Ontem foi o dia mundial da água. Tem dia para tudo no mundo, mas, por vezes, com ajuda da mídia, certos dias podem nos trazer boas reflexões. Você já parou para pensar que você lança seus dejetos para o esgoto utilizando água tratada e potável? Absurdo, não? Estamos tão habituados à abundância da água em nossas torneiras que fica muito difícil de compreender como este bem tão precioso é tão barato na sua conta mensal. Sim, é barato, ou ninguém aguaria suas plantas ou suas calçadas com a mangueira, entre tantas outras situações de desperdício muito comuns que vemos por aí. Se um dia a água for taxada de forma mais incisiva, de modo a pagarmos por sua importância real, talvez fosse possível termos um uso mais adequado e comedido.
Mas o que isso tem a ver com minha saga rumo a uma vida sustentável? Bom, não gosto muito de lavar meu carro, puro relaxo, mas quando o faço, abandonei o hábito de lavá-lo com a mangueira. Estou preferindo lavá-lo utilizando como ferramenta, um balde. Isso faz com que meu consumo de água seja mais adequado. É mais uma contribuição que tenho feito para o planeta. Ao lavar a louça, por exemplo, há muitos anos não deixo a torneira ligada à toa, entre tantas outras iniciativas simples de economia, que podem refletir tanto em sua contam mensal quanto para o futuro de seus descendentes.
Se você mora numa casa, talvez você possa contribuir mais ainda, utilizando um sistema simples para captação da água da chuva, que poderá ser utilizada para lavar as calçadas, o carro, regar as plantas, etc. Seja parte das mudanças que tantos gostaríamos de ver no mundo. Dê o exemplo!
Leia também:
- Rumo a uma vida sustentável I
- Rumo a uma vida sustentável II
- Iniciativa Tocandira por uma Vida Sustentável
Adorei a ideia vou fazer aqui com certeza
obrigado