O texto abaixo foi elaborado por Nelson L. de Faria, autor do livro Armas de Pressão – Ciência e Técnicas de Tiro, e foi originalmente publicado no fórum Airgun em 24/09/2010. Agradecemos pela autorização para usar seu texto original. O livro poderá ser adquirido diretamente com o autor pelo endereço de e-mail: magnumcorp@yahoo.com.br
Alguns colegas do fórum tem me questionado sobre dúvidas a respeito das lunetas de retículos com MIL DOT.
Na verdade, MIL DOT é muito simples de ser compreendido, tão simples, que é mais difícil explicar.
Quando abordamos o tema pelo aspecto técnico, nos voltamos para a matemática e a trigonometria, que não são familiares a todos. Por isso, costumamos dar a explicação mais simples, de modo que cada Atirador / Airgunner possa desenvolver seus próprios métodos. Assim, dizemos que 1 MIL DOT ajusta 1 metro em 1000 metros, ou seja, 1:1000. Para quem conhece bem a matemática, é muito simples extrair uma série de informações a partir desses dados, contudo, sei que não é tão fácil para a maioria, por isso, procurarei esclarecer.
Começarei pelo esclarecimento científico para que possamos ao final, dar a explicação PRÁTICA que adotamos em campo:
MIL DOT é função de MILIRRADIANOS (mrad).
RADIANO é a medida de um arco cujo comprimento é igual ao raio da circunferência que contém o referido arco.
1 rad = 1 m/m = 57,2957º
1 mrad = 0,0572957º, então, esse é o ângulo formado a partir dos pontos no retículo até o alvo visado, ou arc tang (1/1000).
Muito bem, então se MIL DOT é função de mrad e representa 1 metro a 1000 metros, podemos dizer que representa 10 cm a 100 metros, 1 cm a 10 metros e assim por diante. Essa é a relação que temos para as distâncias entre centro de dois pontos no retículo da luneta.
Se o tamanho do alvo, altura x largura é 1 metro e ele está posicionado a um alcance de 1000 metros, então ele cabe entre dois pontos do MIL DOT no retículo da luneta, tomadas as medidas de centro a centro dos pontos.
Mas, o MIL DOT foi desenvolvido originalmente para ser utilizado em lunetas com Magnitude de 10 vezes e, isso é o que realmente importa aos Atiradores, pois, muitas lunetas com MIL DOT tem Magnitudes variáveis e diferentes de 10. Como exemplo, as lunetas 3 – 9 x 40.
E, sendo MIL DOT razão de 1:1000 e metro razão de 1:100 quando convertido para centímetros, nada melhor do que a magnitude 10, pois, 1000 / 100 = 10.
Um alvo visado a 1000 metros com luneta de magnitude 10, equivale ao mesmo alvo visado a 100 metros a olho nu. Se a magnitude for outra, o alcance correspondente se altera e assim se altera também o tamanho do alvo coberto pelos pontos no retículo e, aparentemente as coisas se complicam.
Então, alguns fabricantes de lunetas tipo MIL DOT às vezes fornecem fórmulas para cálculos, que se baseiam nas informações dadas e em suas lunetas específicas. Alguns fornecem tabelas e algumas fórmulas mais complicam do que ajudam.
PORTANTO, VAMOS VERIFICAR COMO FAZEMOS NA PRÁTICA:
Para fins práticos, no campo, todas as explicações científicas (embora necessárias aos mais estudiosos) são confusas e demandam tempo para serem processadas.
Informação importante:
A melhor unidade de medida para utilizarmos com MIL DOT é o centímetro (cm).
Por isso, adotamos uma maneira muito simples, que consiste de dividirmos o Alcance em Metros pela Magnitude da luneta para sabermos a distância coberta pelo intervalo entre dois pontos de MIL DOT no retículo, tomadas de centro a centro dos pontos.
Exemplo 1:
Alcance 100 metros
Luneta de Magnitude 10 x
100 / 10 = 10 cm (distância entre dois pontos do retículo)
Exemplo 2:
Alcance 50 metros
Luneta de Magnitude 10 x
50 / 10 = 5 cm (distância entre dois pontos do retículo)
Exemplo 3:
Alcance 50 metros
Luneta de Magnitude 4 x
50 / 4 = 12,5 cm (distância entre dois pontos do retículo)
Quando conhecemos o tamanho do alvo e queremos determinar o alcance:
Se o tamanho do alvo compreende a distância entre dois pontos no retículo, basta multiplicar o tamanho pela magnitude adotada na luneta para determinar o alcance;
Exemplo:
Tamanho do alvo 15 cm (Preenche 1 vão entre centros dos pontos no retículo)
Luneta de Magnitude 3 x
15 * 3 = 45 metros (alcance do alvo)
Se o tamanho do alvo compreende a distância entre mais do que dois pontos no retículo, dividimos o tamanho do alvo pelo número de vãos entre pontos que ele preenche e multiplicamos o resultado pela magnitude adotada na luneta.
Exemplo:
Tamanho do alvo 15 cm (Preenche 2 vãos entre centros dos pontos no retículo)
Luneta de Magnitude 3 x
(15 / 2) * 3 = 22,5 metros (alcance do alvo)
É isso.
Nelson.
Leia também outros tópico relacionados:
boa tarde, minha luneta é 4*32,mas ñ consigo ajustar ela por ñ saber fazer esta conta, tento ajustar ela para 25m,somente girando o botão de cima e lado mas cade vez fica mais errado, ñ tem livro a respeito ou video aula em portugues pq so acho em ingles,gostaria muito da ajuda de vcs.
Não há segredo, precisar ter paciência, atirar apoiado para regular e primeiro regular só a altura, depois da altura regulada você faz os ajustes laterais. Procure verificar se a sua luneta não está correndo pelos trilhos devido ao recuo.
olá estou com meu reticulo quebrado,gostaria de ajuda para comprar e ou consertar !
OBRIGADO
boa noite, estou precisando comprar o retículo da minha luneta, mas o caso é que não faço idéia de onde comnprar, alguem por favor poderia me ajudar , grato desde já…
Alguém poderia me ajudar? estou com o retículo da minha luneta 3-9X32 quebrado.
Onde posso encontrar para comprar?
Obrigado.
muito show essas informações sobre mildot da lunta!mais deixo uma sugestão!ficaria mais facíl para os iniciantes como eu,um grafico explicando os pontos do reticulo da luneta com as distancia
,com as converssões do reticulo em numeros!valeu tocandira!
a regulagem da luneta pode variar com a distancia do alvo ou nao?
Sim, a regulagem sempre varia com a distância.
Com a distância é altura do alvo também também!!!!!!
Ola! onde eu consigo comprar um mil-dot poi o da minha luneta se partiu.
ATT.
francinaldo
PARABÉNS, PELA DIDÁTICA.
José boa noite! Tenho um hatsan AT-4410w com uma luneta NIKKO GOLD 4×32 Bom amigão, tenho uma pequena duvida zerei a luneta em 15 metros e quando atirei com um alvo em 30 metros praticamente ficou na mesma marca de zero da luneta isso é normal? uma outra duvida sobre sua postagem é se o alvo ficar entre os quatros dot,s do centro da luneta com um pouco de folga ou seja sem toca-los e digamos que esteja a 40 metros o alvo e a luneta está zerada em 15 metros lógico que tenho que compensar com o uso de dot esse calculo como fica?? a 50metros/ 4 da luneta dá 12,5cm tudo bem sei que entre uma dot e outro tenho 12,5 centímetros e como achar a distância do alvo para que eu venha compensar no paralax tem alguma dica melhor? com alvos fixo acerto em 100 tiros erro 2 em 15m em 20m em 30m agora em alvos sem saber a distância erro um pouco mais gostaria de calcular a distância pela luneta sem ir até o alvo tem como? valeu!
Tem como desde que você saiba as dimenções do alvo, por exemplo, se você souber a altura do alvo, pegue esse valor e divida pelo numero de mil dots ocupados pelo alvo depois de te-lo visado no retículo da luneta multiplicado da magnitude do zoom usado. Por exemplo, um alvo de 15 cm que ocupa 3 mil dots quando você usa 4x seu zoom está a 20m. Uma formula= tam. alvo ÷ n. de mil dots • quanto zoom usado.
Olá Júnior, acredito que você já deve ter uma resposta para sua pergunta, a julgar pelo tempo em que ela foi feita…mas vou tentar de forma simplificada responder …. levando em consideração que o projétil descreve uma parábola em relação à nossa visada … isso é completamente norma. O projétil em sua viajem ao ponto de impacto passará em dois pontos na nossa visada ( no “x” da mira) é o que chamam de near taget e far taget. A minha luneta está zerada para 13 metros sendo ente o meu primeiro ponto de impacto, quanto ao segundo ponto, este acontecerá aos 47 metros aproximadamente. Vale ressaltar que isto não leva em consideração as variantes de um disparo, tais como vento, atuação do atirador, pressão atmosférica, dentre outros. Espero ter ajudado, qualquer coisa baixo o programa chairgun que vai te ajudar a entender. Ah, no meu caso entre 20 e 47 metros os tiros estarão muito próximos do centro mas, repito, isto não leva em consideração vento , peso do chumbinho, etc.
pq não fazem uma tabela dizendo por ex: luneta zerada para 25 metros, se o alvo estiver a tantos metros acima desta distância, vc deverá subir o ponto de visada principal em um mil dot, e assim por diante..
uma tabela: luneta zerada para tantos metros, alvo acima disso deve-se considerar tantos mil dots de elevação.
Olá. Vi um comentário uma vez que o retículo Mil Dot foi criado originalmente para ser usado em lunetas de 10x e que se fosse usado em lunetas com outro aumento, poderia ter variações no cálculo. Confere esta informação?
Muito Bom…qual a melhor marca de luneta, tanto para Airgunners, ou Atiradores, de .22,308, tenho CR é claro, daí a liberdade para as perguntas, se informarem, agradeço. Paulo.
Olá amigo! Amigo tenho uma luneta sniper 6x24x50. Como faço pra saber a quantidade exata de clicks, quando ja tenho a distancia exata? Poderia me mostrar como e feito esses calculos?
QUAL O VALOR EM METROS DE CADA PONTO NA LUNETA MIL DOT, PARTINDO DO CENTRO DA LUNETA?