Papel 10m – Tiro Esportivo com Arma de Ar Comprimido

É gratificante ver que, a cada dia, o tiro esportivo com armas de ar comprimido ganha mais espaço nos stands dos clubes de tiro. Digo gratificante porque isso é um dos objetivos que temos no Clube de Tiro e Caça do Cerrado (ctccto.blogspot.com) e que, graças à abertura dada pela diretoria do clube, juntamente com a receptividade da sociedade, temos conseguido aumentar o número de competidores em todas as modalidades de tiro de ar comprimido.

O aumento de competidores serve para trazer as pessoas para dentro dos clubes de tiro e apresentar a elas um esporte saudável e prazeroso para toda a família.

Como são armas de uso permitido com venda permitida para maiores de 18 anos, sem as infindáveis exigências legais inerentes às armas de fogo, é fácil o acesso ao equipamento necessário à prática do esporte. Obviamente, ainda sim, são armas e precisamos nos cercar dos cuidados necessários a fim de evitarmos acidentes, portanto, o uso de óculos de proteção é uma peça obrigatória na tralha do atirador. Regras como não apontar armas, ainda que sem munição, para pessoas, animais ou qualquer outro ponto que não esteja na “linha de tiro”, não colocar o dedo no gatilho a não ser que realmente pretenda fazer um disparo, além de evitar acidentes, conscientiza que o esporte de tiro esportivo merece atenção por parte daqueles que o praticam, por isso devem fazê-lo com responsabilidade.

Mas, tiro esportivo com arma de ar comprimido é o mesmo que fazíamos antigamente em parques de diversão e quermesses? A resposta é: NÃO!

PAPEL 10m

A modalidade de entrada no tiro esportivo com arma de ar comprimido, via de regra, é o tiro de precisão em alvo de papel a 10m de distância da linha de tiro. Popularmente chamado pelos desportistas como: Papel 10m.

Porque seria a modalidade de entrada? Destaco três motivos:

01) É prova que menos exige do equipamento, vejamos:

Pelas regras da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo – CBTE:

Podem ser utilizadas: carabinas de ar comprimido por ação de mola ou gás-ram, calibre 4.5mm, com cano basculante e conjunto de mira aberta onde a alça de mira deve ficar obrigatoriamente à frente da posição do gatilho.

Armas olímpicas, com cano fixo, PCPs, miras ópticas (red dots e lunetas) ou qualquer acessório que facilite o tiro são proibidos.

02) OS ALVOS SÃO BARATOS.

Os alvo padrão é o mesmo utilizado na competição de tiro de pistola de ar da ISSF. O custo de produção destes alvos é muito baixo quando feito em quantidade pelo clube de tiro. Ainda sim fica em conta a impressão em papel comum, embora não seja o ideal. A utilização de papel A4 ou com baixa gramatura pode fazer com que os projéteis rasguem o papel, dificultando a aferição da pontuação. Neste caso, recomendo que os alvos sejam apostos em papelão.

Outro ponto importante fica por conta da MUNIÇÃO. É indicado o uso de munição do tipo MATCH (cabeça chata), vez que este tipo de projétil marca com eficiência e precisão o ponto de impacto no alvo.

Você mesmo pode imprimir o alvo em sua casa e treinar! Mas lembre-se das medidas de segurança para proteger você e seus vizinhos.

03) NÃO HÁ NECESSIDADE DE ESTRUTURA ESPECÍFICA NO LOCAL DA PROVA.

O clube de tiro ou o organizador do evento não terá problemas em executar uma prova de Papel 10m, se ele tiver apenas onde fixar os alvos com segurança.

É ISSO…

Este é o “Papel 10m”, que mesmo sendo a mais “simples” entre as modalidades de tiro com armas de ar comprimido, é que te dará base para todas as demais. Com o treino em alvo de papel você aprenderá a respirar corretamente, ter uma empunhadura correta da arma, alinhamento de alça e massa de mira, follow through (acompanhar o tiro) e controlar a pressão no gatilho. Tudo isto será importante para o Field Target, Silhuetas Metálicas e Bench Rest, mas isso é assunto para outros artigos.

Pratique tiro esportivo, leve sua família, conheça outros atiradores, armas diferentes, as técnicas, “manias” e superstições de cada um, além de descontrair sempre é bom fazer novas amizades.

Bons tiros.

Raimundo Falcão Coelho Neto

Competidor – CTCC/TO

Regulamento CBTE – Carabina de ar 10m:

http://www.cbte.org.br/tecnico/regulamento/2012/regulamento_prova_carabina_mira_aberta_ar_2012.doc

14 comentários para “Papel 10m – Tiro Esportivo com Arma de Ar Comprimido

  1. alceir albuquerque
    2 de setembro de 2012 at 21:14

    Muito instrutivo, parabéns.

  2. 3 de setembro de 2012 at 17:32

    Obrigado, Alceir.

  3. Carlos Alberto
    20 de novembro de 2012 at 23:31

    Muito animador… estamos formando aqui uma confraria de tiro esportivo, não precisamos nem comentar que trata-se exclusivamente de pais de famílias e pessoas responsáveis. Claro! onde primamos pela Segurança em primeiro lugar. Escolhi antes de ler este brilhante artigo uma Beeman 1074 que já vem aclopada sua própria luneta e… para esta competição de 10m é equipamento proibido. Minha carabina não vem com alça de mira… e estou acostumado com luneta… é uma pena!!

  4. Tácito
    22 de novembro de 2012 at 00:08

    Parabéns pelo conteúdo!

  5. tiago
    21 de março de 2013 at 12:52

    Parabéns pelo conteúdo. Estou começando agora no tiro esportivo e sua matéria ajudou bastante sobre a prova de 10m

    • 21 de março de 2013 at 13:58

      Quem bom que os artigos Tocandira lhe foram úteis!

  6. Alexandre
    3 de abril de 2013 at 12:55

    Você sabe qual é gramatura dos papeis que são feitos os alvos?

  7. Alexandre
    3 de abril de 2013 at 13:28

    Qual a gramatura ideal para os alvos?

  8. Leandro
    27 de junho de 2013 at 13:17

    As armas multi pump como a Wembley rebel não apresentam cano basculado, mesmo assim posso utilizar ela nesta categoria?
    pergunto pois um gás ram é permitido e este apresenta N vantagens sobre as armas pump.

  9. 27 de junho de 2013 at 14:23

    Leandro, somente armas com cano basculante e com funcionamento por mola. Gás RAM é uma mola pneumática. Sua arma não tem mola, ela funciona com ar pré comprimido assim como as PCPs. Abs.

  10. Weslley
    24 de agosto de 2013 at 22:14

    Olá, tenho uma carabina CBC Adventure B15 4.5 gostaria de saber se dá para participar desta prova (Papel 10m)e com este modelo tenho alguma chance nesta competição? O chumbinho GAMO Match é o ideal para a realização da mesma? Desde já agradeço a sua atenção!

    • José Luciano Gasparello Filho
      25 de agosto de 2013 at 20:31

      Carabina mediana em mãos de bons atiradores podem, eventualmente, fazer bons resultados.

  11. wallison
    22 de setembro de 2013 at 00:48

    Ola!
    Estou praticando papel 10 m. Duvida qual pontuação minima para ser competitivo no campeonato brasileiro? Quais armas são aconselháveis para esse esporte?

  12. FRANCK
    15 de novembro de 2015 at 02:13

    Qual a altura padrão do alvo nas provas de papel 10 metros ou nas outras provas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing