Sugestões de Comida para Mochileiros

Este texto foi publicado originalmente em 03 de fevereiro de 2012. Produzi um vídeo para ilustrar o texto, então resolvi republicá-lo. Por este motivo, alguns comentários irão aparecer com datas anteriores ao dia da nova publicação.

Aventurar-se por longas distâncias com uma mochila nas costas exige um bom planejamento, inclusive do que levar para comer. Procure levar alimentos leves e de fácil preparo como:

  • Sopas e alimentos desidratados;
  • Enlatados (sem exageros devido ao volume de lixo que você terá que trazer consigo);
  • Pão de forma ou torradas;
  • Queijo parmesão;
  • Queijo Polenguinho processado (escolha o que não necessita de refrigeração);
  • Leite em pó;
  • Café instantâneo;
  • Cappuccino em pó;
  • Sachês de açúcar e sal encontrados em lanchonetes;
  • Biscoitos empacotados e barras energéticas;
  • Chocolates;
  • Batata-doce;
  • Granola, passas, frutas secas como banana;
  • Castanhas, amendoins;
  • Pequenas porções de arroz e carne seca (obviamente a serem preparados no acampamento);
  • Atum ou sardinha em lata.

Você pode consumir os alimentos mais pesados no início de sua aventura, deixando os mais leves para serem carregados na mochila quando você já estiver mais cansado. Dentre todos os alimentos citados, acho mais prático as sopas de pacote que incluem carboidratos, como o macarrão. Se você vai caminhar por longos percursos, não exagere nos enlatados, que podem pesar muito. Lembre que você também terá que trazer o lixo produzido de volta, o que inclui as latas vazias e outras embalagens. Não é agradável estar no meio da natureza e encontrar o lixo produzido pelos seres humanos. Quem usa a natureza para se divertir e se aventurar deve ser o primeiro a protegê-la!

Deixe sua sugestão de comida para acampamentos e aventuras!

O vídeo abaixo foi produzido apenas para ilustrar a variedade de alimentos que podem ser levados para um acampamento ou aventura:

Veja outros posts relacionados:

  • Planejando um acampamento ou aventura;
  • Um exemplo para kit de sobrevivência;
  • Kit de primeiros socorros;
  • Kit de cuidados pessoais;
  • Bushcraft;
  • Acidentes com Animais Peçonhentos;
  • Visite a seção de sobrevivência e aventura;
  • Inscreva-se no canal Tocandira do YouTube.
  • 21 comentários para “Sugestões de Comida para Mochileiros

    1. Diogo
      2 de abril de 2012 at 19:43

      Acampar proximo a um lago ou rio é uma dica para o famoso: caçe seu almoço!

    2. Beatriz
      16 de abril de 2012 at 23:59

      sou escoteira e nas viagens com o grupo eu geralmente levo muita agua, uma laranja , barrinhas de cereal e um sanduiche. mas as viagens sao de no maximo 2 dias com o grupo (:

    3. 18 de junho de 2012 at 18:21

      Alguns alimentos são clássicos em nossas aventuras. Maças e bananas, paçoca de carne seca, miojão clássico, feijão (desses vendidos prontos em caixinhas tetrapac) e uma grande descoberta na última aventura: cenouras cruas. Levo agora no bolso, em saquinhos plásticos, ao lado das barras de cereais, para ir roendo a lá Pernalonga enquanto caminho. Sensacional.

      • José Luciano Gasparello Filho
        18 de junho de 2012 at 18:29

        Cenouras cruas… ideia simplesmente fantástica. Sem exageros!

    4. sidney
      25 de agosto de 2012 at 20:27

      TOCANDIRA PARA MIM JÁ UM ÍCONE EM VARIAS MATÉRIAS !!!! SENSACIONAL !!!!!! OBRIGADO POR EXISTIR !!!!

    5. thalia
      14 de janeiro de 2013 at 01:29

      -comida enlatadas
      -suco em pacote
      -miojo
      -agua


    6. haliceh_
      20 de janeiro de 2013 at 08:37

      Bananas para o início da viagem, bananas de fritar para o meio da viagem e castanhas e nozes para o fim da viagem. gelatina para tomar líquida mesmo, pois ajuda manter a hidratação. Castanhas tem lipídeos e banana potássio. O melhor de tudo que a embalagem não precisará ser trazida de volta, será reitegrada a natureza. Só não joguem casca de bananas pelo caminho.
      coople noodles è leve e você pode usar o copo para beber e tomar caldos, eventualmente comer. E ainda pode levar um pouco de água de côco que contém sais minerais. Pão integral e queijo parmesão. Meia dúzia de ovos; creio que vale a pena carregar o peso.Feijão, farinha e torresmos como os bons tropeiros o faziam!

    7. Wilsão Tomaz
      8 de abril de 2013 at 17:55

      Eu particularmente costumo levar arroz pré-cozido ( mais rápido e facil de fazer ) , cenoura , miojo , enlatados ( atum e feijão ) , café soluvel ou chá , torradas (leves e práticas )…..no mais depende de quantas pessoas vão sair no passeio aí podem ser divididos e equilibrado o peso pra turma .Más sempre dependemos de água…então cada um levar 1 garrafa de 1 litro de água ajuda bastante (o resto arruma-se pelo caminho).

    8. diogo izele
      30 de maio de 2013 at 22:36

      gostei muito, não sabia o que levar ajudou muito.

    9. Marcio Ionck
      31 de julho de 2013 at 15:29

      Só uma dica em relação ao “miojão” ou comidas que são extremamente carregadas de sódio “sal”, isso faz com que seu corpo precise de mais aguá, caso esteja em algum camping “selvagem”. Acho que seria legal pesquisar comidas LIOFILIZADA (são mais caras) acredito que seja mais adequado, quando se trata de economia na água.

    10. Gabriela
      26 de janeiro de 2014 at 23:37

      Oi, sou novata nisso e estou planejando meu primeiro camping.. Adorei o site e as dicas :)

    11. Paulo
      18 de fevereiro de 2014 at 22:09

      Tocandira é simplesmente fantástico !

    12. Fred
      28 de setembro de 2014 at 17:16

      Depende muito da proposta. Carne seca, farinha e rapadura são um trio que irão te manter nutrido por semanas, é leve e eficiente.

      Na maioria das minhas viagens acampando, vou para pescar, portanto só costumo levar carboidrato (arroz ou macarrão). A proteína animal vai depender da sorte :-)

      Ao contrário do que o “halicet” falou, eu não acho q valha a pena levar ovos. São muito frágeis!! Mas pode substitui-los por albumina em pó e algum lipídeo (como azeite, oleo de soja ou toucinho).

      • Rodrigo Estefano de Carvalho
        18 de janeiro de 2016 at 20:11

        Eu costumo levar ovos já cozidos embalados em papel filme, duram de dois a três dias dependendo da temperatura. Tapioca ou cuscuz (no pano de prato) com polenguinho com carne seca para o café, torrada para comer com patê de atum. Arroz Tio João, cenoura, beterraba e cogumelo para salada cruas e sardinha para almoço. Batata doce cozida e maçã para lanche. Leite em pó e aveia para janta ou salsicha e pão para cachorro quente. Também faço brigadeiro e pipoca para distração do papo. Fécula de batata para purê e fubá para angu.

        • José Luciano Gasparello Filho
          20 de janeiro de 2016 at 21:06

          Dicas muito legais, obrigado pela contribuição!

    13. ricardo de alencar baylongue
      23 de março de 2015 at 20:24

      um alimento bem prático e que dura muito tempo e a tapioca sem glutem e baixa calorias , pode ser receada praticamente com tudo. abraço irmão

    14. Glauber Tavares
      26 de março de 2015 at 19:50

      Em substituição ao miojo eu recomendo o uso do macarrão cabelo de anjo (aquele que vem em “ninhos”), pois além de mais saudável, fica pronto tão rápido quanto o miojo. O único ponto negativo é que você precisa fazer algum tempero, mesmo assim é melhor que consumir todo aquele sódio do outro macarrão.

    15. Virtus
      5 de junho de 2015 at 17:22

      A alimentação vai sempre depender do local, da duração da caminhada e até mesmo de características físicas da pessoa (tanto saúde quanto capacidade de carregar peso); Fico com o pessoal mais tradicional: FARINHA DE MANDIOCA; CARNE SECA E/OU TOUCINHO; RAPADURA; FRUTA SECA E CASTANHAS;
      Tapioca não dá pra fazer no caneco, a não ser que queira só a goma úmida mesmo, pra misturar com outra coisa. A única coisa que eu levaria enlatado seria o feijão (feijoada pronta). Nunca use o tempero de saquinho do miojo… melhor comer ele sem nada! Gostei da ideia da cenoura e do café solúvel, nunca levei nenhum dos dois. Vou experimentar. Parabéns pelo site.

    16. Victorio Stojanovic
      10 de novembro de 2015 at 13:36

      Ola, costumo usar arroz uncle ben’s em saquinhos (1 saquinho da para duas pessoas) misturo uma lata de seleta de legumes e queijo ralado por cima.
      Gosto de chocolate pela manhã então já levo misturado com leite em pó, é só adicionar agua.
      Parabens pelas materias

    17. kurtis françois
      8 de abril de 2016 at 15:08

      Adorei seu site. Trabalho com equipes de combate a incêndios florestais do Prevfogo/Ibama. Estivemos em uma operação em uma Terra Indígena – TI no Alto Turiaçu – Maranhão em dezembro/2015. Com as informações disponibilizadas em seu Site poderei melhorar nossa atuação quanto a logística para 30 brigadistas dentro da floresta, próximo ao incêndios florestal, distante de recursos de alimentação e água e alojamento. Parabéns!!

    18. bianca felicio
      9 de dezembro de 2016 at 01:06

      adorei as dicas,amanha vai ser meu primeiro acampamento em paranapiacaba, nao tenho ideia de como la seja, mas as dicas me ajudaram bastante!!!!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    WP-SpamFree by Pole Position Marketing