O que é o Airsoft

Grupo LGAM (Lobo-Guara Airsoft Maringá).

Há alguns anos, um amigo veio me falar sobre um esporte que ele estava começando a praticar, um “tal de” Airsoft. No começo fiquei pensando: “nossa, que bobagem”, eu brincava disso quando criança. São aquelas arminhas que atiram bolinhas de plástico.

Mas a empolgação dele (e que se vê em todo praticante de airsoft) me estimulou, e logo fui pesquisar sobre o assunto. E o que eu encontrei foi um mundo do qual eu, com certeza, queria fazer parte.

Era um mundo onde eu podia levar a experiência dos jogos de tiro em primeira pessoa, como CS, Battle Field, Call of Duty, entre outros, para a vida real. Descobri pessoas aficionadas pelo esporte, e, que levavam ele muito à sério. E com isso acabei me interessando, e me envolvendo com o esporte.

Então, pensando em quem nunca ouviu falar sobre o tema, resolvi dar uma breve explicação do que é o Airsoft.

O Airsoft é um jogo desportivo (competição onde uma série de regras precisa ser seguida) onde há uma simulação de combate militar, com o uso de réplicas idênticas das utilizadas nas forças policiais e nos exércitos. Estas réplicas são produzidas na escala 1:1 e com peso bem próximo dos modelos originais (podendo ser feitas de metais ou de plástico).

As armas Airsoft nada mais são do que armas de pressão que disparam projéteis esféricos de PVC com calibre de 6.0mm. Estas esferas também são conhecidas como BBs. O peso das BBs varia de 0.12 a 0.40 gramas. O acionamento das armas pode ser elétrico(PEA e AEG), Sping(Mola), ou por CO2(GBB). Assim como nas armas de pressão, a legislação atual permite a  aquisição de airsofts elétricos ou Spring para qualquer cidadão acima de 18 anos. Já as que utilizam cilindros de gás CO2 tem seu comércio restrito, e é preciso ter o CR para adquiri-las.

Apesar da aparência idêntica com armas de fogo. Nenhuma arma Airsoft pode  ser adaptada à arma de fogo, pois contém mecanismos diferentes. Além disso, a lei exige que o equipamento tenha a ponta laranja, e que a arma esteja sempre  acompanhada de nota fiscal. Também não é permitido seu uso em vias públicas.

A simulação militar é levada ao mais alto nível, levando os competidores a usarem, além das armas, equipamentos e vestuários militares. As táticas usadas pelos jogadores são baseadas em táticas militares verdadeiras e os cenários podem variar desde ambiente urbano a desertos.

Antes de começar o jogo, os competidores se organizam, realizando um “briefing”, onde as regras de segurança, e, os detalhes daquele jogo são passados aos operadores (como também são chamados os jogadores).

Diferente do Painball, o Airsoft é, normalmente, realizado em áreas de grandes proporções e destinado a cumprir diversos objetivos, e não só eliminar a equipe adversária.

A Honra é levada muito a sério no Airsoft, pois sem ela, o jogo seria impossível. Os projéteis em geral não marcam o atleta atingido, por isso, os jogadores alvejados devem, voluntariamente, se acusar. Para anunciar que foi atingido o individuo levanta um pequeno pano vermelho em que os jogadores carregam durante os jogos, e grita “MORTO”. Sacudindo o pano sobre a cabeça, o atingido poderá sair tranquilamente para fora do campo sem a preocupação de levar tiros mais uma vez. Para quem
atira em um jogador que está saindo do campo, ou quem não anuncia que foi atingido, é punido por expulsão ou proibição de participar de campeonatos e eventos.

Enfim, o airsoft é um esporte novo no Brasil, mas que tem se desenvolvido muito nos últimos 2 anos. E é uma excelente opção para quem é apaixonado por armas, pelo mundo militar, mas, principalmente para quem quer fazer novos amigos. Afinal, é um esporte onde os jogadores tem que ter HONRA.

Giuseppe Zuliani

Conheça os equipamentos para Airsoft da VentureShop!

3 comentários para “O que é o Airsoft

  1. henrique
    16 de dezembro de 2013 at 23:03

    onde posso achar lugar para joar air soft em porto alegre RS?

  2. 16 de julho de 2014 at 16:37

    Olá amigo,

    Procure no Facebook por Airsoft em Porto Alegre e Região, ai tem vários times bons e ótimos airsofters, pode buscar por: Tauras, Team6FRR, Operação Minotaurus, irá encontrar bastante coisa.

    Procure também trocar uma ideia com o Daniel Carvalho (Facebook) o cara é referencia em Airsoft ai na Região, ele pode te dar algumas dicas – Pode dizer que quem indicou é o Robson Coelho aqui de Maringá.

    Espero ter ajudado, Abraço!
    Arthur – VentureShop.com.br

  3. 30 de agosto de 2016 at 22:43

    Achei interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing