Red Dot ou Luneta?

Tanto para instalar um red dot ou uma luneta, é necessário que sua carabina possua um trilho de fixação. As carabinas mais modernas geralmente vêm com esse trilho.

Red Dot

Falando especificamente para carabinas de pressão, um red dot (foto ao lado) é um auxílio para pequenas distâncias, entre 10 e 20 metros, afinal, estes instrumentos óticos não aumentam a precisão da arma, apenas auxiliam o atirador. Em armas com uma precisão maior em distâncias maiores, esta ferramenta ótica também é útil. No red dot, você precisa fazer a visada dentro da objetiva, onde aparecerá um pontinho vermelho. A visada fica muito fácil, sendo que o aparelho de alça e massa de mira é dispensado e somente o ajuste de um único ponto deve ser feito. Já vi alguns comentários em que pessoas falam que o red dot é muito utilizado à noite. Nesta caso, cuidado para não confundir red dot com mira laser. A mira laser, no Brasil, é um artefato de uso exclusivo militar. Neste caso, você realmente tem um laser, muito parecido com uma caneta utilizada em palestras, onde o pontinho é colocado diretamente no alvo, dispensando as lentes, e realmente é muito útil no escuro. Diferentemente do laser, um red dot necessita de uma boa iluminação, uma vez que a visada será realizada com o auxílio da objetiva. Você até pode atirar ao anoitecer ou em ambientes com pouca luz, mas se você não enxerga o alvo a olho nu, não conseguirá mirar com o auxílio de um red dot, e numa situação de escuridão total, o red dot de nada servirá. Não confunda, red dot é diferente de mira laser. Ao final do artigo você poderá conferir um vídeo com uma explicação muito simples sobre o red dot.

Luneta

As lunetas (foto ao lado) servem obviamente para aumentar o alvo, alguns modelos contam com retículo iluminado, sendo que o retículo é o desenho que aparece dentro da luneta quando fazemos a visada, podendo ser oval, em cruz, em cruz milimetrada, dentre outros. Da mesma forma que o red dot, as lunetas precisam de uma boa iluminação externa, mesmo com retículo iluminado. Raramente uso o retículo iluminado, sendo de certa forma útil no amanhecer e entardecer. Alguns modelos contam com câmaras nitrogenadas, que teoricamente não sofrem influência da umidade, evitando que as lentes fiquem embaçadas. Eu utilizo minha carabina no cerrado, ambiente geralmente muito seco, então não sei dizer a real utilidade das lentes nitrogenadas. O nitrogênio é um gás inerte, então deve realmente ter suas vantagens. Outra coisa que devemos observar numa luneta é o tamanho da objetiva. As lunetas mais baratas têm objetivas de 20mm. Não gosto destas objetivas, elas são muito pequenas, não permitem uma boa entrada de luz, então não facilitam tanto o tiro como deveriam. O problema de objetivas com mais de 30mm é que a arma fica muito pesada. Eu não me incomodo, mas pode ser um problema para algumas pessoas. Algumas lunetas possuem aumento fixo, outras apresentam um sistema do zoom. Quanto mais você aumentar o zoom, mais difícil fica a visada, o retículo irá tremer muito ante o alvo. Uma visada com aumento de 4 vezes é ótima para uns 30 ou 40 metros. Em minha opinião, dificilmente uma carabina de pressão popular irá conseguir boa precisão acima de 30 metros, mesmo que o sistema de mira seja fora de série. Então, uma luneta com aumento fixo de 4 vezes com objetiva maior de 20mm está ótimo para a maioria das armas de pressão disponíveis no Brasil. Fique atento para comprar sua luneta seguindo a legislação brasileira sobre o assunto e mantenha consigo sempre a nota fiscal. Consciente de suas obrigações e direitos você poderá evitar transtornos. Segundo o artigo 16 da Lei Federal 10.826/03, são de uso restrito: “dispositivos ópticos de pontaria com  igual ou maior que seis vezes ou diâmetro da objetiva igual ou maior que trinta e seis milímetros

Exemplos da sopa de letrinhas na hora de comprar uma luneta (também utilizarei exemplos de lunetas de uso restrito para exemplificar):

  • 4X20 = aumento de 4 vezes com objetiva de 20mm;
  • 3-7X20 = aumento regulável de 3 a 7 vezes com objetiva de 20mm;
  • 3-9X40 = aumento regulável de 3 a 9 vezes com objetiva de 40mm.

