Spyderco Military

A faca é uma das primeiras ferramentas do homem primitivo, e também é um objeto cortante simples, a tarefa de corte não requer habilidade e a grande parte dos aços desempenham bem o papel de corte pois a estrutura molecular de todos são basicamente a mesma. Não é necessário equipamento de ponta para atividades outdoor pois o que conta é sua capacidade e sua intimidade com a lâmina… Haron Ralston que o diga…

Não!!! Todas as afirmativas acima, excluindo a primeira, estão erradas e se a humanidade pensasse assim não haveria evolução de nossa espécie, e ainda estaríamos usando pau e pedra!

O aço é o coração da lâmina. Porém o aço por si só não é o único determinante do desempenho faca, é claro. Tratamento térmico, geometria da lâmina, geometria do cabo, materiais, habilidade do usuário, todos em conjunto é que vão definir como uma faca executa um trabalho específico. No entanto, essas outras qualidades podem ser difíceis de medir. Você não pode dizer, simplesmente olhando para ela, como uma lâmina foi tratada termicamente, e você só pode fazer suposições sobre geometria e a forma como lidar com a lâmina. Com aço, no entanto, você pode ter uma lista completa de seus elementos de liga, algo mensurável e de alguma forma satisfatória.

É fácil cair na armadilha de colocar muita ênfase sobre o aço em si. Uma faca é mais do que o aço, e é importante não esquecer isso.

A questão de “qual é o melhor aço” ou “classificar os aços seguir em ordem da melhor para a pior”, muitas vezes vem a tona. As respostas resultantes nunca podem ser precisas, porque dependendo da tarefa que a faca será submetida , a geometria da lâmina e a qualidade do tratamento térmico, é que vai definir o que é o “melhor” e o que é “pior”. Porém, se você quer fazer uma decisão pensada sobre aços, deve tentar aprender pelo menos o básico sobre suas propriedades.

Muitas pessoas não possuem todos esses conhecimentos e nem são obrigadas a tê-los, por isso não podemos desincentivar os menos experientes quando estes questionam pois é natural a busca pelo ideal, mesmo que ele não exista. E foi numa pergunta de um usuário que muitos classificariam como tôla, que Sal Glesser, proprietário da Spyderco, teve a ideia de criar o mais tradicional e famoso canivete da marca, o Spyderco Military.

– Qual canivete o senhor ofereceria a seu filho caso ele estivesse nas forças armadas? Indagou o jovem. E Sal respondeu que com certeza deveria de ser uma peça com alto desempenho, leve, porém para uso pesado.

A resposta diferiu da de muitos “entendedores” que tinham a resposta na ponta da lingua -Para uso intensivo militar só lâminas fixas!

A Spyderco não tinha até então um canivete, de uso pesado e específico militar, e então surgiu o projeto.

Um canivete grande, e como o aço deveria ser a essência da peça, o CPM S30V foi a escolha lógica pela sua reputação em relação a retenção do fio a longo prazo e também pela resistência a corrosão. O Military tem uma lâmina do tipo “clip point” com um furo cortado a laser de 14mm de diâmetro para uma abertura rápida no uso com luvas. Possui ranhuras acima deste anel para apoio do polegar proporcionando um corte mais seguro e controlável. As talas do cabo são em G10 com sistema de trava liner lock encaixado diretamente nela.

As extremidades do cabo são alargados a fim de facilitar o deslize em cortes difíceis. Possui também um clipe em metal com com contorno bem definido para transporte no bolso tipo tip-down (ponta para baixo). A Spyderco também fabrica o Military em versão para canhotos.

No entanto, os dois canivetes Military que estou apresentando no artigo, são peças diferenciadas por serem dois “sprint runs”.

Sprint run é uma produção de edição limitada de uma faca ou canivete com uma configuração diferente da qual foi previamente produzida. Essas mudanças podem incluir alteração na cor, no aço da lâmina, revestimento, etc. A quantidade da produção é pré determinada e é vendida através de um revendedor, distribuidor ou diretamente ao consumidor. A grande vantagem dos sprint runs para os usuários, hobistas e colecionadores é poder traçar um diferencial e avaliar as mesmas peças em outros materiais.

O Military preto é um sprint run produzido com lâmina em aço M390 e cabo preto em fibra de carbono, e o segundo modelo aço CTS XHP com cabo marrom em G 10. Eu vou me limitar em falar somente em relação as principais diferenças entre esses modelos no que diz respeito ao aço e material das talas, já que a
as características gerais do Military descrevi acima.

M390 MILITARY CARBON FIBER HANDLE

A primeira vista, o que impressiona neste modelo, é a leveza, apenas 113g, e em segundo a textura da fibra de carbono que é do tipo “peel ply”, uma verdadeira lixa, superior ao G10 que já era bem áspera.

O M390 é um aço criado pela Bohler-Uddeholm. Quando o grupo austríaco Bohler se fundiu com o grupo sueco Uddeholm em 1991, surgiu um dos maiores fabricantes mundiais de aço. Especializado em aviação e aços automotivos, eles também passaram a produzir aços para fabricação de bens de consumo incluindo para produtos eletrônicos e lâminas para cutelaria.
Pelo processo de metalurgia a pó é produzido o M390 Microclean que é um aço muito procurado e adequado para lâminas de alta performance. O M390 é um aço com cromo em sua base, martensítico e altamente resistente a corrosão. Microgrânulos de cromo e vanádio são finamente dispersos na matriz do aço através de um tratamento térmico específico, tornando a mistura extremamente homogênea. Isso significa para o consumidor que com o M390 ele irá experimentar um corte com baixo nível de desgaste e alta resistência a corrosão, proporcionando também um acabamento espelhado da lâmina.

As talas de fibra de carbono da Spyderco são produzidas através da fibra de grafite, que é da espessura de um fio de cabelo, entrelaçada e fundida em resina epóxi. O produto final resulta num material muito leve e resistente que com as técnicas modernas de esculpimento das ranhuras, produzem um efeito em 3D muito bonito nas talas.

CTS-XHP MILITARY BROWN EARTH

A cor neste modelo é o destaque da peça, e também a grande vantagem do G 10. Este tipo de material sintético, é oferecido em diversas cores, algumas bem chamativas. Em termos de matéria prima, o G 10 difere do composto de carbono, por utilizar em sua composição fibra de vidro em vez de fibra de grafite. O produto final é mais pesado, porém é também muito resistente.

A Carpenter Technology Corporation, produtora deste aço, é uma empresa norte americana que é conhecida pela sua reputação no fornecimento de aço na indústria aeroespacial, automotiva e de defesa. Recentemente começou a fabricar aços para a indústria de facas.

Se na metalurgia moderna, em termos de aço para cutelaria, o CPM S30V é excelente no quesito retenção de fio, o CTS XHP, consegue superar com vantagem. O CTS XHP é um aço temperado a ar com alto teor de carbono e com qualidades de dureza encontrados nos aços ferramenta. Também, como todo bom aço desejado em cutelaria, alta capacidade de retenção de borda e é de fácil manutenção, que aliado a um tratamento térmico consistente, faz dele um excelente aço para os sprint runs da Spyderco.

Ivan Scarola é aventureiro, mateiro, colecionador de facas e canivetes táticos e também participa do Canal Acampamento Selvagem Brasil no Youtube.

Leia também:

  • Visite a seção de facas e canivetes;
  • Visite a seção de colunistas;
  • Inscreva-se no canal Tocandira do YouTube.
  • 6 comentários para “Spyderco Military

    1. Murilo Munhoz
      14 de outubro de 2012 at 16:33

      Ivan, coleciono canivetes desde pequeno e a maioria deles compro no brasil, mas marcas como spyderco, ka-bar, benchmade, cold steel, kershaw, entre outras, estão muito acima do preço justo em nosso pais. Gostaria de saber se você compra de um site gringo e se poderia me indicar alguns bons e confiaveis. Abraços, Murilo

    2. Ivan Scarola
      15 de outubro de 2012 at 22:52

      Você tem toda razão, eu ainda acredito que um dia vou entrar em uma loja física aqui no Brasil, vou ver uma prateleira cheia de Spydercos, e vou escolher um, pegar na mão e escolher…(veja que eu não estou sendo exigente, citei apenas uma marca). Um dia, quem sabe? Não culpo os lojistas por essa falta de opção ou pelos preços praticados no nosso mercado. Mas o bom é que hoje está muito mais fácil ter acesso a essas marcas do que antigamente. Existem várias lojas idôneas nos EUA. Vou citar as três principais que enviam para o Brasil, a Knivesshipfree.com, Knife Center e a Knifeworks, mas também existem vários vendedores pelo Ebay também confiáveis. Grande abraço!

    3. 19 de outubro de 2012 at 00:51

      Cara, possuo um Military,S30V, normal. Acho mesmo que é um dos melhores canivetes que existem. É leve, grande e aguenta o tranco. Acho que tem um dos melhores custo/benefício do mercado. Vou aproveitar para perguntar do sites que você compra. Como você faz com a taxação? Tem algum desses sites citados, sem ser o ebay, pois sei que depende do vendedor, que você consegue não ser taxado?
      Agradeço desde já.
      aBRaço

    4. Ivan Scarola
      19 de outubro de 2012 at 11:49

      A taxação é um problema para nós compradores. Não conheço lojas nem vendedores que fazem “esquema” de envio, as lojas que costumo comprar não aceitam isso. Sempre conto com a taxação em minhas compras. Ouvi dizer que as formas de envio que estão mais sujeitas a fiscalização da receita são aquelas que possuem seguro da mercadoria declarado. Grande abraço!

    5. Marcos Rogério
      24 de março de 2014 at 23:16

      Ivan! Quando você compra nesses sites internacionais, qual o tipo de serviço de envio você tem usado ? E que chega certinho na sua residência?
      Obrigado e um grande abraço!

    6. Ivan Scarola
      25 de março de 2014 at 12:55

      Olá Marcos, costumo pedir via USPS Priority Mail Express International. Neste tipo de envio, sempre recebi todas as encomendas, o único problema tem sido o atraso que se deve pela demora na liberação pela Receita Federal e Correios.Via First Class Mail International, já tive facas que não chegaram, e por não ser rastreável, fica difícil saber o que aconteceu. Abraço!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    WP-SpamFree by Pole Position Marketing