O que é Bushcraft?

O Bushcraft no mundo

Bushcraft é a arte de sobreviver na natureza (artes do mato). Na Austrália, Nova Zelândia e África do Sul é um termo popular para habilidades utilizadas em regiões ainda não tocadas pelo homem, o termo foi popularizado no hemisfério sul por Les Hiddins (The Bush Tucker Man), na Austrália, assim como no hemisfério norte por Mors Kochanski e recentemente ficou em voga no Reino Unido devido à popularidade de Ray Mears com seus programas de televisão de bushcraft e sobrevivência.
O bushcraft inclui técnicas de como sobreviver e prosperar no ambiente natural, bem como a aquisição de habilidades antigas de sobrevivência e o conhecimento para fazê-lo. As técnicas de bushcraft incluem habilidades de fazer fogo, rastreamento, caça, pesca, construção de abrigos, uso de ferramentas como facas e machados, artesanato de utensílios com materiais naturais como cordas e tantas outras técnicas de sobrevivência no meio natural. Estas são habilidades bem conhecidas de nossos ancestrais, muitas das quais ainda são praticadas hoje em dia entre os povos indígenas e nativos ao redor do mundo.
O Dicionário de Inglês Oxford define  Bushcraft como a “habilidade em assuntos relativos à vida no mato”. Antes da recente popularidade de Ray Mears e seus programas de televisão, o termo foi usado também pelos irlandeses, pelo escritor australiano Richard Graves e pelo professor canadense de bushcraft Mors Kochanski. A palavra tem sido usada em seu sentido atual na Austrália e África do Sul, pelo menos, desde 1800. É comum ouvir o termo bushcrafter para descrever alguém interessado em bushcraft.

O Bushcraft no Brasil

Apesar de várias técnicas de sobrevivência relacionadas à prática das artes do mato estarem sendo difundidas no Brasil por intermédio de programas de televisão como Survivorman e À Prova de Tudo, entre outros, foi somente a partir de 2008 que Giuliano Deinner Toniolo começou a divulgar o termo “bushcraft”  em seu canal no Youtube (giutoniolo). Desde então, o termo começou a se popularizar no Brasil, principalmente por vídeos no YouTube. Talvez inspirados pelos vídeos de Giuliano Toniolo, como é mais conhecido, diversas pessoas começaram também a divulgar técnicas mateiras diretamente ligadas à prática do bushcraft. Atualmente, Giuliano Toniolo vem ministrando cursos de sobrevivência e bushcraft na escola Mestre do Mato e continua a divulgar as artes mateiras em seu canal no YouTube.

Livros de Bushcraft

O termo foi usado nos seguintes livros (entre outros):
  • The History of Australian Exploration from 1788 to 1888 by Ernest Favenc; publicado em 1888.
  • My Brilliant Career by Miles Franklin; publicado em 1901.
  • Campaign Pictures of the War in South Africa (1899-1900) by A. G. Hales; publicado em 1901.
  • The Explorers of Australia and their Life-work by Ernest Favenc; publicado em 1908.
  • We of the Never-Never by Jeannie Gunn; publicado em 1908.
  • The Life of Captain Matthew Flinders by Ernest Scott; publicado em 1914.

Ray Mears (em inglês) – Aborígene iniciando fogo:

Les Hiddins (em inglês):

http://www.youtube.com/watch?v=y4LRlUMS70U

Giuliano Toniolo (em português):

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Bushcraft

Veja outros posts relacionados:

 

Tags: , , ,

One Response to O que é Bushcraft?

  1. Acidentes com Animais Peçonhentos | Tocandira on 19 de março de 2012 at 3:47 PM

    [...] Bushcraft; [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*