Serra Lumber

Testei uma Serra Lumber, da Guepardo. Usei bastante, mas ainda não o suficiente para saber da durabilidade. Mas posso dizer com segurança que o equipamento tem excelente performance!

Com possibilidade de serrar madeira com um diâmetro de até 10cm, é mais que suficiente para a construção de pioneiras e de fracionar lenha para a fogueira! Experimentei com vários tipos de madeira dura, taquara e bambu. A serra se saiu muito bem.

Às vezes a serra dá uma “travada” no meio do corte, mas é normal devido ao formato dos dentes. O ideal é apoiar a madeira em cima de alguma coisa e jogar o seu peso com os pés de forma a ir abrindo uma fenda enquanto você serra, isso evita que a serra fique presa no meio da madeira. Alguns puxões laterais também “desengripam” a ferramenta, se for o caso.

A serra é muito eficiente, e o melhor de tudo é que não ocupa muito espaço na mochila. Com apenas 200g, o peso também é um diferencial. Se você costuma usar madeira para fogueira, cortar bambu e taquara, você precisa testar esta ferramenta!

Como de praxe, nenhuma árvore foi derrubada para este vídeo. O bambu foi plantado na propriedade para fins diversos e estava lá para ser utilizado sem rodeios. Não corte árvores para fazer fogueiras ou pioneiras. Há muita lenha no chão, é só procurar. Taquaras e bambus são ótimas opções para pioneiras. Mateiro de verdade preserva o meio-ambiente!

Leia também: