Segurança para Fogueiras em Acampamentos

fogueira-acampamento

Fazer fogueiras durante acampamentos poder ser divertido, relaxante, mas hoje em dia não existem muitos locais adequados para a prática. No YouTube tenho visto muita gente destruindo o ambiente natural para fazer pioneiras e fogueiras. Este não deve ser o propósito de quem espera resgatar passatempos dos nossos pais e avós. A madeira para fogueiras pode e deve ser coletada do chão.

Eco-chatismo? Talvez. Mas é fato que a vegetação que eu via na minha infância já não é a mesma que vejo agora. Não quero ser responsável por destruir qualquer pedaço de vegetação nativa, afinal de contas, uso estes espaços para me divertir.

Fogueiras também devem ser evitadas. As poucas fogueiras que faço, acabo por utilizar as imagens em muitos vídeos.  Também tenho autorização para esta prática no local aonde capto as imagens.

Jamais faça fogueiras em áreas de preservação. O risco de incêndios é real, e pode colocar em risco não só a natureza, mas o produtor do fogo.

Como regras básicas, você pode cercar a área da fogueira com pedras de bom tamanho, mas elas nem sempre estão disponíveis. Você também pode fazer buracos no chão. Se o local for plano e distante da vegetação local, basta afastar as folhas secas e outros materiais de fácil combustão e ficar de olho em sua obra.

Antes de ir embora, não se esqueça de apagar bem o fogo. Eu uso água e até mesmo enterro as cinzas, para me certificar que o fogo não vai se iniciar novamente por acidente.

Por fim, prefira sempre fogareiros. Eles são mais práticos e seguros!

Assista também:

 

 

1 comentário para “Segurança para Fogueiras em Acampamentos

  1. Avencurt
    11 de agosto de 2015 at 14:09

    Boa dica!

    Tem gente que fica com preguiça de colher lenha e fica quebrando galhos para fazer fogo.

Comments are closed.