Qual o melhor equipamento de sobrevivência?

melhor-ferramenta-de-sobrevivenciaComo não especialista, mas apenas um entusiasta das técnicas de sobrevivência em ambientes hostis, já tive muitas opiniões que foram mudando com o tempo, a partir, principalmente, de leituras e experiências pessoais, pelo menos em momentos de lazer. É possível que você encontre vídeos e textos de minha autoria onde a minha opinião já não é mais a mesma.

Existem muitas tags (correntes de divulgação) nos canais do YouTube que questionam qual a melhor faca, melhor isso, melhor aquilo. No final das contas eu já tive opiniões sobre melhores equipamentos, e hoje, minha cabeça é muito diferente.

Considero que a melhor ferramenta é uma boa cabeça. Sem um preparo psicológico adequado, ou simplesmente força de vontade, não há equipamento que te faça passar pelas dificuldades impostas pela natureza.

Mas nem por isso ferramentas são menos importantes. Elas podem facilitar, aumentar o tempo de sobrevivência, ou simplesmente criar condições mais confortáveis para a permanência durante situações extremas. Mas quais são mais importantes? A melhor resposta quase sempre é: depende!

Só no Brasil, temos os mais diversos ambientes. Locais com períodos do ano onde as chuvas são frequentes ou simplesmente não chove; locais com muito calor ou muito frio; praias, florestas densas, cerrado, entre tantas outras situações. Se extrapolarmos para o resto do mundo, aí temos de neve até vastos desertos. Em cada situação, a ferramenta ou conjunto de ferramentas que podem melhor auxiliar seriam muito diferentes.

Vamos exemplificar. Numa região florestal ou à deriva em um bote em alto mar, você gostaria de contar com as mesmas ferramentas? Preso no alto de uma montanha gelada devido ao mal tempo ou perdido numa região árida, quais utensílios te seriam mais úteis?

Perceba que a resposta a essa questão é deveras complicada. Por vezes poderíamos querer contar com algo para auxiliar a fazer o fogo, e talvez essa seja uma ferramenta das mais importantes na maioria das situações (será?). Mas em alguns locais, pode ser mais importante possuir um casaco bem quente, ou até mesmo um poncho impermeável ou tenda para protegê-lo de chuvas constantes. Lembre-se que a hipotermia pode te matar bem rápido. E uma faca, ela realmente seria útil em todas as situações?

Vamos facilitar as coisas. Em se tratando de lâminas, qual é a melhor? Antigamente eu não dispensaria um facão, devido ao fato das regiões que costumava andar possuírem mata densa, onde o uso do facão facilita muito o deslocamento. Hoje já penso que uma machadinha poderia facilitar muito alguns trabalhos como a construção de abrigos ou preparar a lenha para a fogueira. E o que me dizem de um canivete multiuso, daqueles com lâmina, serra e uma dezena de ferramentas? Eu gostaria de contar com todas essas ferramentas! Mas se numa situação hipotética de um barco afundando num rio qualquer, e você só ter tempo de agarrar uma dessas ferramentas para levar para a margem, qual seria? É uma questão realmente difícil de responder, eu me peguei pensando sobre isso recentemente, e não consigo escolher um único item, nem mesmo no ambiente que estou mais acostumado a transitar.

O ideal é sempre carregar um conjunto de utensílios e kits visando o seu bem estar, mas em situações extremas as variáveis são muitas, não vejo como bater o martelo nas escolha de uma única ferramenta! Como diria Bruce Lee: “seja água, meu amigo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing