Resultado da picada de uma jararaca

Um dos motivos que não sou a favor de mostrar a manipulação de animais na TV, a não ser em casos bem particulares com foco em pesquisas científicas, é que as pessoas mais impressionáveis, notadamente os mais jovens, podem ser incentivadas a fazer o mesmo achando que a manipulação é trivial. Quando feito pelos especialistas da TV, parece fácil manipular serpentes e outros animais selvagens, mas a verdade é que as serpentes peçonhentas podem ser bem perigosas, com um bote extremamente rápido. Estava assistindo a uma das reprises da primeira temporada de Largados e Pelados, o episódio 4, quando no início do programa mostraram que um dos membros da equipe que foi picado por uma jararaca. Eles mostraram na TV imagens bem chocantes do ferimento decorrente da picada do bicho. Procurei na web e acabei encontrando algumas fotos do incidente no Twitter do Stephen Rankin, produtor executivo da Discovery Channel, vítima do encontro com o animal.

O acidente aconteceu há muito tempo, mas após ver as imagens, achei que seria interessante fazer uma postagem sobre o assunto para alertar as pessoas desses perigos. As fotos que encontrei já são fortes o bastante para desencorajar qualquer brincadeira com uma serpente peçonhenta.

Num dia desses eu estava lendo uma dissertação de mestrado que versava sobre jararacas, e no início da trabalho o pesquisador agradecia ao médico que havia salvado a sua mão após um acidente com um dos animais da pesquisa. Não me recordo do nome do autor da dissertação.

Para evitar acidentes com cobras em ambiente natural, lembre-se de caminhar lentamente, ficando sempre atento à sua trilha, tenha cuidado aonde mexe, aonde senta, e sempre procure estar com um bom calçado e, dependendo o lugar, o uso de perneiras de proteção é muito recomendado. Mantenha sempre sua barraca com o zíper fechado e a mochila preferencialmente dentro da barraca. Antes de calçar seus pisantes, é melhor verificar o interior com cuidado, além de insetos peçonhentos, algumas jararacas bem pequenas podem entrar e causar acidentes graves.

Lembre-se que além das serpentes, aranhas, escorpiões e outros bichos podem causar sérios ferimentos. Fique atento!

Seguem as fotos:

O sexto dia após a picada. A coisa ainda iria piorar muito…

O pé depois de algumas cirurgias, sendo que mais algumas seriam necessárias.

Stephen com seu cirurgião plástico.

A imagem mais impressionante, supostamente publicada na Twitter do Bear Grylls. Não consegui verificar a veracidade da foto. Em todo o caso, na TV mostraram algo bem parecido, senão a mesma foto.

Leia também;

1 comentário para “Resultado da picada de uma jararaca

  1. Pedro
    31 de maio de 2015 at 23:13

    Essa última imagem é real. Vi em um realista show, o produtor do programa foi picado em uma floresta.
    Sinistro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing