Mosquitos são transmissores de muitas doenças endêmicas no Brasil, como a malária, a febre amarela e a dengue, só para citar algumas. É muito importante nos proteger desta ameaça, além do incômodo que estes pequenos insetos podem trazer.
Uma maneira muito difundida para espantar mosquitos é jogar folhas verdes na fogueira. A fogueira terá que ser alimentada constantemente com folhas verdes e a fumaça poder ser um tanto desagradável para algumas pessoas.
Uma forma de contornar isto, é queimando fezes de gado seco. Com auxílio de um isqueiro, toque fogo num pedaço das fezes. Assopre um pouco para aumentar a brasa. A fumaça pode durar horas, sendo bem menos incômoda que o fumaceiro das folhas verdes. Acender uma brasa nas fezes secas de gado também é uma boa maneira de carregar o fogo para outros locais.
Outra forma de se proteger é vestir roupas como calças compridas, camisas com mangas compridas e tentar proteger as áreas livres do corpo com barro. O barro não é repelente, mas conseguirá evitar as incômodas picadas. Cuidado! O barro pode conter alguns parasitas nocivos aos seres humanos. Nesse caso você precisará mensurar as vantagens de utilizar este método.
Abaixo, uma foto do estrume de gado. Repare que apenas uma pequena brasa é necessária para utilizar o estrume seco como repelente natural.
Cupinzeiros podem funcionar de forma similar ao esterco de gado seco. Cascas de cítricos como laranja, limão ou tangerina, quando queimados, liberam substâncias que repelem os insetos. Caso tenha estas frutas disponíveis, pode adotar esta tática contra os insetos. Não passe essas substâncias cítricas pelo corpo, a pele poderá manchar com à exposição ao sol.
Apesar de não ser um meio natural, existem pessoas que defendem o uso de comprimidos de complexo B diariamente antes de saírem para aventuras junto à natureza para prevenir picadas de insetos, mas não há nada cientificamente comprovado. Teoricamente, o odor de algumas vitaminas presentes no complexo B são exaladas pela pele, e acabam afastando os insetos, o mesmo aconteceria com o consumo de alho e cebola. O consumo exagerado de complexo B pode causar efeitos nocivos à pele, como acne, e também pode engordar!
Alguns atestam que cortar um dente de alho ao meio e passar pelo corpo traz bons resultados para repelir insetos. Cuidado! Passar alho no corpo pode causar queimaduras e manchas com a exposição ao sol.
Para evitar mosquitos e pernilongos em casa é interessante conhecer uma árvore de origem asiática chamada neem. Plantar citronela perto das janelas também ajuda. Conheça mais sobre o Neem e a Citronela neste outro post: Repelentes Naturais – Neem e Citronela.
Em acampamentos e pescarias você não terá possibilidade de encontrar nenhum repelente elétrico, eletrônico ou parafernálias similares. Se o seu repelente químico acabar, agora você sabe como se proteger dos pernilongos e borrachudos!
Experimente seu repelente natural e deixe seu comentário!
Assista ao trailer do canal Tocandira e inscreva-se!
http://www.youtube.com/watch?v=eC2Qc7uketc
Comentário Tocandira: Se gostar de meus artigos e vídeos, cadastre-se em meu canal do YouTube e curta a página Tocandira no Facebook. Desta forma você estará prestigiando meu trabalho e me incentivando a continuar escrevendo e produzindo novos vídeos! É fácil, é só clicar nos links ao lado direito da página. Obrigado!
Gasparello
Veja outros posts relacionados:
Bom Gasparello, também tem uma planta muito fácil de encontrar (e plantar nos locais comuns de acampamento), a CITRONELA, muito útil pra afastar mosquitos e pequenos besouros.
um vídeo explicando melhor:
http://www.youtube.com/watch?v=xw0k9cOP1nM
Ótima contribuição!
voce tambempode queimar um pedaço das caixas de ovos, a fumaça espanta mosquito e sua queima é lenta.
eu vi no programa do mais voce que sopa de inhame 3 vezes por semana e um repelente natural pq i inhame tem uma substancia que e exalada pela pele espantando assim os mosquitos principalmente o da dengue
Obrigado pela colaboração!
sopa de inhame tbm funciona pra espantar os mosquitos deve se consumir no minimo 3 vezes por semana isso foi mostrado no programa mais voce
oi,moro em uma cidade do interior que fica na zona da mata norte do estado de pernambuco e tem muito verde por aqui e ves ou outra gosto de pegar um canivete e dar um bom e demorado passeio pelo pedaço de mata atlantica que tem aqui e as vesses os mosquitos atrapalham vou experimentar o esterco do gado valeu a dica.
vale lembrar uma planta sensacional muito útil chamada alóe vera ou babosa !!! excelente repelente, alto poder cicatrizante, alisador de cabelos, etc… etc… cresce praticamente no brasil todo !! até mesmo em ambientes desérticos !!! !!!! abs !!!
Só alerto quanto às propriedades tóxicas da babosa. Apesar de ser uma planta muito utilizada, principalmente pela indústria, é também altamente tóxica.
Gasparello
Gasparello, tenho em minhas “traias” de pesca um frasco de PRÓPOLIS, puro ou com mel, tomo umas 2 colher de chá ou gotas (dependendo o tipo de frasco), umas 2 horas antes de sair e depois repito a cada 4 horas . Tem funcionado muito bem comigo. Vc verá o pernilongo sentar em seu braço e não pica.
Experimente e de pois me avise se deu certo com vc também.
Legal teu site
Esta dica é bem bacana, é bem provável que eu teste!
Abraço
Passar alho no corpo realmente funciona mesmo! Uma vez no trabalho estava usando bermuda e como as pernas estavam desprotegidas os pernilongos fizeram a festa, então resolvi cortar um dente de alho ao meio e esfrega-lo em minhas pernas… O resultado foi satisfatório, os pernilongos não incomodaram mais!
Olá Léo,
Só não dá para usar alho e sair no sol, ou a pele pode manchar!
Valeu por compartilhar sua experiência!
Opa, Gasparello. Porra site porreta! Gostei pacas já ta até nos favoritos. Li e vi vários artigos e vídeos seus achei muito bacana. Sobre essa questão de repelente ninguém falou ainda mas existe também as capsulas de óleo de alho, cara a parada é muito boa e o alho é um ótimo anti-biotico e anti-inflamatório.
Agora fiquei curioso sobre os repelente químicos você já escreveu algo? Eu uso muito um chamado “Exposis” muito bom. Mas conhecem outros? Grande abraço e parabéns pelo bom trabalho realizado aqui se puder estou a disposição trabalho em área ambiental e se precisar estamos para algum apoio em algum artigo. Gostei de verdade do seu trabalho aqui cara.
Carco Ernando,
Obrigado por prestigiar o site e, sobretudo, pela colaboração! Quanto aos repelentes comerciais, só uso os mais comuns, não teria como escrever sobre eles devido à minha falta de conhecimento sobre dermatologia e até mesmo sobre química.
Abraço
Olá Gasparello,vai aqui umas dicas para prevenção de insetos;
*Leite de Colônia*(frasco verde escuro)que além de conter em sua fórmula “citronelol” efeitos farmacológicos,tais como antibacteriana, antifúngica e age também como repelente de insetos etc. Fonte:http://www.revistageintec.net/portal/index.php/revista/article/view/35
Também o sabonete de enxofre que é antiséptico e germicida que combate a inflamação e os micro organismos que se multiplicam nas feridas (machucados arranhões e acne)acampo em matas a (+-) 40 anos,nunca trouxe um carrapato pra casa,ao contrário de outros companheiros.rsrsrs
Fonte;http://niveldememoria.blogspot.com.br/2012/08/sabonete-de-enxofre.html
Obs;Esses produtos são bem baratos acredito que tem um espaço na mochila pra carregar.
Saúde Paz…
Abraços Paulo César
Olá Gasparello,
Legal o seu site!
O melhor repelente que já usei é o óleo de andiroba! Já comparei a eficiência do famoso Exposis (industrializado) e o óleo da Andiroba na Amazônia em região infestada de insetos (“piuns” e “carapanãs”). O efeito do Exposis após a aplicação durou apenas cerca de 15 minutos enquanto a Andiroba durou horas. O Exposis, além de caro (cerca de R$30,00 o frasco com 100ml), me causa ardência na pele. O óleo da Andiroba é muito mais barato se comprado em feiras na Amazônia (o preço varia muito, mas em geral paga-se no máximo R$30,00 o litro). Além disso, o óleo é medicinal, sendo um ótimo cicatrizante e antiinflamatório. Ou seja, se ainda assim você for picado ou tiver alguma ferida na pele, ela cicatrizará rapidamente. Tente baixar o livro em pdf “Frutíferas e plantas úteis na vida amazônica” publicado pela Embrapa e leia mais.
Vale à pena acrescentar essa dica aí no seu texto principal.
Caro Rodrigo,
Muito grato por sua importante colaboração!
Gasparello
Olá, Gasparello!
Mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho.
Valeu pelas dicas dicas.
Gostaria de saber se você já fez uso dessas técnicas, e qual você julga mais eficaz.
Gostaria de saber também se conhece a técnica do cravo embebido em álcool com citronela. Tinha visto isso em um vídeo, porem, nunca utilizei.
Grato
O que mais uso é o esterco de vaca seco quando estou pescando. Dura muito e funciona bem. Nunca testei de perto nada com citronela.
Olá. Segue uma contribuição que pode até salvar vidas.
