Rumo a uma vida sustentável III

Ontem foi o dia mundial da água. Tem dia para tudo no mundo, mas, por vezes, com ajuda da mídia, certos dias podem nos trazer boas reflexões. Você já parou para pensar que você lança seus dejetos para o esgoto utilizando água tratada e potável? Absurdo, não? Estamos tão habituados à abundância da água em nossas torneiras que fica muito difícil de compreender como este bem tão precioso é tão barato na sua conta mensal. Sim, é barato, ou ninguém aguaria suas plantas ou suas calçadas com a mangueira, entre tantas outras situações de desperdício muito comuns que vemos por aí. Se um dia a água for taxada de forma mais  incisiva, de modo a pagarmos por sua importância real, talvez fosse possível termos um uso mais adequado e comedido.

Mas o que isso tem a ver com minha saga rumo a uma vida sustentável? Bom, não gosto muito de lavar meu carro, puro relaxo, mas quando o faço, abandonei o hábito de lavá-lo com a mangueira. Estou preferindo lavá-lo utilizando como ferramenta, um balde. Isso faz com que meu consumo de água seja mais adequado. É mais uma contribuição que tenho feito para o planeta. Ao lavar a louça, por exemplo, há muitos anos não deixo a torneira ligada à toa, entre tantas outras iniciativas simples de economia, que podem refletir tanto em sua contam mensal quanto para o futuro de seus descendentes.

Se você mora numa casa, talvez você possa contribuir mais ainda, utilizando um sistema simples para captação da água da chuva, que poderá ser utilizada para lavar as calçadas, o carro, regar as plantas, etc. Seja parte das mudanças que tantos gostaríamos de ver no mundo. Dê o exemplo!

Aproveitamento da água da chuva

 

Leia também:

 

1 comentário para “Rumo a uma vida sustentável III

  1. Rubens Moretti
    27 de março de 2013 at 00:48

    Adorei a ideia vou fazer aqui com certeza

    obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing