadiriam residências. Tudo é uma questão de cultura e exemplos.

  24. wesley on 11 de novembro de 2013 at 12:25 AM

    Tenho uma nitro six e relmente é muito potente. É preciso muita segurança em questão de crianças próximas e o lugar de guarda-las! Não é uma arma de brinquedo. Um disparo em qualquer parte do corpo ela penetra como uma arma de fogo. É necessário muita cautela, pois se um disparo acidental atingir alguma região como o tórax ou a cabeça será totalmente fatal!

  25. Adalberto Aranha on 1 de março de 2014 at 5:29 PM

    Em primeiro, lembrem-se que para comprar uma arma de pressão é necessário ter no mínimo 18 anos, se crianças se matam, trata-se de negligência dos pais. è ilegal entregar uma arma de pressão a menores, meu filho te 39 anos e não me lembro de que ele tenha se ferido ou machucado e na minha casa sempre teve armas de fogo, hoje , devido à burocracia, só tenho armas de pressão, e em 70 anos também não feri ninguém!!!

  26. Fraga on 19 de março de 2014 at 11:24 PM

    Boa noite a todos.

    Sou leitor do Blog há algum tempo, porém, não sou um membro.

    Gasparello, suas colocações, assim como dos demais participantes, são de bom alvitre.

    Concordo com algumas e, como é natural, discordo de outras. Solicito, então, licença para expressar a minha.

    ARMAS, sejam de fogo, de ar comprimido, de ação contundente ou outras, são, como o próprio nome diz, ARMAS, ou seja, dispositivos desenvolvidos para impingir uma lesão ou, destruir um alvo, seja para defesa ou ataque.

    Brinquedos não matam.

    Qualquer pessoa RESPONSÁVEL, no meu entender, a despeito das opiniões e Legislação, deveria ter o direito de possuir e utilizar sua ARMA.

    O que temos no Brasil, ao meu ver é hipocrisia e, jogada política.

    O Brasil é um dos maiores fabricantes de ARMAS DE FOGO LEVES do mundo, se não estou equivocado, é o 5.º.

    Exporta-se, a partir daqui, pelos fabricantes nacionais, até para o maior consumidor, no que se refere ao uso civil, os Estados Unidos da América.

    Ao meu ver, a política interna brasileira, sobre este tema, não passa de manobra para desarmar o cidadão de bem, pois, o que passa nas cabeças daqueles, que, infelizmente, elegemos, é o medo de uma revolta popular armada.

    Quanto a nós, cidadãos comuns, admiradores do tiro esportivo e recreativo, ficamos restritos a uns poucos exemplares de artefatos de qualidade duvidosa.

    Acredito, que a indústria armeira nacional deva evoluir e, se voltar ao mercado interno, pois, deveríamos ter direito a isto.

    Por outro lado, quem utiliza uma ARMA de qualquer natureza, em primeiro lugar, tem que ter responsabilidade.

    Uma criança não deveria e, nem pode, ser apresentada a uma ARMA sem a supervisão constante de uma pessoa qualificada, treinada e habituada com o armamento.

    Cada dispositivo, cada modelo, cada detalhe do tiro tem suas particularidades, como todo atirador de bom senso sabe.

    Aquele pai, que deixa uma ARMA disponível ao fácil acesso de uma criança, obviamente, não é um atirador, mas um criminoso.

    Se educada, se apresentada com os devidos e seguros ensinamentos, se bem orientada, a criança não terá a curiosidade aguçada, a ponto de “pegar escondida” a ARMA do pai. Ela saberá, que aquele artefato é perigoso.

    Lembrem-se, que crianças, por natureza, de que idade as forem, são curiosas, são atentas e, fantasiam aquilo que lhes é apresentado.

    Nós, adultos, somos fascinados por ARMAS, quem dirá, uma criança de 08, 10 ou 12 anos.

    Tenho 45 anos e, compartilho a opinião do amigo Adalberto Aranha.

    Meu pai foi Militar, Ex-Combatente da FEB no teatro de operações da Itália de 1.944 a 1.945, quando as Forças Aliadas começaram a se retirar e, posteriormente, duas vezes integrado ao Batalhão de Suez em 1.957 e 1.959.

    Sempre tivemos ARMAS DE FOGO em casa e, jamais um disparo foi efetivado de forma acidental.

    Ele, meu pai, sempre orientou, de forma responsável, a mim e a meus irmãos, no manuseio, armazenamento e transporte dos artefatos.

    Se olharmos com os olhos do bom senso para todas as estatísticas, verificaremos, que o maior número de ferimentos e mortes, entre o público civil, está em:

    1.º LUGAR – Acidentes automobilísticos, causados pela imprudência e consumo de álcool;

    2.º LUGAR – Doenças diversas, principalmente em idades mais avançadas;

    3.º LUGAR – PASMEM – Acidentes DOMÉSTICOS;

    Acidentes com ARMAS, sejam de fogo ou chumbinho, não está, sequer, em 10.º LUGAR. Pesquisem.

    Portanto, para não me alongar mais, deixo, apenas, um conselho: TENHAMOS REPONSABILIDADE, seja dirigindo um automóvel, seja, tomando um banho, seja manuseando uma ARMA.

    Seu carro pode virar ARMA; sua vassoura pode virar ARMA; seu sabonete, idem.

    Forte abraço a todos e, continuem com o Blog. É utilidade pública e, uma excelente fonte de conhecimento.

  27. Eduardo on 4 de abril de 2014 at 7:50 PM

    Bom ver que as pessoas façam comentários de maneira séria, acabam não só por tirar dúvidas mas tambem contribuem para os leigos atentem a detalhes importantes, é certo mesmo que uma arma de pressão pode machucar, mas como bem citaram acima, há de se ter responsabilidade em tudo, como a direção de um auto, representa um perigo muito maior, pode matar várias pessoas de uma única vez, depois quando alguem está decidido em fazer um mal a outro, o faz com o objeto ou arma que tiver em seu alcance, já vimos atrocidades com faca, veneno, etc., diante disso os comentários acima julgo como sendo importantes. Eduardo (Ferraz de Vasconcelos-SP)

  28. carloa on 28 de junho de 2014 at 3:11 AM

    Verdade, muito cuidado e resonsabilidade ao manusear…tenho uma Hatsan 150 torpedo 5.5 305 mts por segundo que é bem mais potente que as CBS… se é capaz de matar um porco do mato… tambem um ser humano.

  29. Júlio César da Silva Freitas Queiróz on 7 de outubro de 2014 at 11:15 PM

    Gostaría de saber,qual GAS RAM e compatível com a ROSSI SAG AR2000jet?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*