Qual carabina de pressão comprar? De 4.5mm, de 5.5mm ou de 6.0mm?

A escolha do calibre de uma carabina de pressão nem sempre é fácil (vulgarmente chamada de espingarda ou “espingardinha“). Este texto aborda cada calibre separadamente para você possa aprender como fazer a sua própria escolha. O que você ler aqui poderá ser aplicado para qualquer marca: CBC, Gamo, Rossi, Hatsan, entre tantas outras marcas. Espero que o texto seja simples e direto!
4.5mm

É meu calibre preferido, por ser menor, podemos ter horas a mais de diversão a custos bem mais acessíveis, é ótima para tiros de precisão e até mesmo para brincar com latinhas e afins. Estes tipos de projétis, costumam ter uma trajetória retilínea por mais tempo que os de 5.5mm, ou seja, em distâncias maiores, tendem menos a perder altura, porém sofrem mais a ação do vento em locais abertos. Esta questão da trajetória do projétil e da ação da gravidade, vou deixar para blogs e sites em que nerds em física possam dar mais detalhes, a minha intenção é passar as diferenças básicas entre os calibres. A questão da precisão do tiro depende de vários fatores: do peso e do tipo do chumbinho; da arma e, do mais importante, do atirador! Levando em conta que os tiros com mira aberta são geralmente entre 10 e 20m, isto não será um problema em nenhum dos calibres. Existem projéteis de várias marcas, formatos e pesos. Quanto mais pesado, geralmente mais estável. Existem alguns formatos adequados à caça, outros às competições. Com uma verificação visual rápida, já podemos perceber a qualidade dos chumbinhos, prefira sempre os que não costumam apresentar imperfeições, pois uma folga na câmara de carregamento, pode danificar sua arma e prejudicar na precisão. É o calibre permitido na maioria das competições.

5.5mm

O chodó das carabinas de pressão atuais. Quando não conhecemos o calibre, vamos pensando em sensacionais destruições, por se tratar de um 22. Não espere resultados sequer parecidos com armas de fogo, garanto que não dá emoção alguma, além do mais, um cartucho 22 também não é lá estas coisas no mundo das armas de fogo. Se o seu objetivo for a eliminação de pragas, como ratos, é a carabina ideal. Por possuir mais massa, este tipo de calibre obviamente causa um estrago maior que os projéteis de 4,5mm. De um modo geral, também é mais adequado para locais com muito vento, justamente por ser mais pesado. Porém, como vimos na descrição do calibre 4.5mm, podemos comprar projéteis mais pesados para dar mais estabilidade ao vento nos dois calibres, claro, com vantagem para o 5.5mm. Algumas armas, como as turcas Hatsan e as CBCs Nitro, possuem uma mola com uma força razoável, conseguem fazer um certo estrago em tábuas duras, até mesmo a CBC Montenegro F22 também consegue perfurar bem alguns pedaços de madeira. Mas depois de pouco tempo esta brincadeira enjôa e ficamos querendo novamente uma arma com chumbinhos mais baratos, para atirar mais por um custo menor. Sobre peso e imperfeições, valem as mesmas regras que os chumbinhos de 4.5mm. Este calibre geralmente não é permitido em competições oficiais, mas atualmente, existem competições de Field Target em que este calibre é muito utilizado.

6.0mm
Segue o mesmo raciocínio do calibre 5.5mm, porém com um pouco mais de massa. É um calibre exclusivamente produzido pela CBC para atender à legislação nacional quanto às carabinas de pressão.

Qual a melhor carabina de pressão?

A resposta só depende de você! Analise que tipo de diversão você pretende ter com sua carabina. Se espera grandes estragos com os calibres de 5.5mm ou até mesmo o de 6.0mm, irá se decepcionar rapidamente, pois não dá para comparar uma carabina de pressão com uma arma de fogo.

O calibre 4.5mm é mais barato, proporciona ótima diversão em latinhas e afins, e também é o calibre mais aceito em competições oficiais.
Já li excelentes comparações sobre calibres, marcas, formatos e peso de munição para carabinas de pressão. Para aprofundar-se, utilize sempre o Dr. Google!

O site Tocandira recomenda a compra de carabinas de pressão, acessórios e artigos de camping na Ventureshop. Para ver os modelos de carabinas disponíveis, acesse os links:

Leia também:

96 comentários para “Qual carabina de pressão comprar? De 4.5mm, de 5.5mm ou de 6.0mm?

  1. 9 de dezembro de 2011 at 18:42

    Particularmente em carabinas de mola, a não ser que seja muito potente, iria de 4,5mm… já nas PCP’s iria de 5,5mm…
    Abraço!
    Alexandre

  2. gasparello
    9 de dezembro de 2011 at 18:51

    Atualmente também prefiro as de 4,5mm. O motivo é muito simples, posso atirar mais com chumbinhos de qualidade gastando menos!

  3. André
    15 de fevereiro de 2012 at 17:10

    Gasparello, tenho uma dúvida: estou pretendendo comprar minha primeira carabina de ar. Minha primeira opção era a gamo hunter 440 5.5mm. Porém, através do teu blog, conheci a weihrauch hw 57 e pesquisando melhor me interessei pela weihrauch hw 50s.

    A questão é que a marca alemã é de média potência (em 4,5mm = 250mps), enquanto a gamo hunter 440 é de alta potência. Dessa forma estou em dúvida, porque em princípio vou atirar no quintal da casa (em latinhas) que tem mais ou menos 10 metros. Por outro lado, tenho um sítio onde tb posso atirar a distâncias maiores (100m por aí).

    Dessa forma, como a hunter 440 é de alta potência, a escolheria em 5.5mm e a hw 50s como é de média potência, em 4.5mm. Assim, queria saber a tua opinão, já que possui as duas marcas: no meu caso, a diferença de potência das armas faria muita diferença para longas distâncias? a weihrauch teria potência suficiente? Quanto ao poder de destruição em latinhas, de 4,5mm para 5.5mm faz muita diferença? Se puder me responder essas questões ficarei muito grato. Obrigado e parabéns pelo blog…

    • gasparello
      15 de fevereiro de 2012 at 20:51

      É difícil comparar a distância de tiro porque minha Hunter é de 5.5mm com gasram, ou seja, não é original. Já a HW57 é 4.5mm original de fábrica.

      Com a Gamo Hunter de 5.5mm, o chumbinho baixa muito em distâncias maiores, deixo a minha regulada sempre para os 30 metros. Dá para atirar mais longe, mas quanto mais longo o tiro, mais o projétil de 5.5mm irá baixar. Você tem que fazer várias compensações diferentes em distâncias diferentes. Já a HW57 de 4.5mm, eu fiz tiros de até 70 metros apoiado, a potência é igual ou similar, se não me engano, à HW50. Nos 70 metros o chumbinho baixou pouca coisa em relação à distâncias menores. Falando apenas em calibre, para tiros mais longos prefiro o de 4.5mm, que se manterá numa trajetória retilínea por mais tempo.

      Repare que minha comparação é difícil devido a serem armas de calibres diferentes. Eu iria de Weihrauch de olhos fechados em qualquer calibre. Não tem comparação. Sobre o calibre, particularmente prefiro o de 4.5mm por poder atirar mais pagando menos. Nunca atirei com a hw50, mas só tendo as duas marcas lado-a-lado para ver o quanto a Weihrauch é superior. O recuo da minha é muito menor do que da Hunter, o gatilho original da Weihrauch é fora de série, muito melhor que o da Gamo.

      Por outro lado, se você quer ver algum estrago, necessariamente terá que optar pelo chumbinho de 5.5mm. As vezes atiro em caixinhas ou latas com o calibre 4.5mm e a caixinha nem chega a se deslocar, fico até em dúvida se acertei e tenho que ver de perto. Com o tempo, a brincadeira de fazer furos em tábuas ou de fazer uma latinha pular irá cansar. O melhor é acertar o alvo, mesmo que de papel e atirar mais pagando menos, por isso, minha preferencia é por armas de 4.5mm. Questão de gosto pessoal.

      Se puder optar por uma Weihrauch de qualquer calibre, não irá se arrepender.

  4. 16 de fevereiro de 2012 at 14:56

    Corrigindo minha postagem anterior, iria sempre de 4,5mm mesmo em PCP pelo que li sobre autonomia de tiros… no 5,5mm iria apenas em carabinas magnum para outro tipo de divertimento, que seria a simples diversão em tiros longos… porém teria que gastar mais com chumbos mais pesados e de qualidade… um fator que levo muito em consideração…
    Com relação a sua dúvida, iria de HW50s de olhos fechados… rs… lembrando que essas velocidades são declaradas pelos fabricantes utilizando chumbos leves… geralmente com chumbo de qualidade as VO’s sempre caem… por relato de amigo a HW50s é muito precisa até uns 50m ficando pau a pau com a TX, depois disso a TX dá pau… mais que essa distância acho que ele não chegou a atirar…
    Sem vento, penso que o chumbinho 4,5mm será mais preciso…
    Abraço!

  5. André
    2 de março de 2012 at 01:09

    Obrigado pelas informações de todos. Acabei de comprar a minha carabina em uma viagem que fiz. É a gamo hunter igt em 4,5mm. Infelizmente não encontrei as weihrauch e assim tive que escolher a gamo mesmo (espero que ela dure um bom tempo com aquele plástico perto do cano). Efetuei poucos disparos até agora, e confesso que o barulho vai ser um problema com os vizinhos haha. E, realmente, os chumbinhos 4,5 são mais negócio quando se trata de dinheiro.
    Abraços!

    • gasparello
      2 de março de 2012 at 10:47

      Parabéns pela carabina! A minha Hunter tem peças plásticas e muitos disparos. Nunca tive problemas!

  6. Juninho
    14 de março de 2012 at 03:38

    Oi gasparello…obrigado pelas respostas….como lhe disse, gostaria de uma carabina com potência e para tiros distantes….não tenho experiências com essas armas novas (como disse anteriormente, tenho uma 4,5 da Rossi da década de 70).
    Quero comprar uma carabina com luneta…essa Beeman que usa od dois calibres já vem com luneta e teria a opção dos dois calibres, mas ela tem qual alcance?
    Como lhe disse também tenho preço da Norica Atlantic 5,5 com luneta 3x9x32, por 1.028,00.QUAL DESSAS VOCE ME INDICARIA?
    Obrigado

    PS: Me desculpe as perguntas repetitivas, pois estou ancioso pra a compra

  7. 14 de março de 2012 at 19:05

    Juninho,

    Até agora não tive a oportunidade de atirar com uma Beeman, então não posso comparar. Em um post da Hatsan 95, o Alexandre fez alguns comentários, entre eles, cita a Beeman dual caliber e Norica. O link é o que segue: http://blog.tocandira.com.br/tiroesportivo/hatsan-95/

    Os vários fóruns sobre carabinas de pressão podem te dar uma luz!