O ajuste das lunetas e red dots são muito parecidos, sendo que cada “clic” varia consideravelmente a mira, então, tenha paciência no ajuste. Geralmente, com poucos tiros você poderá ajustar facilmente seu novo sistema de mira!

Não confunda red dot com mira laser (abaixo um exemplo de mira  laser, equipamento de uso restrito):

É muito importante não encostar o rosto na luneta no momento de mirar, a forma correta é manter o olho que faz a visada ligeiramente afastado da luneta. O motivo é o recuo da arma, que poderá fazer com que a luneta atinja seu rosto causando ferimentos.

Outro ponto importante, pelo menos para quem pretende instalar um aparato destes numa arma de pressão, é ficar atento à forma como o novo aparelho de pontaria é fixado. Prefira lunetas e red dots fixados com parafusos de bom tamanho. Como o recuo das armas é geralmente forte, fixadores com parafusos do tipo allen ou estrela podem não aguentar e correr pelos trilhos após os tiros. Caso isso aconteça, experimente aumentar a área de contato entre os trilhos da carabina e do aparato ótico com uma camada de fita isolante. Utilizei este artifício colocando uma tira de fita isolante somente nos trilhos de um red dot e consegui um bom aperto.

Escolha o seu aparelho de pontaria e divirta-se!

O site Tocandira recomenda a compra de carabinas de pressão, acessórios e artigos de camping na Ventureshop. Para ver os modelos de lunetas e red dots disponíveis, acesse o link: http://www.ventureshop.com.br/lunetas-e-red-dot-s191/

Assista ao trailer do canal Tocandira e inscreva-se!

http://www.youtube.com/watch?v=eC2Qc7uketc

Leia também:

59 comentários para “Red Dot ou Luneta?

  1. Leonardo Lima
    8 de janeiro de 2012 at 00:20

    Eu comprei uma luneta bem simples para minha carabina de pressão, apesar de nunca ter usado uma mira “RED DOT”, baseado no que lí a respeito dessa mira é preferível o “RED DOT” à lunetas para carabinas de pressão visto que as mesmas possuem precisão em distâncias entre 15~30m o zoom da luneta pode ser dispensado. Com “RED DOT” a visada do alvo é muito mais fácil!

    • gasparello
      8 de janeiro de 2012 at 09:36

      Leonardo,

      As carabinas mais populares realmente não são muito precisas em longas distâncias. Carabinas top podem acertar o alvo com precisão em mais de 50 metros com extrema facilidade, nesse caso a luneta seria a opção correta. Quando tiver tempo vou acabar melhorando esse artigo! Em distâncias menores, a decisão sobre red dot ou luneta é muito pessoal, nos dois casos a forma de ajuste dos aparelhos é idêntica, realmente muito fácil de usar. Eu adoro mira aberta, mas com o passar dos anos tenho preferido instrumentos óticos devido à visão já não ser a mesma!

  2. alexandre
    8 de janeiro de 2012 at 16:24

    Eae Gasparello!!!

    Também gosto muito de mira aberta, porém atirar com lunetas vc consegue acertar objetos a maiores distâncias, o que tb é muito gratificante… cada sistema possui suas características e desafios…

    Não considero o Red Dot superior as lunetas pq penso que são mais para visadas rápidas em alvos um pouco maiores. As lunetas já são para tiros de precisão e, se possuírem mil-dot (aqueles risquinhos no retículo) propiciam uma compensação à direita ou esquerda caso esteja ventando ou, tb acima ou abaixo para distâncias maiores ou menores que as que foi pré-regulada. Uma boa distância para regular lunetas pode ser os 25m, dependendo da distância que costuma atirar com mais frequência.

    Boas lunetas tem a regulagem paralaxe, que permite vc manter a visada no centro do alvo independentemente se vc mexer um pouco a cabeça na coronha posicionando o olho de forma diferente ou não em relação ao ponto de visada. Ate é possível que exista, mas ainda não vi nenhum RD com esse dispositivo e achei que o desvio paralaxe fica muito nítido caso vc queira um tiro de precisão, além do RD não ter aumento.

    É claro que, com muito treino, podemos nos adaptar ao RD e conseguir bons resultados, porém a 30, 40, 60m ou mais, vc terá uma visão nítida de um grão de feijão somente com uma luneta e ainda assim dependendo do aumento que sua luneta tiver… uma de aumento fixo 4×32 já te ajuda muito e proporciona muita diversão, além de serem permitidas, mais baratas que uma luneta de aumento variável e tb ser menos propensa a problemas por possuir uma quantidade menor de partes móveis que as lunetas com aumento variável.

    Porém, se tiver uma carabina precisa, vc percebe que dá p fazer mais e perceberá que uma luneta com aumento de 3-9x ainda é pouco e vai querer logo uma 6-24x que já te proporciona excelente visibilidade (é claro que depende da qualidade das lentes utilizadas e tb do tamanho da objetiva que permite uma maior ou menor entrada de luz).

    Abraço a todos!

    Alexandre

    • gasparello
      8 de janeiro de 2012 at 16:43

      Alexandre,

      Seus comentários adicionam muito ao artigo!

      Obrigado!

  3. Leonardo Lima
    9 de janeiro de 2012 at 23:46

    alexandre.
    Seu comentário foi muito esclarecedor!

  4. Bruno
    4 de abril de 2012 at 01:22

    Amigo, pode me dizer qual marca de luneta é melhor, TASCO(26 dolares) ou BUSHNELL COM RETICULO ILUMINADO (40 dolares), tem uma BUSHNELL sem reticulo iluminado por (33 DOLARES) todas são 3~9×40 … Muito obrigado MESMO! por todas as informações passadas.

    • gasparello
      4 de abril de 2012 at 02:54

      Estou muito satisfeito com minha Tasco. Minha luneta tem retículo iluminado, e devo confessar que nunca me serviu de nada. Nunca atirei com uma Bushnell, dizem ser boa. Mas eu não conheço para tecer opinião.

  5. Thiago
    16 de abril de 2012 at 15:31

    Olá. Comprei uma carabina puma taurus calibre 38, cano 24″, doze(12) tiros e cano octagonal. Gostaria de saber oque seria ideal uma Luneta ou um Red Dot. sou policial militar e usarei a arma para meu trabalho, para ***moderado*** e lazer. Gostaria de saber se alguem pod me ajudar. Obrigado

    • gasparello
      16 de abril de 2012 at 15:42

      Há muitos anos eu atirei com uma Puma, parece que ela não tem trilhos para luneta ou red dot, mas não tenho certeza disso. Se realmente não possuir trilhos, talvez você tenha que procurar um armeiro para adaptar uma luneta. Para tiros mais longos, a luneta tem melhor desempenho que o red dot.

      A Puma é uma boa arma para tiro com mira aberta, não acha?

      Abraço

  6. Thiago
    16 de abril de 2012 at 16:12

    Minha arma nao chegou ainda. Comprei ela da taurus e chega no proximo mês.
    Estou em duvida se compro um Red Dots ou Luneta pois o suporte ja encontrei para ambas as miras.
    Outra coisa gostaria de saber se está carabina de cano octagonal é relamente mais prescisa que a de cano normal como me disseram.
    Origado

    • gasparello
      16 de abril de 2012 at 17:42

      Talvez seja mais precisa por ter um cano mais longo, mas não tenho certeza sobre esta Puma. Eu nem sabia que a fabricavam com cano octogonal.

  7. Thiago
    16 de abril de 2012 at 19:23

    pois é gaparello é uma edição especial da taurus só que bem mais cara…e em relação ao red dots e luneta qual vc indica?

    • gasparello
      16 de abril de 2012 at 19:45

      Nunca usei estes equipamentos com armas de fogo. Tenho uma luneta e um red dot Tasco e estou muito satisfeito!

  8. Thiago
    16 de abril de 2012 at 19:56

    obrigado pelas dicas…qualquer duvida procuro vcs…rs

  9. Renan
    11 de junho de 2012 at 17:25

    Boa tarde pessoal,

    Com base no artigo acabei por fazer a compra do RED DOT da Tasco, porém estou tendo algumas dificuldades em regular a mira. Por não possuir colimador fica bem complicado esta tarefa de tentativa erro!

    Caso alguém posso me ajudar, muito obrigado!

    • gasparello
      11 de junho de 2012 at 17:41

      Eu nunca usei colimador. Faço na base da tentativa e erro. Com poucos disparos é possível regular a contento. Utilize primeiro um alvo grande, nos 20 metros. Escolha o que vai regular primeiro, se a altura ou lateralidade e se concentre no item que escolheu. Se escolheu regular, por exemplo, a altura, só faça outros ajustes após acertar este primeiro passo. Apoie a carabina e tenha paciência. Um ou dois clicks dão uma boa diferença, não se desespere e tudo dará certo.

  10. Cleyton
    17 de junho de 2012 at 01:29

    Ola Gasparello.

    Estou começando no tiro esportivo, e comprei uma CBC Standard GII 5,5 mm, e estou com duvidas em qual luneta eu compro, qual é compatível e tbm sobre mount, se toda luneta vem com ele e com estalar.

    obrigado pela atenção.
    cleyton

  11. Lucas
    21 de junho de 2012 at 21:45

    olá,vi uns videos seu no youtube e achei muito interessante,.. quero uma dica/opinião sua agora.. a carabina é melhor com ou sem luneta ?

    quais as diferenças, me da uma explicação ai,…

    valeu falow

    • José Luciano Gasparello Filho
      22 de junho de 2012 at 14:30

      Não há como responder esta questão. O tiro com mira aberta ou utilizando um instrumento ótico é de gosto pessoal de cada atirador.

  12. 10 de julho de 2012 at 14:20

    ola amigo,gostaria que se possível me tire uma duvida, tenho uma luneta TITAN 3-9×32 em uma cbc GII 5.5, quando eu a regulo em zoom 4 por ex. se eu aumentar para 6 ira desregular ou diminuir a presisão do tiro, as vezes tenho essa impressão, desde ja agradeço.

  13. Marcos
    26 de julho de 2012 at 01:56

    Olá! parabens pelo blog!

    Bem vamos direto ao assunto, tenho uma CBC F22 5,5 standart.. Estive dando uma olhada em lunetas 4×32, que na verdade são as que mais me apresentam confiança e tem custo reduzido, porém um amigo me disse para tomar cuidado com lunetas pois são muito frageis e estragam com o tempo.

    Bem gostaria de saber se isso é verdade(estragam rapidamente?)
    Fico muitas vezes mais de 4 meses sem atirar, isso prejudica a regulagem da luneta?
    Elas tem algum tipo de vida util?

    Desde já agradeço!

    • José Luciano Gasparello Filho
      26 de julho de 2012 at 11:21

      Não são frágeis a ponto de estragar ou desregular sozinhas, mas podem quebrar o retículo devido ao forte recuo das carabinas de pressão. Quando mais forte o recuo da carabina, maior as chances da luneta quebrar.

  14. Rodrigo andretta
    27 de julho de 2012 at 17:37

    oi td blz.
    eu tenho uma duvida,eu uso chumbinho gamo espander 51 grama,para minha cbc 4.5 nitro 1300.e diminui um pouco o ruido do tiro,minha duvida é se eu usar um chumbinho mais pesado ainda ela diminuira mais o ruido.Tem um chumbinho da marca H&N que é extra pesado com 91 gramas,e tambem um da gamo extra pesado TS10 com 68 gramas qual seria o ideal e se diminuirá o ruido do disparo,muito obrigado…..

  15. Mateus Sampaio
    5 de setembro de 2012 at 23:22

    Olá Gasparello, gostaria de tirar uma duvida, eu quero comprar uma luneta para minha carabina( CBC F18 B12-6 – 4,5MM ) ela nao é muito potente, qual seria a luneta mais indicada para esse tipo de carabina, TITAN 4X28 – modelo LONGO, GAMO 4X28 TV, ou 4X20 IMPORTADA – NIKKO STIRLING ?
    muito obrigado…

    • José Luciano Gasparello Filho
      6 de setembro de 2012 at 10:07

      Estou por fora de marcas. Posso te falar da objetiva. As de 4X20 vão acabar de decepcionando. Dentre as opções citadas, prefira as lunetas 4X28 (objetiva de 28mm).

  16. Rafael Sander
    14 de outubro de 2012 at 01:14

    Ola Gasparello Sou leitor nato do seu saite Tenho uma Cbc Montenegro cal 5,5mm(,22)coronha de madeira,Comprei uma Red Dot para pequenas distancias mas acho que minha carabna tem potencial para mais longe acerto 100% ate 25m depois o ponto vermelho fica maior que o alvo coisa do tipo Tava querendo uma dica para compra de uma boa luneta e se vc tem para vender ou um saite seguro pois minha cidade e meio fraca em termos de equipamentos para Carabinas de pressão
    Obrigado

  17. Arthur albani Marchezi
    26 de outubro de 2012 at 02:08

    BOA NOITE! TOCANDIRA, EU PRATICO TIRO COM BALESTRA; GOSTARIA DE SABER COMO REGULAR MEU RED DOT PARA TIROS DE 10 E 20 METROS? OBS: MEU RED DOT SÃO DE TRES PONTOS VERMELHOS UM EM CIMA DO OUTRO!

  18. rodrigo
    4 de novembro de 2012 at 23:19

    comprei uma Carabina de Pressão Montenegro B12 Madeira 4,5mm – CBC, qual o mais indicado, uma luneta ou um red dot?

  19. Luis Fernando
    8 de novembro de 2012 at 11:39

    Olá tenho uma carabina rossi dione – cal 4,5mm mais ñ sei ajustar a mira.
    atiro certamente no alvo mais sempre atinge um pouco a direita ou acima, tem uma catraca lateral e uma acima por gentileza como faço pra ajustar precisamente esta mira? venho tentando mais sem sucesso.
    Outra questão: pretendo colocar uma luneta ou um red dot qual é mais aconselhavel? e colocanco a luneta ou red dot essa mira na qual ñ consigo ajustar, a original dela sai? é excluida?
    Ficarei muito grato com uma resposta principalmenta na questão do ajuste da mira.
    Adorei o sit e o trabalho de vocês.
    Um forte abraço.
    Att: Luis

  20. Leonardo Natali
    8 de novembro de 2012 at 21:51

    Gostaria de saber o que esta havendo tenho uma luneta tasco 4×32 numa cbc mn g2 std,quando eu regulo ela para 15 mts nao consigo acertar alvos a 5 mts(Problema dde forca nao é pois a mola e nova e o projetil e o rossi 5.5 match)

  21. Vinicius
    12 de novembro de 2012 at 20:04

    Olá gasparello, eu estava pensando em comprar uma luneta TASCO 3-9×32, mas quando vi que aumento igual ou superior a 6x é restrito, fiquei com um certo medo. Eu poderia comprá-la sem ter qualquer problema?

    obrigado

    • José Luciano Gasparello Filho
      12 de novembro de 2012 at 20:15

      Caro Vinicius,

      Se é restrito, você pode ter problemas. Algumas pessoas compram, mesmo sabendo ser restrito. Se nunca tiveram problemas é uma questão de sorte.

  22. Vinicius
    12 de novembro de 2012 at 20:21

    acho que o certo seria comprar uma 4×32 mesmo então… é porque eu moro em uma fazenda que tem um lago, e queria atirar até o outro lado dele….

  23. Márcio Mota
    27 de novembro de 2012 at 19:43

    Valeu pelas orientações a respeito de lunetas e RD, sou marinheiro de primeira em carabinas de pressão, mas chegarei ao objetivo pelas informações prestadas.

  24. johann Kerson
    2 de dezembro de 2012 at 19:20

    olá, gostaria de saber se a luneta serve(fica bom) no cbc. 6.0 six. ou se e melhor instalar o Red DOt por ser mais leve e mais fixavel

  25. Claudiomiro p costa
    5 de fevereiro de 2013 at 12:37

    Comprei uma nitro 6.0 qual luneta ideal para distancia de 100 metros?

  26. emanuel pedro
    27 de fevereiro de 2013 at 14:41

    gente eu irei comprar 1 balestra esse ano e gostaria de saber se como foi falado a mira laser é de uso militar + existem canetas e lanternas q usam laser se for colocado na arma estará dentro ou fora da lei pois afinal será 1 mira de “gambiarra”. e qual seria melhor eu comprar pra balestra red do ou luneta 4×32 eu vou comprar os 2 + queria dicas a balestra é eficaz em ate 50m

  27. Samir
    27 de fevereiro de 2013 at 15:47

    Opa… queria saber qual a melhor arma para longa distancia (precisão e potencia)a Nitro Six CBC 6mm ou a Sumatra pcp 500 5,5? Em beleza a sumatra dá de 10 a zero, mas infelizmente no preço também. Mas para mim o mais importante seria a precisão a longa distancia. Também queria saber quais os acessorios fundamentais, para manutenção, alimentação etc. Ou se vem tudo quando compra a arma. Quem puder responder ficarei muito grato.

  28. 17 de março de 2013 at 02:57

    Gostaria de saber que tipo de luneta é recomendado para carabina Hatsan 80 5.5 mm?

  29. francisco glaydson nobre azevedo
    9 de abril de 2013 at 00:12

    tenho uma cbc sic 6.0,queria saber qual a luneta para essa carabina,e se red dot serve.
    eu não estou conseguido ajustar a mira,por isso não estou conseguido acertar o alvo.
    obrigado.

  30. Gabriel
    11 de abril de 2013 at 01:42

    Eu comprei um red dot já faz um tempo e uma grande dificuldade que eu tenho e de calibra-lá
    Alguém poderia ajudar aí se tem um modo fácil de fazer isso ?
    Obrigado !!

  31. gustavo
    27 de abril de 2013 at 12:57

    quanto custa um red dot,e como calibra-lo?

  32. Rafael Cunha
    16 de junho de 2013 at 20:33

    Ola… Boa tarde…
    Comprei uma carabina de pressão CBC F22 5.5 ela veio com um RED DOT porem não aparece a mira holografica… Já tentei de tudo… Será que é a bateria deve ter acabado ou algo do tipo… Como faço pra trocar… Ou qual será o problema…
    Desde já agradeço a ajuda…

  33. claudinei
    8 de agosto de 2013 at 22:31

    Ola boa noite . Nao pude deixar de rraparar o comentario do amigo PM . Eu tenho uma puma 38 ela proporciona tiros ecelentes com mira aberta ate 60 mtrs se vc praticar vai ver que e muito boa. Sem contar que pra instalar uma mira optica nessa arma vai matar ele fica muito feio ela nao vem com trilhos e o que vc tem que colocar e deveras orroroso.

  34. Ivo
    12 de agosto de 2013 at 02:10

    Boa noite ,recentemente adquiri uma Carabina de Pressão F18 Nitro-X 1300 4,5 ,e gostaria que de saber qual a luneta mais indicada pra ela.Li em alguns sites sobre a 4 x30 mais ainda tenho duvidas.
    Atenciosamente: Ivo

  35. Enzio
    7 de setembro de 2013 at 19:16

    Gostaria de contribuir um pouco com os colegas atiradores. Tem um jeito fácil de regular a mira de luneta ou red dot.
    Não esqueça de tomar todos os cuidados com a segurança pessoal, de terceiros, inclusive animais domésticos, lembrando de jamais permanecer entre a carabina municiada e o alvo.
    Com sua luneta ou red dot (chamarei de aparelho de mira para resumir os dois) devidamente instalados, remova a proteção metálica dos calibradores, os quais obedecem sentidos horário e anti-horário para regulagem da mira. O superior, geralmente quando girado em sentido horário movem a mira para baixo e vice-versa, o lateral, quando girado em sentido horário, move a mira para a direita e vice-versa também.
    Agora partimos para confecção de nosso alvo.
    Coloque várias revistas no interior de uma caixa de papelão retangular que servirão como contenção do chumbinho. Repouse esta caixa em cima de uma mesa ou cadeira a uma certa distância de onde será realizado o disparo (10 a 20 metros)e a uma altura semelhante a uma mesa que servirá de suporte para carabina. Faça em uma folha em branco o desenho de uma cruz de 10cm x 10cm com uma caneta ou pincel que permita sua visualização a olho nu a distância. Em seguida, fixe esta folha na caixa com grampeador ou cola. Posicione a carabina já municiada apontada para o alvo, (sobre uma toalha dobrada) sobre uma mesa, de modo que o gatilho e o cabo fiquem para fora, para podermos ter um bom apoio e mantermos o padrão dos disparos.
    Ao realizar a visada em seu aparelho de mira, mire no ponto de interseção da cruz. Efetue o disparo. Observe o ponto de impacto e a distância que este ficou do ponto desejado. Recarregue a carabina e faça uma nova visada através de seu aparelho de mira no centro da cruz.
    Neste momento, sem mover a carabina, calibre a mira girando os calibradores superior e inferior em direção ao PONTO DE IMPACTO DO DISPARO ANTERIOR.
    Agora faça uma nova visada movendo A CARABINA em direção ao centro da cruz e realize um novo disparo.
    Repita o procedimento até o efeito desejado.
    Espero poder ter contribuído.

  36. 10 de outubro de 2013 at 01:32

    muito boa e eficiente sua explicaçao, parabens

  37. 10 de outubro de 2013 at 01:41

    muito boa a sua explanaçao sobre lunetas….

  38. 20 de outubro de 2013 at 20:01

    boa tarde, qual luneta posso usar em uma hatsan 125 5.5 com pistao aliviado e gas ran de 75 kg, para nao correr risco de quebra da luneta desde ja agradeco.

  39. taymes
    31 de outubro de 2013 at 18:50

    parabens pelo poster, muito esclarecedor, obrigado!!!

  40. fred
    16 de abril de 2014 at 01:25

    excelente sua explicação, parabens.

  41. rodrigo marinho
    3 de janeiro de 2015 at 14:47

    Muito padrão a matéria. Agradeço as informações.

  42. Miguel
    17 de maio de 2015 at 02:45

    Boa noite!
    Por favor, quero saber qual é melhor: esta ou a mira Luneta 4×32 com Retículo mil Dot Luminoso? É possível usar esta sem a bateria. Posso fazer o mesmo com a Red Dot Holográfica? Outra coisa: quanto custa a bateria dos dois tipos de mira e onde encontrar a bateria? Quero saber também se posso utilizar essas duas miras na espingarda de pressão Fixxar 5.5 mm. Reforçando esta pergunta: é possível mirar no alvo com a Red Dot Holográfica sem a bateria de dia e a noite?
    E a lazer: é melhor do que as duas ou não? Com este tipo dá pra mirar de dia e a noite?
    Aguardo seu retorno o quanto antes.
    Grato.
    Grato.
    Att,
    M.

  43. agademilton
    19 de agosto de 2015 at 06:00

    Eu tenho uma cbc jade tradicional eu estou querendo colocar uma luneta da tasco 4×20 será que essa luneta aguenta os impacto numa boa . e será que ela não vai desregular com facilidade após alguns tiro. Pois eu moro no nordeste aqui tem muita claridade e sol forte será que isso ajuda a entrada de luz no interior dela .já que ela absorver pouca luz dentro dela?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing