BenchRest

Bench Rest é uma modalidade de tiro que tem origem nos Estados Unidos, sendo conhecido por lá pela sigla USBR (United States BenchRest).

Esta modalidade exige que sejam utilizados vários fundamentos essenciais do tiro esportivo, como precisão, concentração, puxada de gatilho, leitura de vento, etc. Neste caso, além das habilidades do atirador, o equipamento também conta muito!

BANCADA

Traduzindo livremente “Bench Rest“, temos “Banco de Descanso” ou “Banco de Apoio”, obviamente, os disparos feitos no BR são sempre apoiados em uma bancada (ou mesa rígida) específica.

Ex.:

APOIOS

Além da bancada, utilizam-se outros apoios para fixação da arma e evitar ao máximo que o “fator atirador” influencie na trajetória do projétil.

Os tipos de apoio mais utilizados são:

  • os sandbags/restbags (sacos de areia ou outro enchimento):

 

  • as estativas:

Os apoios dianteiros podem manter contato com a parte do fuste (forend) do rifle em frente do protetor do gatilho (guarda mato – trigger guard). Os apoios traseiros podem suportar a parte traseira do rifle. Os apoios dianteiros e traseiros não podem ser conectados um ao outro, e os apoios não podem ser fixados à bancada ou ao rifle de maneira nenhuma. Um sistema mecânico de “retorno ao ponto exato de disparo” não é permitido (rail gun). Um bipé unido ao rifle é permitido, mas que não esteja de nenhuma maneira fixada à bancada, e seu peso está incluído com a do rifle.

ALVOS

Os alvos consistem em vinte e cinco (25) alvos de prova e três alvos de ensaio, em um único cartaz de papelão, a 25 jardas (22.86m) de distância do posto de tiro. Clique na imagem abaixo para ampliar:

Os tamanhos dos anéis dos alvos são (em polegadas):

  • 10 – 0.100″
  • 9 – 0.300″
  • 8 – 0.550″
  • 7 – 0.850″
  • 6 – 1.200″
  • 5 – 1.600″
  • 4 – 2.050″

Os anéis 8 e 4 são pretos para ajudar na visada, enquanto todos os anéis restantes são brancos com uma linha preta nas beiradas (o “preto” pode ser uma outra cor qualquer).

PROVA

A prova de BR tem o limite de 20 minutos de realização. Estão compreendidos neste tempo, os tiros para teste. Os tiros para teste são ilimitados. Os tiros para a prova são 25, sendo apenas um disparo por alvo.

CONCLUSÃO

Por se tratar de tiro apoiado, com o mínimo de interferência possível do atirador, BR é uma modalidade em que o equipamento faz diferença. Logicamente que o equipamento não atira sozinho, não faz compensações, não se importa com vento, etc. O atirador é importante, mas o equipamento também.

É comum vermos competições de BR com PCPs, por serem armas mais pesadas (absorvem mais o tranco do disparo), mais potentes e precisas, não tem a vibração característica da mola, não precisam ser retiradas da posição de tiro para armar como as armas de mola, etc. Aliada a isso tudo uma bela luneta! Como PCPs são armas para tiros longos, via de regra, não tem conjunto de mira aberta, mesmo se tivesse, nenhum competidor de BR atiraria de mira aberta a mais de 40m em um alvo minúsculo.

Entretanto, existem competições de BR com armas de mola. E dada a dificuldade que a arma proporciona, estamos diante de um belo desafio que pode render muitos pastéis, refrigerantes, etc nas “apostas sadias” com os amigos (pastel, refrigerante, sadios?? rs).

BR é tiro de precisão, requer equipamento que possa conferir essa precisão e requer bastante treino do atirador.

Bons tiros!

Raimundo Falcão Coelho Neto
Competidor – CTCC/TO

4 comentários para “BenchRest

  1. alexandre
    10 de dezembro de 2012 at 02:11

    Ótimo texto Falcão… gostaria apenas de fazer uma citação… acho que o tiro a 50 jardas é praticado com .22 e as provas com carabina de pressão normalmente são a 25 ou 23m (originalmente 25 jardas)…

    Abraço!

    Alexandre

    • José Luciano Gasparello Filho
      10 de dezembro de 2012 at 11:45

      Caro Alexandre,

      Obrigado, novamente, pela participação! O Falcão já me pediu para fazer a alteração no texto!

      Abraço

  2. Beto
    3 de janeiro de 2013 at 01:23

    Olá pessoal.
    Gosto bastante de tiros de precisão,mas o equipamento que tenho não ajuda muito.É uma cbc f18 b12 -6 4,5mm.Gostaria da ajuda de vocês que entendem do assunto pra me indicarem uma boa carabina para tiros de precisão e que não fosse assim tão cara.
    MUITO AGRADECIDO PESSOAL.
    ATÉ MAIS.

  3. 27 de junho de 2013 at 19:37

    Beto, depende do que vc entende por precisão. Se for acertar latas a 10, 20m…ou se é acertar tampa de garrafa pet a 50m… rs. Quanto mais distante e menor for o alvo… mais seu bolso irá sofrer.

    Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing