O que é precisão?

O artigo abaixo foi elaborado pelo Alexandre e foi postado originalmente no fórum Carabinas de Ar a partir do link: http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php?/topic/4395-o-que-e-precisao/#entry68900

Segue o artigo:

Tenho visto não somente aqui, mas em outros fóruns sobre tiro esportivo, pessoas classificando precisão de forma equivocada, como segue abaixo:

Precisão – Capacidade de acertar repetidamente um alvo

a capacidade de acertar o alvo repetidas vezes está relacionada mais com a consistência, constância, capacidade de replicação do movimento (neste caso, do tiro) e acurácia, sendo mais correto relacionar a esse último termo…

Os conceitos de acurácia e precisão estão intimamente ligados, sendo que de forma sucinta podemos dizer que acurácia é a medida de quanto vc está se aproximando do centro do alvo… precisão fornece uma medida de reprodutibilidade… ou seja, em um conjunto de tiros, se os tiros estão mais agrupados (consistentes) ou se estão mais dispersos (variáveis)… as duas medidas se complementam para a análise do desempenho no tiro… falar de apenas uma delas não reflete o desempenho como um todo…

sendo assim, está totalmente errado quando dizemos que essa ou aquela carabina não tem precisão pois todas elas têm, apenas algumas são mais precisas que outras…  o mais correto então seria dizer que avaliamos a precisão da carabina e não dizer que ela não tem precisão… a precisão da carabina seria o quanto os grupos estão abrindo ou fechando.

já que uma imagem vale mais que mil palavras, pode ser mais claro observando o link http://ojs.c3sl.ufpr… … 5513/10363, que leva ao artigo em PDF de autoria de MONICO, J.F.; DAL PÓZ, A.P.; GALO, M.; SANTOS, M.C.; OLIVEIRA, L.C.  Acurácia e Precisão: Revendo os Conceitos de Forma Acurada, Bol. Ciênc. Geod., sec. Comunicações, Curitiba, v. 15, n. 3, p.469-483, jul-set, 2009.

É um artigo de cartografia que traz exemplos do tiro esportivo e fala sobre as confusões entre os dois conceitos (precisão e acurácia) muito comuns de ocorrerem (pag. 469 e 470 – Resumo e Introdução)…

Posso estar errado, não sou o dono da verdade, mas peço que os membros do fórum tenham uma especial atenção ao nosso foco que é o tiro esportivo, utilizado para ilustrar o ponto de vista dos autores na página 477, item 3.2 (Exemplos para Ilustração Visual)

Na tentativa de uma melhor compreensão, podemos pular tb para pág. 482item 5 (Comentários Finais e Conclusões)…

Acho que é isso… agora cada um pode tomar a sua compreensão do que é precisão…

Pode parecer estranho, mas pelos exemplos citados (figuras apresentadas no artigo) uma pessoa/carabina pode ser precisa sem acertar os alvos… nesse caso, conforme afigura 3, com relação aos atiradores A e B, observamos que ambos foram precisos, apenas a figura B teve maior precisão (exposto de forma bem clara no texto)…

Os autores afirmam ainda que:


“…da forma como mostram as Figuras 3 e 4, entre os 4 atiradores, C e D são, respectivamente, os que apresentam a melhor e pior acurácia. Intermediariamente tem-se os atiradores B e A. Em termos de precisão, tem-se a seguinte ordem em termos da melhor (menor dispersão) para a pior precisão (maior dispersão): C=D, B e A.”

obs.: essas citações foram tiradas e podem ser verificadas no artigo original através do link apresentado.

resumindo: toda carabina tem sua precisão, umas maiores e outras menores,  sendo que algumas tem a precisão de uma moeda de 10 centavos a 30m e outras tem a precisão de uma roda de trator a essa mesma distância… rs…

vou postar aqui um excelente comentário sobre precisão de dois dos nosso amigo:

PedroAshidani:

Se você atira em uma tampa e JÁ sabe onde o tiro vai pegar, portanto você estabeleceu a acurácia. O que eu afirmo é que a acurácia permite você acertar o alvo desejado, e a precisão vai definir sua capacidade de repetir. Para tiros únicos, tem que ter acurácia e precisão.

Horvath:

Lembrando que ALVO é um tanto amplo… quando falo alvo estou falando do ponto que se deseja acertar. O Alvo pode ser o numero 10 de uma alvo de papel a 10m, uma silueta metálica a 33metros, um killzone de 5cm a 50 metros ou uma lata de cerveja a 100 metros. Qualquer acerto no seu alvo é acurácia, não importando onde dentro do seu alvo vc acertou. Tiro é cheio de conceitos relativos…

então, se vc está em busca de uma carabina precisa, basta definir o objetivo almejado e quanto deseja pagar por isso…

Abraço a todos!

Alexandre

1 comentário para “O que é precisão?

  1. dhulia
    17 de fevereiro de 2013 at 19:18

    teem quee tterr o siginiifiicado em ingles *——-*

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing