Perguntas e respostas sobre ar comprimido

O texto abaixo foi gentilmente encaminhado por Nelson L. de Faria, autor do livro Armas de Pressão – Ciência e Técnicas de Tiro. Agradecemos pela autorização para usar seu texto original. O livro poderá ser adquirido diretamente com o autor pelo email: magnumcorp@yahoo.com.br

Qual é melhor: PCP ou Springer?
Ambas são boas. Ambas apresentam vantagens e desvantagens. Springers requerem mais disciplina do atirador para atirar com precisão continuamente. Contudo, algumas podem ser tão precisas quanto às PCP. A vantagem das Springers é que são bem mais baratas do que as PCP e o atirador não tem que se preocupar em ficar sem ar ou lubrificar os chumbinhos.
A maioria dos atiradores acha mais fácil atirar com PCP do que com Springer. Elas são mais fáceis de controlar em caso de algum deslize do atirador no momento do disparo quanto à respiração e pressão no gatilho, etc. São mais fáceis de fazer o follow-through e pode se atirar com alta potência sem recuo ou vibração. A desvantagem é o custo e o fato de se ter que carregar um tanque de ar ou uma bomba manual além de ter de lubrificar os chumbinhos a fim de tirar o máximo de proveito da precisão.

Uma arma de cano fixo é mais precisa do que uma arma de cano basculante?
Uma arma de cano fixo produz agrupamentos ligeiramente menores do que uma arma de cano basculante. Isto ocorre principalmente em função de da relação entre o cano da arma e a luneta que não se altera com cada tiro. O cano basculante apresenta ligeiro movimento a cada tiro e os tiros não são colocados exatamente no mesmo ponto. Contudo, as armas modernas de cano basculante são tão bem feitas que a diferença é praticamente inexistente, de modo que um atirador de nível médio jamais perceberá a diferença entre os dois sistemas.

Como se nivela uma luneta?

Para nivelar uma luneta apropriadamente, são necessárias duas coisas, um nível de bolha e um prumo. O prumo pode ser aquele utilizado por pedreiros ou pode ser feito a partir de uma linha de aprox. 1,5m e 50 gramas de chumbo. Monte o plumo a uma árvore ou poste, ou outro objeto de modo que o prumo não balance facilmente. Para nivelar a luneta, primeiro monte a luneta no mount (a arma deve estar presa numa morsa ou sobre sand bag). Ajuste a arma e a luneta de modo que você possa ver a linha do prumo através da mira. Ajuste a luneta de modo que o retículo vertical fique paralelo à linha do prumo. Coloque o nível de bolha sobre o cilindro na posição perpendicular ao cilindro e à luneta. Ajuste a arma até que se nivele. Olhe através da luneta e ajuste o retículo vertical até que ele fique paralelo à linha do prumo. Aperte os parafusos dos mounts. Verifique se o retículo vertical permanece paralelo com a linha do prumo enquanto aperta os parafusos. Depois de algum tempo e com experiência, essas técnicas podem ser suprimidas, pois, o conhecimento e a prática permitem a percepção automática do nivelamento.

Como determinar qual é o melhor chumbinho para a sua arma?

A resposta para esta pergunta é: Atire com certa variedade de chumbinhos e veja qual deles atira melhor. Praticantes de tiro em alvos de papel a 10 metros usam chumbinhos tipo canto vivo, enquanto que a maioria dos praticantes de Field Target usam chumbinhos de ponta arredondada.

Qual é o melhor peso para o chumbinho?
Não existe uma resposta definitiva para esta pergunta. Depende muito do uso a que se destina o chumbinho e da potência da arma, mas dentro do campo aceitável, tem também a preferência do atirador. Chumbinhos leves se adaptam bem às armas de baixa potência uma vez que os alcances de tiro são menores. Contudo, chumbinhos leves são mais suscetíveis aos efeitos do vento. Chumbinhos mais pesados minimizam os efeitos do vento, mas, apresentam trajetória com curva mais acentuada se disparados por armas de baixa ou média potência.
Outro fator á a retenção de energia. Chumbinhos mais pesados retém mais energia quando disparados de armas de média e de alta potência, a alcances mais distantes. Embora a retenção de energia seja preferida por caçadores, ela também é importante no tiro ao alvo, pois, a maior retenção de energia contribui para a precisão. O peso do chumbinho está também relacionado à relação calibre e potência da arma.

Qual é o melhor calibre para armas de pressão?
Esse caso também tem muito a ver com a preferência de cada um. Mas o mais importante é a destinação da arma, se para tiro informal como plinking, competição ou outra modalidade. Em geral a maioria dos competidores opta pelo calibre 4,5 mm em função de sua trajetória mais plana e, por permitirem no caso de Springers, o uso de armas mais leves. O calibre 5,5 mm demanda armas mais potentes e consequentemente mais pesadas, quando se trata de Springers. PCP de alta potência também se comportam muito bem com o calibre maior, mas o calibre 4,5 mm apresenta muito bom desempenho em PCP com potência de 16 Joules. Mas, de modo geral, calibres maiores retém mais energia ao longo da trajetória e tem maior impacto no alvo.

Como faço para adequar o foco da luneta ao meu olho?
O ajuste do foco da luneta é muito parecido com o que o oftalmologista usa para os óculos. Girar a ocular aumenta ou diminui a nitidez. Siga os passos abaixo para ajustar a luneta:

  • Solte o anel trava da lente ocular (caso a luneta tenha um);
  • Gire o anel ocular no sentido negativo (verifique o manual do proprietário, mas geralmente o sentido negativo é anti-horário);
  • Olhe pela luneta apontando para o céu, ou para uma parede branca a 3 metros de distância. Gire o anel ocular no sentido horário até que o retículo pareça nítido e preto ao olhar de relance. Não olhe pela luneta enquanto gira o anel ocular, porque seu olho se adaptará à condição fora de foco. Olhar rapidamente (de relance) mostrará imediatamente o retículo nítido e preto quando ele estiver devidamente ajustado;
  • Trave o anel ocular na posição.

Quais são as diferenças entre lunetas para armas de pressão e lunetas para armas de fogo?
Armas de mola e pistão (Springers) geralmente apresentam recuo duplo e vibração. A maioria das lunetas para armas de fogo são feitas para suportar apenas o recuo que força a arma para trás. As lunetas para armas de mola e pistão são feitas para suportar o recuo que força a arma para frente e para trás, além da vibração. Essas Lunetas também são feitas tipicamente com ajuste de paralaxe para curta distância, geralmente em torno de 10 metros. O recuo não é problema para armas PCP.

Quais são as principais causas de problemas de precisão em armas de pressão?

  • Parafusos soltos da coronha (particularmente em Springers). Limpe todos os parafusos com álcool e utilize um pouco de trava rosca químico na rosca antes de reinstalá-los. Verifique periodicamente para ver se estão bem apertados;
  • Pino de articulação do cano, solto. Verifique periodicamente;
  • Mira aberta ou luneta solta. Verifique periodicamente;
  • Cano sujo. Limpe o cano periodicamente;
  • Tipo inadequado de chumbinho;
  • Falta de técnica de tiro. Pratique constantemente;
  • Segurar a arma de forma inconsistente. Muita prática é necessária.

Por que lubrificar os chumbinhos para as armas PCP?
Existem várias razões. O ar e a alta pressão nas armas PCP tendem a conter certa umidade. Lubrificar os chumbinhos aumenta a precisão, mantém o cano lubrificado, evita ferrugem e reduz chumbamento.

Nelson

Assista ao trailer do canal Tocandira e inscreva-se!

http://www.youtube.com/watch?v=eC2Qc7uketc

 

Leia também:

8 comentários para “Perguntas e respostas sobre ar comprimido

  1. JuniorSkull
    6 de maio de 2012 at 04:08

    Ótimo Blog. Continue assim, que esse blog vai crescer e ganhar mais admiradores.
    Abraço.

    • gasparello
      6 de maio de 2012 at 04:24

      Obrigado pelo incentivo!

  2. Eugenio o Queiroz
    8 de junho de 2012 at 01:43

    Parabens , este blog tem tudo para crescer e ter muitos adeptos , para mim foi ótimo !

  3. Gilmar Torquato
    30 de agosto de 2015 at 01:40

    Gostaria de saber se posso utilizar meu compressor de ar comprimido que uso para encher pneus para encher cilindro de ar da carabina AT 44 10 5,5 mm da Hatsan/Rossi. Obrigado!

  4. FRANCK
    30 de janeiro de 2016 at 18:53

    CAMARADA, VOLTA OU OUTRA ACOMPANHO O TEU BLOG E LEIO AS MATÉRIAS. GOSTARIA DE SABER SE SABE COMO POSSO ADQUIRIR O MANUAL DE PRESSÃO DO Nelson L. De Faria , OBRIGADO PELA ATENÇÃO

    • José Luciano Gasparello Filho
      30 de janeiro de 2016 at 21:21

      Eu realmente não sei como se faz. Ele me enviou alguns artigos, mas não sei aonde tem à venda.

  5. Rheginaldo Fyrl
    7 de fevereiro de 2016 at 17:32

    Fala Mestre!
    Tenho uma HATSAN AT44-10 , não estou usando com frequencia (1 dia ou 2 a cada 4 ou 5 meses ) , devo deixar o cilindro cheio ou vazio ?
    Tenho também um rossi dione black (não ria…foi minha 1ª arma…adoro ela) , essa eu sei que não requer “muito cuidado” pois é fácil manutenção , mas a HATSAN me preocupa pois pouco se encontra sobre este assunto de guardar carabinas de ar.
    Obrigado.

  6. Cicero
    10 de abril de 2016 at 21:47

    A Hatsan at44-10 pode encher no compressor ??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing