O Lixo e o Luxo do Sobrevivente

Em situações de sobrevivência devemos ficar atentos com tudo a nossa volta. Não devemos desperdiçar nada que nos possa ser útil.

Nos dias de hoje são raros os locais onde o lixo humano ainda não chegou, seja por intermédio de aventureiros desleixados, pelas correntes dos mares e dos rios entre outros meios.

O fato é que o lixo da humanidade pode ser útil para sobreviventes. Fique atento aos objetos abandonados na natureza que possam ser úteis, como sacos plásticos, latas, cordas, arames, garrafas de plástico e tantos outros objetos.

Com um dia de passeio pelo cerrado no noroeste de Minas Gerais, veja alguns objetos que encontrei. Abaixo, um trapo de pano de algodão, que poderia ser útil para iniciar o fogo:

Na próxima foto há uma garrafa plástica, que pode ser útil tanto para armazenar água quanto para fervê-la. Por mais estranho que possa parecer, garrafas de plástico cheias d’água podem ser expostas perto do fogo para purificar a água:

Uma lata, que também poderia ser útil para ferver água ou cozinhar:

Um pedaço de câmara de pneu, útil para iniciar uma fogueira:

Um pedaço de arame, com 1001 utilidades:

Em uma situação de sobrevivência seja flexível e procure tirar proveito de tudo que lhe possa ser útil.

Espero que algum sobrevivente não precise deste lixo todo, que foi devidamente recolhido da natureza!

Veja outros posts relacionados:

  • Dicas para acampamentos;
  • Acidentes com Animais Peçonhentos;
  • Sugestões de Comida para Mochileiros;
  • Um exemplo para kit de sobrevivência;
  • Kit de primeiros socorros;
  • Kit de cuidados pessoais;
  • Como escolher uma barraca;
  • Bushcraft;
  • Visite a seção de sobrevivência e aventura;
  • Inscreva-se no canal Tocandira do YouTube.
  • 7 comentários para “O Lixo e o Luxo do Sobrevivente

    1. frederico da silva hermenegildo
      16 de maio de 2012 at 06:09

      Então andei dando uma olhada por suas postagens e achei muito interessante vc orienta um pouco mais para quem já sabe alguma coisa melhorando seus conhecimentos, não incentiva a ninguem ir para o mato e aplicar o que “aprendeu”. Ótimas matérias para nós que já temos algum tempo da vida selvagem, como eu e outros de forças especiais. Ótimas as apresentações de facas e afins. Voces estão de parabéns por tanto conteudo de boa informação. Selva!!!

      • gasparello
        16 de maio de 2012 at 10:46

        Caro Frederico,

        Comente suas experiências, pode ter muita coisa interessante que outras pessoas ainda não saibam!

        Abraço

    2. Lucas
      21 de maio de 2012 at 17:58

      Ótima matéria pois a falta de equipamento e mto complicado na sobrevivência e saber usar tudo ao redor e a diferença entre a vida ou morte ! Tá de parabéns.

    3. SÉRGIO
      13 de julho de 2012 at 20:36

      Senhores e senhoras, saudações!!!
      Numa situação de sobrevivência, devemos usar os meios de fortuna. Na realidade, isso é até instintivo. Para que consigamos sobreviver às primeiras 24h, devemos nos despir de muitos preconceitos. O uso de uma lata velha, de um pano qualquer poderá ser a diferença entre a vida e a morte.
      Meios de fortuna estão diretamente ligados a criatividade.

      1 Abraaaaaaaaaaaaaaço, Sérgio

    4. Marcos Pinheiro
      7 de abril de 2015 at 23:08

      A garrafa Pet pode ser uma boa solução para purificar a água, porém usaria só em último caso, plásticos transparentes quando aquecidos liberam substâncias cancerígenas. Obrigado pelo compartilhamento de experiências Gasparello, boa noite!

    5. Pantera Hab Rocha
      17 de abril de 2015 at 19:12

      Não sou um perito em sobrevivência, mas acho perigoso usar lixo MESMO EM SITUAÇÃO DE SOBREVIVÊNCIA; NUNCA SABEMOS SE ESTÃO CONTAMINADOS! Algumas ferramentas como arame “podem ser” úteis, mas beber água de um frasco que você não sabe o que tinha dentro… Ter diarreia ou qualquer coisa do tipo, só vai agravar a situação, prefiro escolher outra forma de morrer rsrsrs; morrer pelo cu não dá rsrsrsrs! Com bastante atenção e perspicácia, podemos notar que raramente (ou NUNCA) existe apenas uma solução. Pra mim, lixo é lixo! é depredação e nada mais!

      • José Luciano Gasparello Filho
        17 de abril de 2015 at 19:39

        Se você achar um recipiente útil ferver água, e não tiver outra opção, como faria para descontaminar sua água? Este é só dos muitos exemplos. Sobrevivência é algo extremo, não é um passeio controlado. Você precisa estar atento à tudo o que possa ser útil.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    WP-SpamFree by Pole Position Marketing