Componentes:
– 1/2 litro de álcool;
– 1 pacote de cravo da Índia (10 gr);
– 1 vidro de óleo de bebê (100 ml)
Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias, agitando duas vezes ao dia (manhã e tarde);
Depois coloque o óleo corporal (pode tb ser de amêndoas, camomila, erva-doce, aloé vera).
Passe só uma gota nos braços e outra nas pernas e o mosquito foge do cômodo.
O cravo espanta formigas da cozinha e até dos equipamentos eletrônicos, espanta também as pulgas dos animais.
O repelente evita que o mosquito sugue o nosso sangue, assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura, vai diminuindo a proliferação. Vamos acabar com a dengue!!!!!
VALEU O SITE. ÓTIMO. SUGIRO COMO REPELENTE, HAJA VISTA QUE UTILIZAMOS EM NOSSO GRUPO ESCOTEIRO HÁ MUITO TEMPO, A MISTURA DE CRAVO DA ÍNDIA, ÁLCOOL E ÓLEO PARA CRIANÇA. COLOCANDO-SE UMA CERTA QUANTIDADE DE CRAVO DA ÍNDIA, RELATIVA Á UMA MÃO CHEIA DE ADULTO, MEIO LITRO DE ÁLCOOL COMUM. DEIXE EM DESCANSO POR PELO MENOS 24 HORAS. DEPOIS MISTURE UM POUCO DE ÓLEO PARA CRIANÇA, E ESTARÁ PRONTO SEU REPELENTE. O CHEIRO LIBERADO PELO CRAVO REPELE OS INSETOS. NÃO CAUSA DANO À SAÚDE. MEU NETO, AOS DEZ MESES JÁ USAVA. O ÓLEO TEM O EFEITO DE FIXAR O CHEIRO. ESPERO TER AJUDADO.
Valeu a dica!
Gasparello fiquei com uma dúvida: as cascas dos citricos devem ser queimadas verdes ou secas?
Vale enfatizar que não sei se a casca verde pega fogo… kkk
Acampei no fim de semana passado levando comigo o repelente natural feito a base de alcool, cravo e óleo corporal.
No meu caso, este repelente foi ineficaz e no fim da tarde sofri um verdadeiro ataque de borrachudos muito incomodo.
Abraço.
Tanto secos quanto verdes, nunca testei qual é mais eficiente.
Quanto ao repelente natural à base de cravos, nunca testei, valeu pela observação!
ola galera boa noite ,apenas uma curiosidade ,sera q seria eficaz e nociva a saude se usarmos no repelente alcool,cravo da india ,oleo de amendoa e dentes de alho ?
O alho mancha a pele em contato com o sol, então, muito cuidado!
Uma vez eu fiz uma roupa de plastico para me protejer de picadas de mosquitos, mas os mesmo foram mais inteligentes, esquentavam seus bicos na fogueira e me picava com o bico quente.
Mas, brincadeiras a parte, descobri este site hoje, simplimente adorei. Desde pequeno que meus maiores hobes são estar em meio a natureza, pescarias, acampamentos, caçadas…
Eu acho,que caso não tenha alho.Lá no mato tem uma árvore chamado de Pau Dalho,que tem um cheiro muito forte de alho,está espalhada pelo Brasil inteiro,acredito que também resolve.
As vitaminas do complexo B são hidrossolúveis e portanto o excesso é eliminado pela urina, não causando efeitos colateiras, vitaminas e minerais não tem valor calórico e portanto não engordam, o que pode acontecer é o complexo B aumentar seu apetite e o que te engordará são os alimentos ingeridos, mas quando se ingere complexo B por 10 dias ajuda sim e muito contra os insetos, e no caso de alho, realmente não se deve passar alho no corpo pois pode provocar grandes queimaduras na pele, mas tomar capsulas de olho de alho além de nao ter efeito colateral ajuda também contra os insetos, mas corre o risco de vc ficar com um leve odor de alho.
Bacana sua colaboração Edson!
Mui boa as suas sugestões! Eu mesmo tenho um pedaço de terra, onde meus vizinhos criam boi e não sabia deste potencial, do esterco. Havia ouvido falar para espantar cobras, más pernilongos e companhias,não!
Sensacional!!! Vou testar!
A babosa também é um repelente para dengue ??
Como faço para espantar sarue ,tenho um aqui no meu telhado
Na minha casa os pernilongos se abrigam durante o dia nas plantas do quintal e garagem, dali eles vão para dentro da casa. Descobri que para afugenta-los das plantas é só aplicar calda de fumo aplicada com pulverizador. Comprei um pacote de fumo moído, coloquei em água por 2 dias ( 3 colheres para 1 litro de água), depois coa-se em pano e coloca no pulverizador aplicando nas plantas. Essa mistura não agride as plantas. Espero ter contribuido.
Excelente contribuição!