Rumo a uma vida sustentável I

Sou o tipo de cara trivial, procuro não ser radical em nada que faço. Apesar da vida normal, estou me assustando com a velocidade de crescimento populacional do planeta e com o ritmo no consumo dos recursos naturais disponíveis.

Passei minha infância em uma cidade pequena no interior do estado do Paraná, onde andava de bicicleta pelas ruas, corria com outras crianças até o anoitecer, represava água das chuvas nas valetas, colecionava besouros em caixas de sapato, levava uma vida que hoje seria praticamente impossível por entre condomínios e a violência, mesmo nas pequenas cidades. Onde quero chegar com essa introdução? O mundo mudou, os hábitos estão mudando, mudemos todos então, para que o planeta seja um lugar melhor para a atual e futuras gerações.

Recentemente, publiquei a Iniciativa Tocandira por uma Vida Sustentável. Não é nada demais, estou dando apenas o primeiro passo, aproveitando o movimento crescente do site, para colaborar de alguma forma com o planeta. Camping, bushcraft e outras atividades mateiras tem tudo a ver com sustentabilidade e preservação do meio-ambiente. Como disse, não sou radical, gosto de fazer minhas fogueiras vez ou outra (em áreas particulares e controladas), abro picadas no meio do mato com o meu facão para poder chegar a locais de difícil acesso, mas sempre tomo todos os cuidados necessários para preservar o local de minha diversão. Se não preservar, futuramente não terei onde acampar, pescar e me divertir.

Pretendo usar a popularidade do site Tocandira para divulgar ideias de sustentabilidade e mostrar o caminho que estou seguindo para fazer a minha parte e incentivar outras pessoas a seguir na mesma direção, sem radicalismos.

Leia também:

 

5 comentários para “Rumo a uma vida sustentável I

  1. Glauco Lima
    30 de agosto de 2012 at 19:23

    Esta é uma ótima iniciativa.

    Como você mesmo disse, se não preservarmos hoje, amanhã não teremos locais de florestas para praticarmos nossos hobbies.

    Parabéns! Belo texto!

  2. José Luciano Gasparello Filho
    30 de agosto de 2012 at 19:47

    Obrigado por apoiar!

  3. CID
    2 de setembro de 2012 at 23:31

    hoje um site de sucesso, no futuro talvez até mesmo uma candidatura no planalto !!!! ja tem meu voto !!!! abs e muito sucesso !!!!!!!!

  4. CR2011VSF
    7 de setembro de 2012 at 00:12

    Amigo,

    É a primeira vez que visito seu site, é muito bom.
    Estou com você nessa idéia, nosso planeta precisa de desenvolvimento sustentável.

    Abraco,
    Cristian

    • José Luciano Gasparello Filho
      7 de setembro de 2012 at 00:18

      Caro Cristian,

      Obrigado pela visita, espero que volte mais vezes! Eu tenho acompanhado seu canal no YouTube há algum tempo.

      Gasparello

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing