Rotor ou Aranha do Motor de popa

Muitos pescadores já tiveram a infeliz experiência de perceber que o motor de popa está esquentando, ou diminuindo e até mesmo parando totalmente o fluxo de água do sistema de refrigeração. Quase sempre o responsável por esta situação é o “rotor” da bomba d’água.
As causas nem sempre são as mesmas, podendo ser por funcionar fora d’água ou mesmo o tempo de vida útil da peça, que geralmente, se for original, é recomendado a troca a cada 3 anos ou 50 horas de uso.
O ideal seria que todo proprietário de motor de popa, soubesse trocar o rotor, pois se for necessário uma troca no meio da pescaria em local afastado e sem mecânico por perto, em torno de 1 hora o problema estaria sanado. Para isso, as ferramentas, graxa e o “rotor reserva” não podem ser esquecidos.
Não tente trocar com o barco dentro d’água, pois a rabeta deve ser retirada. Coloque a popa do barco em terra firme e se possível estique um pedaço de lona ou plástico para que a areia ou terra não grudem nas peças ou mesmo que alguma venha a se perder. É um procedimento simples, mas preste atenção nas dicas. Praticando em casa, se um dia for preciso fazer a troca no meio de uma pescaria, com certeza não terá dificuldades. Verifique quais ferramentas o seu motor necessita para tal procedimento, existem algumas diferenças de um motor para outro, dependendo da marca, potência e ano de fabricação. Quando for comprar um “rotor” para levar como reserva ou mesmo para substituição, de preferência para um original, pois a durabilidade é maior.
A demonstração a seguir será em um motor de 40 HP da marca Mercury(japones), mas o procedimento para outras marcas e potências, é muito similar.

 

Eduardo Vichenoss é pescador esportivo adepto do pesque e solte, praticante de acampamento selvagem, admirador e praticante de técnicas utilizadas pelos valorosos mateiros brasileiros. 

Conheça o canal do Carlos no YouTube: http://www.youtube.com/vichenoss

Leia também:

  • A importância do nó na pescaria – Nó Único;
  • Pesca embarcada poitada;
  • Faca Tramontina Fish 26056/108;
  • Faca Tramontina Fish 26053/106 (para filetagem);
  • Visite a seção de pesca;
  • Inscreva-se no canal Tocandira do YouTube.
  •  

     

    9 comentários para “Rotor ou Aranha do Motor de popa

    1. Claudia Lage
      12 de outubro de 2012 at 20:49

      Sensacional a didática utilizada durante todo o video. Até pra mim, que sou mulher e nada entendo de motores, apos assistir este belissimo video me atreveria a executar a troca de um rotor. Parabéns e que você continue colaborando com valiosas dicas para os internautas. Fica como sugestão, fazer dicas para auxiliar nos mulheres a entender um pouquinho de alguns defeitos mais comuns nos motores de automóveis. Isso nos ajudaria muito e com certeza reduziria a possibilidade de sermos enganadas por mecânicos ávidos para ganharem dinheiro nas nossas costas. Mais uma vez meus parabéns. Claudia

    2. 26 de novembro de 2012 at 16:06

      Sensacional! Sábado, meus netos desceram o rio Jacuí até minha casa à beira do rio para passar o fim de semana. Há cerca de cinquenta metros do destino o motor Mercury 25 não mais refrigerou
      (sorte). Ontem rebocamos o barco até onde estava o reboque na praia na cidade. Agora meu genro e eu vamos trocar o rotor, que, pelo visto é muito fácil . obrigado pela dica. (economizo serviço da oficina). joe melo – Cachoeira do Sul-rs

    3. roberto
      5 de janeiro de 2013 at 01:34

      valeu companheiro merecia um trofeu pelo video. Foi muito importante para mim. Tenho um motor da Johnson antigo que fiquei pesquisando semana passada ,a pressao da água perdia quando acelerava ate que o motor parou e nao pegou mais. A causa do defeito foi a mangueira soutou na saida do motor alagando todo motor. Gostei obrigado.

    4. rui
      28 de junho de 2014 at 11:42

      Vi o seu vídeo e gostei. Quero trocar do meu yamaha 115. Saberia se o procedimento seria parecido. Obrigado

    5. miguel
      23 de julho de 2014 at 12:14

      Descoupe o motor não esta refrigerando mesco depois que troquei o rotor

    6. roberto de carvalho
      2 de outubro de 2014 at 02:08

      muito boas dicas mas troquei o rotor do Suzuki 8hp,os cano do fruxo de água não estão entupido o rotor e originao e o motor continua esquentando água não esta circulando o que pode ser amigo

    7. 14 de junho de 2015 at 22:03

      Boa noite gostaria de saber se o motor.honda de 20hp e bom ano 2004.tenho um barco 2015 quero batata nele

    8. Ricardo Demaman
      24 de dezembro de 2015 at 11:48

      Muito bom, vou trocar eu mesmo. “Valeu”

    9. vantuir
      10 de dezembro de 2016 at 21:16

      tenho um motor 25 4t mercury ele esta esquentando ,, a agua passa com dificuldade

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    WP-SpamFree by Pole Position Marketing