Kit de Primeiros Socorros

Este texto foi publicado inicialmente em 27 de setembro de 2011. Como adicionei um vídeo para ilustrar, estou republicando.

Além de um kit de sobrevivência, é muito importante termos conosco um pequeno kit de primeiros socorros. Este kit pode ser útil em viagens e qualquer outra situação em que não tenhamos uma farmácia à disposição. É bom esclarecer que citei os nomes dos remédios apenas para vocês terem uma ideia, mas cada pessoa deve consultar um médico para montar o melhor kit, de acordo com suas necessidades pessoais. 

Minha sugestão:

  • comprimidos para dor e febre (Tyflen – Paracetamol);
  • comprimidos de anti-inflamatório (BiProfenid – Cetoprofeno);
  • comprimidos de anti-histamínico (Altiva – Cloridrato de Fexofenadina);
  • comprimidos antidiarreico (carvão vegetal e Imosec);
  • comprimidos contra náuseas (Peridal – domperidona);
  • antiácido (Pastilhas de Pepsamar ou similar – Hidroxido de Alumínio);
  • cicatrizante (Fitoscar - Stryphnodendron adstringens, vulgo, barbatimão ou Stimulen – composto por água, glicerina e colágeno)
  • comprimidos de anti-biótico (Esse, só com o seu médico!)
  • meia dúzia de cotonetes;
  • colírio lubrificante (Lacrifilm ou Moura Brasil);
  • pomada para assaduras (Cetrilan ou Hipoglós);
  • gaze (para limpeza de ferimentos e curativos);
  • atadura (para utilizar em ferimentos e como tipóias);
  • esparadrapo;
  • curativos do tipo band-aid (quem gosta de facas é o que mais você irá usar!);
  • tintura de iodo ou outro antisséptico de sua preferência (Arrif – rifamicina);
  • pinça (para espinhos e carrapatos adultos);
  • sabonete ou loção à base de deltametrina (para tratar infestações de piolhos ou carrapatos).

Quanto mais remédios levarmos, maior o volume, então cuidado para não exagerar nas quantidades. Dou uma certa prioridade para anti-histamínicos (para o caso de alergias) devido ao fato de entrarmos em contato com muitos insetos e plantas que podem causar alergias.

Como sugestão do médico que consultei, podemos colocar no kit alguns comprimidos de carvão vegetal, úteis no caso de diarreia e intoxicação alimentar. Se você for acometido por uma infecção intestinal, o uso de certos remédios contra diarreia podem agravá-la, então o carvão vegetal seria uma solução mais segura para a falta de um médico.

Os cotonetes e colírio são muito úteis para retirarmos ciscos dos olhos. O antiácido também é muito importante numa situação de sobrevivência, já que em casos extremos possivelmente iremos ingerir algum tipo de comida que não estamos acostumados, podendo ocasionar sérios desconfortos.

Melhor lembrar da pomada contra assaduras antes de precisar dela! Uma caminhada mais longa ou até mesmo uma situação onde a higiene não possa ser realizada satisfatoriamente são momentos em que uma pomada dessas será muito útil.

Como antisséptico sugiro tintura de iodo, que também pode ser utilizado para purificar água. O iodo pode ser nocivo quando ingerido por algumas pessoas, muito cuidado ser for utilizá-lo para purificar água. Consulte seu médico para saber se você pode fazer uso desta substância.

Meu canivete possui pinça, então não a incluo em meu kit. A pinça é uma boa maneira de removermos carrapatos adultos, uma vez que podemos colocar a pinça muito perto da região que foi picada, causando o mínimo de estrago e contato com o carrapato.

Eu consultei um médico para montar meu kit, e de quebra ganhei várias amostras grátis. Não comprei quase nada. Abaixo segue uma foto de meu kit, ainda sem antisséptico e sem o sabonete à base deltametrina (clique na imagem para ampliá-la):

Também é muito interessante manter junto de seu kit uma lista com os nomes dos remédios, para que servem e o modo de usá-los!

IMPORTANTE: Mostrei meu kit para dar uma ideia do que levar, mas é importante consultar um médico de sua confiança para montar o seu!

Abaixo, Bear Grylls, do programa À Prova de Tudo, que poderia ter seus sintomas diminuídos com o uso de um anti-histamínico após uma picada de abelha:

O trecho completo do programa:

Tags: , , , , ,

16 Responses to Kit de Primeiros Socorros

  1. Um Exemplo para Kit de Sobrevivência | Tocandira on 25 de janeiro de 2012 at 5:46 PM

    [...] Kit de primeiros socorros; [...]

  2. Kit de Cuidados Pessoais | Tocandira on 3 de fevereiro de 2012 at 12:11 PM

    [...] Kit de primeiros socorros; [...]

  3. Sugestões de Comida para Mochileiros | Tocandira on 4 de fevereiro de 2012 at 3:58 PM

    [...] Kit de primeiros socorros; [...]

  4. Dicas para Acampamentos | Tocandira on 13 de fevereiro de 2012 at 11:21 AM

    [...] Kit de primeiros socorros; [...]

  5. Bushcraft | Tocandira on 15 de fevereiro de 2012 at 11:34 AM

    [...] Kit de primeiros socorros; [...]

  6. Paulo on 26 de março de 2012 at 1:45 AM

    Muito bom o blog,
    é verdade sobre os anti histaminicos. uma vez num acampamento dei uma rolada em um monte de pés de urtigas, já viu né? por sorte tinha meu kit de primeiro socorros deu uma puta ajuda. nós só damos valor a ele quando precisamos.

    Abraços parabens pelas materias muito bem escritas

  7. Diogo on 2 de abril de 2012 at 7:48 PM

    Muito importante!

  8. benedito on 30 de janeiro de 2013 at 12:56 PM

    ola amigo gosto de ler suas dicas pois aprendo muito com elas,tambem gosto de acampar mas normalmente so passo uma noite e perto de casa.aquele abraço.

  9. José Luciano Gasparello Filho on 30 de janeiro de 2013 at 1:36 PM

    Caro Benedito,

    Obrigado por comentar e por frequentar o site! Sobre acampar perto de casa, não é demérito algum! O importante é o contato com a natureza para esquecermos um pouco a correria do dia a dia! Na maioria das vezes, apenas passo o dia no mato.

    Abraço

  10. Maykol Varela on 12 de fevereiro de 2013 at 4:17 PM

    Olá Gasparelo gosto muito do seu site, você escreve muito bem e tem bons vídeos. Além disso percebo que procura diversificar os assuntos.
    Quanto ao kit de primeiros socorros acho muito importante e indispensável apesar de quase todos os medicamentos terem contra indicações como é o caso dos anti-histamínicos para as grávidas por exemplo. Abraço.

  11. José Luciano Gasparello Filho on 12 de fevereiro de 2013 at 4:19 PM

    Caro Maykol,

    Fico feliz que goste de ler os artigos! Bom, eu consultei um médico para montar o meu kit e, no texto, sugiro que façam o mesmo!

    Abraço

  12. André Benevides on 22 de abril de 2013 at 8:11 PM

    Fala Luciano!

    Muito legal seu site! Eu já tinha visto as dicas de como amolar as facas e tenho usado aqui em casa.
    Quanto ao kit de primeiros socorros, como um ser que se esborracha sempre como eu (rs), tenho alguns comentários:
    - Peça para seu médico um creme “bombril” (1001 utilidades) como o Trok-N e ou genéricos (cetoconazol, betametasona e neomicina). Eu chamo aqui em casa vulgarmente de creme de pereba. Micoses, feridas inflamadas, unha encravada, pelo inflamado,cutícula solta, etc. O Barbatimão é excelente, mas é só cicatrizante;
    - Protetor solar eu gosto muito do Banana Boat Kids FPS 50 p cima. Ele agarra de tal modo na sua pele q não vai ser qqer raspada num mato q vai fazer ele sair. Existe em aerosol p aplicar em pele molhada,o q facilita muito a aplicação. O uso correto do protetor solar é de 4/4h;
    - Repelente Off Deep Woods 98% D.E.E.T. É tão forte q vem pouquinho e é p usar como um perfume – só algumas borrifadas nos locais certos;
    - Cortador de unhas – sempre solta uma cutícula ou quebra uma unha e vc tenta tirar o resto com o dente, aí inflama. Então é melhor ter um cortador de unhas p cortar o resto direitinho.
    - Para tirar partículas dos olhos o melhor é usar compressa de gaze úmida em soro fisiógico ou colírio, pois o cotonete, por ser feito de fiapos de algodão não trançado, pode deixar um fiapo de algodão dentro do seu olho…
    - Antigamente usava-se anti-diarreico, mas caiu em desuso pois se o seu corpo está expulsando alguma coisa, deixa ele expulsar… Se você fechar a “saida de incêndio” está arriscado a piorar a situação transformando a sua barriga numa panela de pressão…
    - Para nauseas eu gosto muito do Digeplus, pois tb tem um efeito “bombril” – tem plasil e luftal na sua composição. Já se for mareio o melhor é o Meclin 25mg (1 a 2x dia). É o q usamos na Marinha.
    - Qt ao líquido anti-séptico eu prefiro os que contenham Clorexidina, pois os q contem Iodo além de ter o risco de alergia, deixam td manchado de marrom. Existe o sabão (excelente até p tomar banho e tirar aquela inhaca de suor…rs) e o alcoólico em pequenas almotolias nas farmácias.
    - Como eu sou médico, eu ando com cola cirúrgica, mas existe o Steri-strip (aquelas fitinhas q aparecem em filmes americanos, cobrindo os cortes superficiais). É bem prático de aplicar e realmente faz uma aproximação boa no caso de primeiros-socorros (se vc se cortou vá o mais rápido possível p um serviço médico! É importante também ter as vacina anti-tetânica em dia)
    - Falando em vacinas, é importante saber as doenças mais comuns do local p onde se pretende ir e saber se exitem vacinas. Como é o caso da região Centro-oeste e Norte, onde pode-se contrair a febre amarela.
    - Os anti-histamínicos tem contra-indicação relativa no caso de gestação, pois ninguém estuda remédios em grávidas a não ser q sejam p grávidas. Eu gosto do Claritin-D (precisa de prescrição), pois atua como descongestionante nasal de uso sistêmico (você tem asma, e eu tenho rinite…rs).
    - Anti-inflamatório eu uso o Tandrilax, pois já tem também um relaxante muscular (a gente vai ficando velho e dormir torto doí..rs)
    - Eu detesto Tylenol, similares e genéricos. Novalgina, apesar do gosto ruim, é muito melhor…
    - E como vc disse, eu levo meus antibióticos – 3 classes diferentes só por precaução..rs
    Esse é o meu kit de viagem p qqer lugar, não só p o meio do mato.
    Abção!

  13. José Luciano Gasparello Filho on 22 de abril de 2013 at 8:38 PM

    Valeu pelos comentários do especialista!!!! Só coloquei na lista o que tinha de amostras grátis. Podem existir medicamentos melhores, mas o conjunto foi composto basicamente de amostras! Tenho uma pomadinha pras perebas também, só não citei…

    Abraço

  14. Paulo Cesar on 13 de setembro de 2013 at 12:53 AM

    Olá Gasparello,o que eu adquiri e gostei muito,espero nunca precisar,é o “ASPIVENIN” estrator de venenos.
    Saúde Paz …
    Abraços
    Paulo César

  15. hybba on 13 de março de 2014 at 2:27 AM

    Olá gasparello, como sempre excelente videos e excelente colunas,so uma correção, o arrif hoje em dia é controlado por ser antibiótico ( rifamicina ) uma das opções é a utilização de algo como merthiolate como o anti séptico com lidocaína, que além de esterilizar ele adormece o local do ferimento, mesmo assim algo que adicionei ao meu kit que você cita é a pomada pra berebas e assaduras.
    Agradecimento sinceros hybba.

  16. Antônio José trindade pacheco on 5 de abril de 2014 at 3:15 AM

    Sou assíduo frequentador do site Tocandira, e gostaria de parabenizá-lo pela qualidade e profissionalismo de suas matérias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*