  8. Junior
    16 de abril de 2012 at 15:00

    Tocandira tenho uma duvida já tenho uma carabina de pressão 4.5mm.
    Eu queria saber sua opinião sobre as carabinas CBC nitro X1000 e X1300.
    Se a marca CBC é boa ou não.
    Excelente Blog, continue assim.
    Abração…

  9. Junior
    16 de abril de 2012 at 16:03

    Obrigado cara. Valeu mesmo…

  10. alexandre
    3 de maio de 2012 at 18:33

    A Nitro 1300 pelo que andei lendo teve muitos problemas relatados, a Nitro 1000 parece que tem um certo diferencial e vem com uma mola mais suave (acho que 70kg contra 88kg da Nitro 1300)… não esqueça que para atirar com carabinas mais potentes vc terá que fazer mais força p descanhotar e tb comprar chumbos mais pesados e elaborados, consequentemente bem mais caros…

    Pelo preço dessas duas carabinas magnum, há opções que considero melhores, como a própria HT125 ou a B-22… mas se optar por 4,5mm já pode partir p uma HW50S que será uma arma top e versátil, que sairá na faixa dos 1.800,00…

    Da CBC gostava muito da Montenegro STD GII, mas saiu de linha e algumas pessoas reclamaram da inconstância dos canos, vindo alguns muito bons e outros péssimos…

    Uma excelente carabina de baixa potência p a prática de papel 10m é a CBC 6102 que nada mais é que a BAM 12-6… essa carabina depois de uns tunings fica top para a prática dessa modalidade e conta ainda com a confiabilidade da garantia CBC que já foi atestada por muitos como sendo muito boa…

    No caso de carabinas de alta potência com bom CxB, pode-se optar pelos novos modelos importados pela CBC tb, que na verdade são as B 19-18 que tem a mecânica copiada da Hunter 440 (b 19-18, stoeger x20, kral e phantom)… nessa linha temos a CBC B19S que é uma boa opção pelo preço e tunings possíveis… particularmente gostei mais da que tem a coronha TH (vazada), muito leve e sem tranco, porém ficou bem mais cara q a 19s…

    No caso da Hunter 440 acho uma excelente carabina e o pessoal estava questionando sobre o polímero do bloco aguentar o atrito com o metal, porém até agora não vi relato algum de problemas com essa carabina…

    Abraço a todos!

    Alexandre

  11. edison klaesener
    10 de maio de 2012 at 00:07

    quero comprar minha primeira carabina de ar, gostaria de receber opiniões com relação a gamo cfx royal

    • gasparello
      10 de maio de 2012 at 16:14

      Eu gosto do modelo CFX Royal, é uma carabina que compraria.

      Abraço

  12. michael
    28 de junho de 2012 at 13:05

    Em eu queria comprar uma espingarda 5.5 que atire com bala de 22. Minha pergunta é: todas as 5.5 atiram com bala de 22.

    • José Luciano Gasparello Filho
      28 de junho de 2012 at 17:20

      Para que isto seja possível, seria necessário fazer uma adaptação com auxílio de um armeiro. Não é aconselhável, mas é possível. A energia de um cartucho 22 é bem maior do que um projétil disparado por ação de mola. Pode ser perigoso fazer uma adaptação dessas devido ao fato de uma carabina de pressão não ser preparada para trabalhar com uma energia muito grande, além do mais, vale lembrar que você passaria a possuir uma arma ilegal.

  13. michael
    1 de julho de 2012 at 23:14

    muito obrigado gostei muito de visitar sua pagina!!

  14. marcos
    2 de julho de 2012 at 19:56

    Olá pessoal, tenho uma cbc standard,comprei para começar a atirar,agora que to mais experiente queria comprar uma gamo ou de uma marca melhor com tiros mais potentes, qual 4.5 voces indicariam?

  15. luciano
    6 de agosto de 2012 at 23:01

    gostaria de saber qual sua opinião sobre a COMPRA de uma Carabina de Pressão Fiora – 4.5 mm, Carabina de Pressão CBC Modelo 6102 – 4,5 mm ou Carabina de Pressão Rossi Dione Black Optic 4.5 mm.
    Qual vç aconcelharia a comprar.

    • José Luciano Gasparello Filho
      7 de agosto de 2012 at 11:01

      Não gosto de opinar na compra de carabinas. Entra sempre o gosto pessoal do atirador, e não quero ter envolvimento em alguma carabina que o atirador venha a não gostar. Frequente fóruns, leia bastante, mas o melhor mesmo é ver alguma de perto, seja em lojas, clubes de tiro ou carabinas de amigos.

      Atenciosamente

      Gasparello

  16. 8 de agosto de 2012 at 20:04

    Parabéns pelo blog ! Eu sou novo nessas coisas de carabinas de pressão e vou comprar uma , quero fazer a escolha certa , na sua opinião a CBC Montenegro Standard G II é uma boa carabina ?

    Obs : vou praticar tiros com luneta a 10~50 m

  17. alexandre
    10 de agosto de 2012 at 05:41

    Jamil… dá uma olhada nas novas CBC’s que estão sendo importadas da China… acho um melhor negócio, pois se quiser fazer modificações futuras, como GR e gatilho regulável, elas aceitam tranquilamente…
    São elas a B19s (coronha de polímero), B19-14 (coronha de madeira com bandoleira e túnel na massa de mira) e B19-17 (coronha TH, que é aquele buraco onde passa o dedão + muzzle)… são um ótimo CxB, aliando uma boa potência com boa precisão… não é carabina TOP, mas vc com certeza vai se divertir muito!!!!
    Abraço!
    Alexandre

  18. Ivan
    11 de agosto de 2012 at 17:40

    Olá Gaparello! Estou à procura de uma carabina 4,5mm para competir em provas à 10 metros de distância. Como existem muitas carabinas no mercado estou com muita dúvida de qual comprar.Pretendo escolher entre as marcas HATSAN, NORICA E GAMO. Dessas 3 marcas qual você acha que é a melhor? Qual carabina você usa para atirar nesse tipo de prova?

    • José Luciano Gasparello Filho
      12 de agosto de 2012 at 23:51

      Papel a 10 metros, dentre as marcas citadas, prefiro Gamo com molas mais fracas, mas boa mesmo (com mola convencional) são as alemãs da marca Weihrauch.

  19. Gabriel
    14 de agosto de 2012 at 14:31

    Olá, Sou leigo nesse assunto de carabinas, comprei essa semana uma CBC f22 5,5 – montenegro – mas ela é muito macia na hora de comprimir o ar.. é normal isso? é bem macia mesmo.. acho que nao esta com tanta pressao… é assim mesmo???alguem ai pode me ajudar?
    Obrigado.

    • José Luciano Gasparello Filho
      14 de agosto de 2012 at 16:19

      À distância, é difícil dizer. Tá com um bom impacto? Tá perfurando madeira? Eu basculo facilmente uma CBC f22 enquanto amigos meus sofrem. É um tanto relativo. Comprou usada?

  20. Gabriel
    14 de agosto de 2012 at 17:05

    comprei na loja, novinha… ela eh macia , nao preciso fazer força.. nao tentei textar em madeira nao, qntos metros ela alcança? vou textar por distancia… e fazer esse texte na madeira tbm pra ver se perfura..

  21. Gabriel
    17 de agosto de 2012 at 13:24

    alguem ai me ajuda.. COMPREI A CARABINA ->CBC F22 B12-6 nao sei se a pressao ta normal ou se tenho que ir à loja e solicitar troka… fiz o texte, a pressao de perto, ate uns 20 metros é boa! mas pra longa distancia ( 100m ~ 150m ) é muito fraca.. e para bascular esta bastante macia.. se eu saculejo ela faz barulho como se tivesse algo solto dentro,estou com duvidas em relação a isso, se alguem puder me ajudar, agradeço desde ja.

  22. Gabriel
    23 de agosto de 2012 at 18:14

    troquei a CBC F22 B12 5,5 ( QUE ESTAVA COM PROBLEMAS ) PELA 4,5 (ambas montenegro).. a 4,5 veio ótima!! gostei! so falta eu comprar uma luneta =)

    • José Luciano Gasparello Filho
      23 de agosto de 2012 at 18:44

      Quem bom que seu problema foi resolvido!

      Bons tiros!

  23. alexandre
    29 de agosto de 2012 at 04:11

    Gabriel…

    Já aconteceu comigo e o barulho quando chacoalha pode ser a mola que se partiu…

    porém tiros a mais de 100m são mais sorte que potencia da carabina, pois nessa distância os chumbos sofrem muito a ação do vento… imagino que poucas carabinas “springer” irão te satisfazer a essa distância (100 a 150m), sendo mais recomendado uma magnum, porém a dificuldade com instalação de lunetas vai complicar um pouco, pois as mesmas dificilmente aturam carabinas magnum… poderia se divertir melhor com algumas pcp’s…

    já acertei frascos de desodorante a aproximadamente 80-85m na mira aberta com a Phantom 4,5mm (com gr de 45kg) e te digo que foram muitos tiros p conseguir acertar, porém foram tiros informais sem muita pretensão e com muita comemoração depois de ver o frasco cair… no 4,5mm normalmente marcou mas não perfurou…

    Abraço!

    Alexandre

  24. Gabriel
    14 de setembro de 2012 at 17:52

    Valeu ai Alexandre e Luciano Gasparello, obrigado pelas dicas e pela compreenção. gostei desse blog, valeu ai galera!!! abraço

  25. Anderson cristiano
    24 de setembro de 2012 at 23:47

    Boa noite Amigos do tiro esportivo, tenho uma cbc nitro 1000 e p-ratico com ela tiro a dez metros em alvos de papel,mas acho que ela é muito forte o tiro, gostaria de saber qual é a espingarda endicada para o tiro esportivo a dez metros, ja me disseram que as gamo são muito boas.

    • José Luciano Gasparello Filho
      24 de setembro de 2012 at 23:57

      Caro Anderson,

      Depende muito de seus objetivos. Geralmente, para tiros até 10m, o ideal é procurar por carabinas com molas mais fracas, independente da marca.

      Abraço

  26. carlos santos
    2 de outubro de 2012 at 23:59

    olá Gasparello,
    estou em dúvida entre algumas carabinas:
    hatsan 80 x sas 5.5
    hatsan 95 sas 5.5
    beeman dual calibre 4.5 5.5
    gamo swadow 640 5.5

    bom me agrada a idéia de dual calibre mas pelo visto tem pouca gente usando são poucos os comentários que vi, o que você acha?
    me ajuda ai!valeu.

  27. Rodrigo Cervi
    11 de outubro de 2012 at 21:07

    Olá, vi que vc tem um grande conhecimento em carabinas, o que vc me diz a respeito da marca fiora????

  28. Maycon Rodrigo
    12 de outubro de 2012 at 16:31

    Prezado Amigo. Sou admirador de armas, como pelo jeito vc também é. Eu tenho uma Carabina Taurus/Rossi Model 92 44-40WIN, que faz um tremendo estrago em alvos maiores, contudo é imprecisa a longas distâncias devido ao peso do projetil e o custo da munição também atrapalha o uso frequente (R$ 8,00 a unidade). Assim queria um rifle de pressão que seja mais preciso para tiros em ambiente livre de maior distancia 30 a 80 metros. Ou seja, uma arma totalmente oposta ao que ja tenho. Estou tendencioso para o calibre 4.5, pois concordo que seja mais retilineo devido ao pouco peso *** trecho moderado ***. Qual vc recomenda para essa finalidade?

  29. Marcel
    15 de outubro de 2012 at 22:54

    Boa Noite Gasparello,

    Estou querendo comprar minha primeira carabina de pressão e estava pesquisando sobre o assunto e vi num blog voce comentando sobre as diferenças de 4,5 mm e 5,5 mm , muito boa a explicação, porém ainda ficou algumas duvidas e se possível gostaria que me ajudasse!parabéns!
    *** editado pela moderação *** sou de Salvador Bahia e encontrei numa loja com as seguintes armas considerando o custo/benenficio:

    1)CBC Montenegro F22 B12-6 5,5 mm 170 m/s R$ 470,00 (lançamento 2012)
    2)CBC Montenegro F18 b19-S 4,5 mm 305 m/s R$ 600,00 (lançamento 2012)
    3)CBC Montenegro F22 B19 5,5 mm (famosa GII) 240 m/s R$ 800,00

    Tenho uma fazenda e la daria para praticar tiros de grande distacia tipo de 70 a 100m, vi que voce falou que para lugares com vento o calibre 5,5 mm era melhor porem la quando venta, venta muito, então para dar esses tiros de longa distancia so quando estivesse sem vento mesmo, acho que não teria diferença de 4,5 para 5,5 nessa condições…o vento ia tirar o chumbo do seu percusso de qualquer forma,em questão a *** editado pela moderação ***

    acho que para a mim seria ideal a GII,porem Como é a minha primeira e não sei se vou usar muito, não queria investir muito… ficando na duvida da 1 e 2 por apresentar uma pequena diferença de preço, 130 reais, que se realmente atender o que eu quero eu acho que vale a pena essa diferença pois é um modelo moderno com trava no gatilho, ja para a GII seria 330 reias!!!um aumento considerável ai não cheguei a conclusão se vale a pena o investimento…qual a dica que voce pode me dar para eu resolver a qual pegar?

    muito obrigado

    • José Luciano Gasparello Filho
      16 de outubro de 2012 at 22:53

      Tenho recebido tantas mensagens me perguntando o que comprar, que não tenho dado conta de responder, mas invariavelmente prefiro não indicar carabinas devido ao fato das escolhas terem muito do gosto pessoal de cada atirador. Eu posso gostar de algo que outros não gostam, e vice-versa. Prefiro não me envolver nas escolhas de cada um, mas se possível, atire com carabinas de amigos, visite lojas físicas para ver o acabamento. O quanto você tem disponível para gastar também é um parâmetro importante na hora da escolha.

      Espero que compreenda meu ponto de vista!

  30. KLEITON
    28 de outubro de 2012 at 16:32

    Boa tarde, Srs!

    Estou iniciando no esporte, agora, como uma forma de lazer. Gostaria obter informações da carabina de pressão 4,5 mm e a 5,5 mm, pois estou querendo comprar uma, mas tenho muitas dúvidas, como por exemplo: uma marca boa e barata (custo/benefício), que dê pouca pane, qual o seu alcance médio, manutenção e limpesa.

    Att,

    KLEITON

  31. KLEITON
    28 de outubro de 2012 at 22:51

    Boa tarde, Srs!

    Estou iniciando no esporte, agora, como uma forma de lazer. Gostaria obter informações da carabina de pressão 4,5 mm e a 5,5 mm, pois estou querendo comprar uma, mas tenho muitas dúvidas, como por exemplo: uma marca boa e barata (custo/benefício), que dê pouca pane, qual o seu alcance médio, manutenção e limpeza.

  32. João
    28 de outubro de 2012 at 23:07

    Gostaria de saber informações da Carabina CBC Standard B-19S, cal 4,5mm.

  33. Daniel Vieira
    30 de outubro de 2012 at 00:19

    Gasparello, estou querendo comprar uma carabina, estou indeciso entre duas marcas que olhei na internet, uma CBC F22 que eu acho que ta muito cara e esta ROSSI que esta por um preço mais acessível, vou postar o link da carabina ROSSI

  34. Daniel Vieira
    30 de outubro de 2012 at 11:44

    continuando meu post acima, a marca da carabina é esta >>> Carabina Dione New Black 5.5 + Luneta Tasco 4×32 , gostaria de saber se essa carabina vai suprir minhas necessidades de iniciante, sem mais p/ o momento agradeço desde já… e um UP ao seu site q está show… abraços!!!

  35. SAUL
    12 de novembro de 2012 at 01:43

    bOA NOITE, PARABÉNS PELO SITE E PELAS INFORMAÇÕES.ESTOU EM DÚVIDAS EM RELAÇÃO Á ALGUMAS CARABINAS.OUVI FALAR MUITO BEM DA SOCOL TACTIACAL COM VELOCIDADE INICIAL DE 370M/S NO CALIBRE 5,5 DEVE SER UM CANHÃO, ASSIM COMO A HATSAN 150 E A FAMILIA NITRO PRINCIPALMENTE A 1,300 ADAPTADA PARA 5,5. NA SUA OPINIÃO, COMO ME DESCREVERIA ESSAS CARABINAS E QUAL DELAS TEM MELHOR ESTABILIDADE, TIPO COMPENSAÇÃO DE PESO, FÁCIL PARA FAZER ADAPTAÇÕES QUANTO A MOLA (COLOCAR UMA GAS-RAM DE MAIOR PRESSÃO), CANO QUE SUPORTE O MUZZLE , ASSIM COMO UMA ÒTIMA LUNA ENTRE 50 E 80 METROS COM VISÃO NOTURNA QUE NÃO EMBASSE ASSIM COMO RED -DOT.
    OBS : NO VALOR DE 2000,00, O QUE VC COMPRARIA PARA DIVERSÃO E SE TEM ALGUM SITE CONHECIDO QUE VENDA MAIS ENCONTA.
    DESDE JÁ MEUA AGRADECIMENTO E MUITO OBRIGADO PELA RESPOSTA

  36. marcelo
    17 de novembro de 2012 at 23:05

    boa noite gostaria de saber qual Carabina de Pressão e melhor para comprar Fiora – 4.5 mm, Carabina de Pressão CBC Modelo 6102 – 4,5 mm ou Carabina de Pressão Rossi Dione Black plus 4.5 mm.
    Qual vç aconcelharia a comprar.
    seria minha primeira carabina obr.

  37. Luiz
    18 de novembro de 2012 at 19:45

    Olá amigo! Tenho uma hatsan ht 125 e tenho o problema de visada em alvos de competicao, pois, nao consigo ver o alvo, para poder centralizar o tiro e gostaria de saber, se existe alguma massa de mira com fibra optica fininha tipo o da gamo hunter 440 com tunel que possa ser instalada na hatsan ht 125 sem problemas. desde já agradeço!

  38. Ricardo
    24 de novembro de 2012 at 03:39

    Amigo, com uma carabina de 5.5mm é possível quebrar ou trincar o vidro de um carro a uma distância de 50m? É possível perfurar a lata de um automóvel? Obrigado.

  39. macale
    26 de novembro de 2012 at 04:08

    Boas comparações entre os calibres, e tambem é verdade, ninguem vai se decepcionar na hora de se divertir. Arma é arma, se usada para diversão não decepciona nunca…..deve-se sempre tomar cuidado ao manusear, recarregar, não ficar apontando para os outros e sempre ficar espertos com os caras que enchem a cara e fazem merda….. agora pro tal de Luis, troca o oculos amigão e senta chumbo nesse alvo.

  40. sebastião
    27 de novembro de 2012 at 10:16

    Olá pessoal quero entrar nesse mundo de tiros esportivo. Gostaria que me passasse uma opinião…
    Não sei se compro uma carabina 5.5 ou uma pistola 5.5 . Qual é a mais indicada? Obrigado.

  41. 29 de novembro de 2012 at 22:31

    Da pra aumentar a potência de uma carabina ?

  42. willian
    6 de dezembro de 2012 at 03:27

    ola pessoal na opinião de vcs qual dessas carabinas é a melhor para quem quer começar a praticar tiro esportivo?
    carabina pressao gamo shadow sport 4,5mm
    e
    carabina pressao nitro 1000 4,5mm oxidada?
    as 2 estão na faixa dos 1,000.mais pra vcs q ja utilizam qual é a melhor?

  43. Lucas
    26 de dezembro de 2012 at 21:22

    Comprei uma CBC Montenegro B12-S Cal. 5,5 mm.
    A carabina é boa e confiável ?

  44. wanderson lopes fernandes
    8 de janeiro de 2013 at 18:59

    olha gente eu tenho uma cbc 6.00mm , é muito forte, vcs não se arrependerão, faz um estrago considerável.

  45. claudio maia
    11 de janeiro de 2013 at 00:37

    tenho uma cbc 5.5 e quero trocar por uma 6.0 nitro.Nao sei como funciona a manutencao e igual a de pressao?

  46. Jean
    11 de janeiro de 2013 at 01:45

    Ola sou novato em armas de pressão,mas sempre admirei muito e quero comprar uma,quero uma com bastante precisão e uma força de impacto boa,você acha que eu devo comprar uma cbc 5,5 (nacional) ou uma cbc 4,5 (importada)
    obs:se possível responder rapido,já encontrei essas duas pertinho de casa e estou louco para comprar uma hehe

  47. edmar
    28 de janeiro de 2013 at 00:49

    Tenho uma CBC 4.5 B 19 importada, é exelente, muito potente e a melhor em custo benefício, tô muito feliz com ela.

  48. Marcio Oliveira
    14 de fevereiro de 2013 at 23:51

    Boa noite!
    Estou pensando em comprar uma Carabina De Pressão BEEMAN 1072 DUAL CALIBER – Cal 4,5 e 5,5mm, alguém sabe me dizer se é uma boa compra? Gostaria de saber as vantagens e desvantagens. Grato.

  49. 16 de fevereiro de 2013 at 21:53

    Eu prefiro a 4,5

  50. moyses
    27 de fevereiro de 2013 at 20:36

    Eu tenho uma carabina cbc monte negro f22 e uma otima carabina muito confiavel.

  51. Ronaldo
    2 de março de 2013 at 00:05

    Conheço bem carabinas…tenho uma hatsan 150 …mola, levo minhas carabinas ao limite .A hatsan possui um desempenho muito bom, potencia precisão…mas como o colega afirmou acima, não existe luneta que ela não destrua, o mesmo ocorre com partes de sua estrutura que sofrem desgastes prematuros…gerando folgas e quebras no corpo da coronha…Não paga o investimento. ..claro se for praticante. A CBC 6.0 NITRO É calibre mais robusto com isto perde velocidade…uma cbc 5.5 f22 monte negro ainda esta no meu top..seu pistão vem com 800psi mas pode ser recalibrado até 1400 psi…suficiente para derrubar um boi no crânio. Resultado comparativos.

  52. Gustavo Nunes Muniz
    27 de março de 2013 at 21:55

    Excelente Blog.
    A partir das suas informações comprei uma carabina que tem sido um ótimo passa tempo.
    Obrigado!

  53. maxluton
    31 de março de 2013 at 09:02

    como se pode re calibrar uma gas ram de 800psi para 1400psi, conforme comentario do Ronaldo acima?
    E com troca do gas ram?

  54. Eduardo
    31 de março de 2013 at 22:14

    gostaria de saber a mesma coisa que o amigo de cima , sobre almentar a potencia sou iniciante , esotu para comprar uma carabina , e gostaria como funciona este gas ram , como e a manutençao , nao tenho ideia nenhuma alguem pode me ajudar ??sei que com o tempo as de molas perdem potencia estou correto , gostaria de uma resposta completa se puderem me ajudar abraço

  55. francisco
    18 de abril de 2013 at 02:15

    Estou querendo comprar uma arma de pressão….qual e a melhor a pistola ou a carabina? quantos metros consigo atingir o alvo com uma pistola?

  56. Willenaldo
    24 de abril de 2013 at 13:39

    Boa tocandira ajudou bastante na escolha do calibre

  57. paulo
    16 de maio de 2013 at 15:29

    Olá pessoal, a espingarda de pressão 5.5 calça cartucho .22?
    Obrigado!

  58. paulo
    16 de maio de 2013 at 15:42

    Lendo Alguns comentários de cuidado com armas, lembro-me que no ano de 86, eu possui uma espingarda de pressão cal.4.5, uma espingarda muito velha a mola já tinha perdido mais de 50% de sua ação,vazava ar pelo retentor que era uma beleza, estava mascando chiclete em uma roda de amigos e tentei pregar um susto em um deles, coloquei uma bolinha da goma de mascar e apontei para o dedão do pé, feriu, até hj quando nós nos encontramos que eu puxo o assunto ele sorri, mas não acredita que tenha sido goma de mascar, aprendi ferindo o dedão de BOMFIM, espero que os leitores aprendam sem se ferirem ou ferirem um amigo, um abraço !

  59. Luiz Machado Neto
    20 de maio de 2013 at 22:03

    Como se re calibra o gasam de 800lb para 1400lb?

  60. Alexandre
    28 de junho de 2013 at 02:09

    Olá colega. Estou vendo uma carabina para comprar, estou em duvida entre duas 5.5 da cbc, não sei qual tem mais pressão ou mola melhor,poderia me ajudar. A duvida é entre a 5,5 mm Montenegro Standard F22 GII CBC ou Classic Plus B19-17 Calibre 5,5mm – Amadeirado com Oxidado Negro – CBC . Desde já meu muito obrigado.

  61. herikson
    8 de julho de 2013 at 00:02

    para quem quer so se divertir qual quer carabina serve ,mas tem gente comprando carabina de pressão para usar como arma de fogo.pois bem quer fazer estragos existe no mercado brasileiro a pump cal.12 que e mais barata que certas carabinas de pressão ,so ir em uma loja especializada da entrada na papelada se filiar a um clube de tiro e mandar chumbo!!!

  62. 15 de julho de 2013 at 13:14

    Eu tenho uma CBC Montenegro f22 quando comprei ela perfurava tabuas a ate 30 metros so que com o passar do tempo ela veio ficando meio fraca mas da pra dar tiros ainda com alta precisão será que troco de mola?

  63. Ricardo Ribeiro de Oliveira
    22 de julho de 2013 at 12:19

    Bom dia. Bom minha pergunta é bem simples. Já tive duas Hatsans uma 135 e uma 155, ambas me quebraram as suas respectivas lunetas e acebei vendendo-as. Agora que estou procurando uma carabina em que eu possa instalar sem preocupação uma boa luneta para tiros de precisão em laranjas, abacates e jacas a longa distância 30 a 60 metros. Gostaria que essa fosse do calibre 5.5 mm devido ao maior impacto, contudo, não quero investir uma fortuna numa PCP! Acho que uma com Gas-Ram seria a ideal. Volto a ressaltar, essas duas carabinas que já tive tinham o recuo mto forte! Gostaria de algumas sugestões de marcas e modelos. Desde já Agradeço e PARABÉNS pelo Forum!!! Att, Ricardo.

  64. Roberto
    31 de julho de 2013 at 18:49

    Olá! Comprei uma carabina Cbc Monte negro especial 5.5 acho que não fiz uma boa compra não pela carabina que por sinal é bem elogiada , mais sim pq minha intenção era praticar tiros mais precisos em maior distância, mais tudo bem.Agora gostaria de saber como funciona a manutenção e oque devo fazer como primeiro passo antes de sair praticando.

  65. lincon
    5 de agosto de 2013 at 21:45

    4.5 ou 5.5
    POR QUE NAO OS DOIS
    pesquise carabinas DUAL CALIBER que comporta os dois
    e so trocar o cano para o tamanho do projetil desejado
    ( coisa de 2 parafusos)

  66. israel ferreira martins
    14 de agosto de 2013 at 23:45

    olá amigo eu to querendo compra uma carabina de pressão crosman 1077 4.5, gostaria de saber se essa carabina e boa mesmo???

  67. 20 de agosto de 2013 at 22:12

    eu não vi como calibrar pistão gás ram 800lb para 1400lb

  68. Carlos Jr
    26 de setembro de 2013 at 23:26

    Ola gostaria de saber um pouco a respeito das carabinas de pressão Hatsan 95 e Hatsan 125.São armas boas?Será que a troca das guias de mola por cilindros do gas ram evita a quebra da luneta?

  69. Lucas prado
    21 de outubro de 2013 at 17:42

    Boa tarde.

    Comprei uma Rossi Dione 5.5, e ouvi dizer que é ruim, pois a mola estraga rápido e o cano fica bambo com o uso, isso é verdade?

    Desde já obrigado.

  70. figueredo
    10 de novembro de 2013 at 18:02

    amigo obrigado pelas suas instruções, gostaria que vc falace quanto tempo essa carabina pode permanecer aberta so no primeiro estagio?

  71. 27 de março de 2014 at 22:05

    BOA NOITE, O CALIBRE 5,5 É PERMITIDO NO BRASIL SEM REGISTRO.

  72. Edvaldo Oliveira
    28 de março de 2014 at 21:48

    todas são boa na minha opinião pois tenho os três modelo o que diferencia é potencia e preço agora o que vc tem que ver seria o quanto vai usar eu daria preferencia a fiora devido a manutenção como restauro algumas carabinas pode ser o modelo mais antigo da antiga urko que hoje é Fiora ainda consigo peças ja as cbc e rossi não mais tudo isso tem que ser pesado na compra.

  73. Joilson
    1 de abril de 2014 at 22:11

    Tenho experiencia com arma de fogo, mas, com espingarda de chumbinho, não, so nesses parques de diversão, as vêzes. Gostaria de saber qual espingarda de chumbinho comprar. Penso em coisa mais barata, apenas para treinar na cabeça do morão em laranjas ou em abricos.
    Obrigado.

  74. Joilson
    1 de abril de 2014 at 22:14

    Para se ter uma espingarda de chumbinho ou uma carabina, acho que é a mesma coisa, preciso ter registro ou se não tenho, posso ser importunado pelas autoridades?
    Obrigado.

  75. Germano
    25 de agosto de 2014 at 19:06

    Olá. Gostaria de saber se alguém de vocês têm experiência com a marca de carabina de pressão KRAL mais especificamente o modelo AI 255S calibre 5,5mm. Essa carabina é boa? Não dá problema de funcionamento? E as peças de reposição são fáceis de encontrar? Estou pensando em adquirir uma mas estou com receio pois a marca é pouco conhecida no mercado. Quem tiver informação sobre o modelo me mande. Grato.

  76. Eduardo Gomes de Arruda
    29 de agosto de 2014 at 01:43

    Olá, Gostaria da sua indicação para compra de chumbinhos 5,5mm para fins esportivos… sei que sua intenção não é fazer propaganda de marcas, porem, sua vasta experiencia me ajudaria a aprimorar nos treinos. Estou iniciando agora esta prática mas, tenho intensão de participar de competição.
    Gostei de seu comentário referente aos calibres mas na minha opinião ainda sim… 5,5 é um intermediário favorável.

  77. Gilberto Bot Junior
    28 de novembro de 2014 at 12:43

    Gostaria de Saber qual a diferença entre os modelos das carabinas
    CBC F22 Standard 5,5 mm e a F22 GII 5,5

    Grato desde Já

  78. agnaldo
    28 de janeiro de 2015 at 13:40

    Pesoal nao si enluda com potencia a unica carabina q aguenta e a nitro x pode nao ser tao presisa mas aguenta e de fasil manutensao . Mas si voces querem presissao va de norica , cometa , gamo mas sao um pouco dificil a manutensao e custa caro OBS. Hoje em termo de custo benefisio e B19S e nota 9 em presisao .tudo depende do atirador e da munisao de qualidade ,, eu como gosto de potencia vou de nitro X pra 10 a 20 metros ela e nota 9 passou diso nota 7 mas ninguem abate um alvo na mira aberta assima de 20 mt

  79. vicente silveira de souza
    7 de fevereiro de 2015 at 19:28

    Rua Bartolomeu Mariano – ate 75/76

    Entre uma Hatsan strike edge 5,5mm e uma b19-14 5.5mm existe muita diferença com relação a durabilidade , potência e precisão? Qual das duas tem um custo benefícil melhor? Alguém pode me dizer?

  80. 12 de abril de 2015 at 19:05

    Tenho uma Montenegro CBC f12 4.5 não sei ser fiz uma boa compra não tenho muita precisão

  81. vinicios
    4 de maio de 2015 at 14:35

    Olá…ontem estive em mais um campeonato de carabina de pressão, até a terceira bateria eu estava na frente com a pontuação…terminei em terceiro…usei uma Rossi Dione 4,5 uma carabina boa pra perto pois com uma distancia acima de 15 m ela desestabiliza o chumbo…competi entre Montenegro 5,5 e nitro mil o que eu percebi que eles cansaram mais o braço. Por se mais pesadas.. Mais o primeiro lugar ficom vom uma Montenegro 5,5

  82. Dierleyson
    7 de junho de 2015 at 03:01

    Qual seria a mais potente a carabina 5.5 ou a (pistola) 6mm?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing