
As causas nem sempre são as mesmas, podendo ser por funcionar fora d’água ou mesmo o tempo de vida útil da peça, que geralmente, se for original, é recomendado a troca a cada 3 anos ou 50 horas de uso.
O ideal seria que todo proprietário de motor de popa, soubesse trocar o rotor, pois se for necessário uma troca no meio da pescaria em local afastado e sem mecânico por perto, em torno de 1 hora o problema estaria sanado. Para isso, as ferramentas, graxa e o “rotor reserva” não podem ser esquecidos.
Não tente trocar com o barco dentro d’água, pois a rabeta deve ser retirada. Coloque a popa do barco em terra firme e se possível estique um pedaço de lona ou plástico para que a areia ou terra não grudem nas peças ou mesmo que alguma venha a se perder. É um procedimento simples, mas preste atenção nas dicas. Praticando em casa, se um dia for preciso fazer a troca no meio de uma pescaria, com certeza não terá dificuldades. Verifique quais ferramentas o seu motor necessita para tal procedimento, existem algumas diferenças de um motor para outro, dependendo da marca, potência e ano de fabricação. Quando for comprar um “rotor” para levar como reserva ou mesmo para substituição, de preferência para um original, pois a durabilidade é maior.
A demonstração a seguir será em um motor de 40 HP da marca Mercury(japones), mas o procedimento para outras marcas e potências, é muito similar.
![]() |
Eduardo Vichenoss é pescador esportivo adepto do pesque e solte, praticante de acampamento selvagem, admirador e praticante de técnicas utilizadas pelos valorosos mateiros brasileiros.
Conheça o canal do Carlos no YouTube: http://www.youtube.com/vichenoss |
Leia também:
Sensacional a didática utilizada durante todo o video. Até pra mim, que sou mulher e nada entendo de motores, apos assistir este belissimo video me atreveria a executar a troca de um rotor. Parabéns e que você continue colaborando com valiosas dicas para os internautas. Fica como sugestão, fazer dicas para auxiliar nos mulheres a entender um pouquinho de alguns defeitos mais comuns nos motores de automóveis. Isso nos ajudaria muito e com certeza reduziria a possibilidade de sermos enganadas por mecânicos ávidos para ganharem dinheiro nas nossas costas. Mais uma vez meus parabéns. Claudia
Sensacional! Sábado, meus netos desceram o rio Jacuí até minha casa à beira do rio para passar o fim de semana. Há cerca de cinquenta metros do destino o motor Mercury 25 não mais refrigerou
(sorte). Ontem rebocamos o barco até onde estava o reboque na praia na cidade. Agora meu genro e eu vamos trocar o rotor, que, pelo visto é muito fácil . obrigado pela dica. (economizo serviço da oficina). joe melo – Cachoeira do Sul-rs
valeu companheiro merecia um trofeu pelo video. Foi muito importante para mim. Tenho um motor da Johnson antigo que fiquei pesquisando semana passada ,a pressao da água perdia quando acelerava ate que o motor parou e nao pegou mais. A causa do defeito foi a mangueira soutou na saida do motor alagando todo motor. Gostei obrigado.
Vi o seu vídeo e gostei. Quero trocar do meu yamaha 115. Saberia se o procedimento seria parecido. Obrigado
Descoupe o motor não esta refrigerando mesco depois que troquei o rotor
muito boas dicas mas troquei o rotor do Suzuki 8hp,os cano do fruxo de água não estão entupido o rotor e originao e o motor continua esquentando água não esta circulando o que pode ser amigo
Boa noite gostaria de saber se o motor.honda de 20hp e bom ano 2004.tenho um barco 2015 quero batata nele
Muito bom, vou trocar eu mesmo. “Valeu”
tenho um motor 25 4t mercury ele esta esquentando ,, a agua passa com dificuldade
Tem esse vídeo que ensina como funcionar o motor de popa sem custo algum em casa. https://m.youtube.com/watch?v=T7YdsnEEcts E funcionar o motor pelo menos uma vez por semana ajuda e muito a dar uma vida mais longa ao rotor da bomba d’água.
Simples assim!
Parabéns pela clareza, lógica, precisão, nas instruções de trica do rotor. Algum tempo atrás, paguei cerca de R$ 500,00 para efetuar a troca desse componente, tendo o mecânico me dito que seria uma tarefa “difícil”, “complicada” e demorada.
Creio que o mundo seria bem melhor se as pessoas fossem como seu perfil de instrutor.
Aprendi e vou trocar o rotor de meu Mercury 40 sozinho.
Mais uma vez: parabéns pela magna aula de mecânica de motores náuticos!