Repelentes Naturais

repelente-caseiro-repelente-natural-dengue-zika-chikungunya

Mosquitos sempre torraram nossa paciência, mas em época de zika, dengue e chikungunya, parece que as pessoas finalmente despertaram para a importância de se proteger contra estes bichos incômodos!

Dizem que citronela funciona, mas nunca tive a oportunidade de testar. Existem aqueles repentes caseiros para passar no corpo, feitos à base de cravos, mas tenho dúvidas se é seguro passar algo à base de óleo e depois sair ao sol. Do meu ponto de vista a pele “frita” e pode acabar fazendo mal para o sujeito.

Seguem alguns exemplos do que você pode fazer para se proteger em sua casa, ou para improvisar um repelente durante uma pescaria!

São todos vídeos Tocandira!

 

 

 

 

3 comentários para “Repelentes Naturais

  1. Nivania de Araújo Bordin
    14 de fevereiro de 2016 at 00:32

    Gostei muito das idéias sugeridas. Parabéns.

  2. João Caipora
    16 de dezembro de 2017 at 01:15

    No cerrado existe tambem um tipo de pimenta de macaco,, a jaborandiba. Piper aduncum, que é um excelente repelente natural… vejo sempre em área de vereda ou mata de galeria.

    • José Luciano Gasparello Filho
      21 de dezembro de 2017 at 17:00

      Não conhecia esta propriedade da planta. Conheço com o nome popular de jaborandi, falso-jaborandi ou jaborandi-do-mato. Fui dar uma olhada na Internet e encontrei informações sobre as propriedades inseticidas da planta sendo pesquisadas pela Embrapa. É uma planta bem comum, encontro bastante em áreas associadas com água, como você citou, em veredas ou matas de galeria. Talvez seja fácil de encontrar em mata ciliar também. Valeu pela dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing