Parque Nacional de Brasília

Trilha da Capivara

O Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como o Parque da Água Mineral, é um passeio muito bacana tanto para quem mora quanto para quem apenas visita a capital federal. Como atração principal o parque conta com piscinas formadas por poços d’água. As piscinas são lotadas nos finais de semana, por isso é interessante chegar cedo para estacionar tranquilamente o seu carro. Você terá que pagar para entrar, o que é justo, tendo em vista a conservação e a infra-estrutura do local, com banheiros e posto médico.

A principal atração do Parque Nacional de Brasília

Trilha Cristal Água

Eu moro em Brasília há alguns anos, mas devido aos relatos sobre a quantidade de gente no parque durante os finais de semana, nunca havia me animado com uma visita. Deixando a preguiça de lado, resolvi ir até lá com minha esposa para conhecer as trilhas. Tão logo chegamos, me desanimei devido à quantidade de pessoas em volta à piscina próxima à entrada do parque. Mas à medida que caminhávamos em direção à entrada da primeira trilha, a tranquilidade já era evidente. Poucas pessoas vão lá para caminhar. Passamos pela Trilha da Capivara, mais curta, e fomos direto à trilha de 5km chamada de Cristal Água. Não encontramos quase ninguém durante o trajeto, com exceção de três corredores e um carro do parque. A trilha, na verdade uma estrada de terra, é bem sinalizada, porém, com poucos locais para descanso. Se não está habituado a longas caminhadas, é melhor não encarar esta trilha. A possibilidade de alguém prestar socorro é mínima caso você tenha um mal estar. O sol também te acompanha por quase todo o trajeto. Vá preparado com protetor solar, boné, chapéu, água e, se os seus calçados forem novos, leve curativos para os pés só para garantir!

O pequeno Córrego do Rêgo

No meio do caminho você encontra uma placa informando sobre o Córrego do Rêgo. Não se importe em desviar do seu caminho porque o córrego é bem próximo à Trilha Cristal Água e conta com sombra, dois bancos e um agradável barulho de água corrente. O córrego é pequeno, mas o ponto de descanso é bem agradável e convidativo!

Sinalização do Parque

Antes ou depois de iniciar na Trilha Crista Água, você pode ir a um pequeno lago chamado Ilha da Meditação. Optamos por fazer esta visita no final da caminhada, para descansar um pouco. O lago é pequeno, possui belas pontes de madeira e alguns poucos bancos.

Ilha da Meditação

Animados com a beleza do local, resolvemos percorrer a pequena Trilha da Capivara. A trilha tem menos de 1,5km, é bem arborizada e muito indicada para um passeio com as crianças. Nesta trilha, bem próxima às piscinas, você encontra alguns banhistas curtindo a natureza, mesmo assim, não presenciei tumulto. Na entrada da trilha há uma bifurcação. Você pode iniciar a sua caminhada tanto pela direita quanto pela esquerda. Demos sorte e iniciamos pela esquerda, aonde a maior parte é de descida!

Trilha da Capivara

Saí do parque com a certeza de voltar para uma corrida na Trilha Cristal Água! O tumulto e gritaria fica só nas piscinas. Se você procura sossego durante uma caminhada com muita natureza à sua volta, poderá encontrar mesmo durante os finais de semana!

Para mais detalhes sobre o parque visite:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing