Cipoaba, mofumbo ou mufumbo, é um arbusto muito comum no nordeste do Brasil. As folhas possuem elevada quantidade de saponina (glicídeo vegetal) identificado pela formação de espuma, tendo propriedades detergentes. Estudos comprovam o efeito analgésico do extrato obtido das flores e o poder cicatrizante do óleo das sementes.
As propriedades farmacológicas da planta são muito difundidas na região nordeste. Chás e macerações feitas com várias partes da planta são usados no tratamento de hemorragias, problemas respiratórios, para cicatrização e até como calmante.
Arranhões infeccionados e cortes são comumente tratados em minha casa com a infusão das cascas do mufumbo. Essa prática vem dos conselhos que recebi das pessoas do campo, que diante as dificuldades encontradas, recorriam aos saberes dos “mais velhos”. Posso atestar por prática que tratar um ferimento com essa planta têm-se resultados rápidos e satisfatórios. Também aprendi a mascar a casca quando sinto mal estar ou dores gastrointestinais, trazendo alívio aos sintomas. Conhecer essa planta é muito útil nas atividades outdoor na caatinga devido à facilidade de se ferir com a vegetação baixa e espinhosa.
Não deixe de assistir ao vídeo abaixo para conhecer melhor esta planta:
http://www.youtube.com/watch?v=h7vcXKuO2zA
Gilberto Pinheiro da Rocha. Reside em Hidrolândia/CE – sertão semi-árido.
Prof. de geografia e história. Colaborador na ASPEN (Associação dos Praticantes de Esportes da Natureza) – Sobral/CE
Valeu pelas dicas prof Gilberto, essa ai eu não sabia.
para que serve o mofumbo alem do cicatrizante serve para diabetes dores calmante
Prof.Gilberto gostaria de receber sementes de mofumbo(Combretum leprosum) poderia me ajudar.
Estou precisando dessas sementes, onde encontro?
Curiosidade: O nome completo do personagem do Renato Aragão é Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novangino Mufumbo.
Prof. Gilberto, btarde.
Os benefícios da flora para a saúde humana é conhecida desde primórdios ( até ). Para mim, o MARMELEIRO (Cydonia oblonga), do gênero Cydonia, e da família das Rosaceas, tem grande poder no tratamento das doenças estomacais. Sempre que tenho oportunidade, recolho um pouco da casca da pequena árvore e procuro ter à disposição para as necessidades urgentes. Comeu demais e ficou “até a tampa”, basta mastigar um pequeno pedaço da casca e o resultado é imensamente satisfatório. Quanto ao mufumbo, recentemente um amigo deu – me algumas cascas, afirmando ser do branco, para utilizar no tratamento da diabetes. Não notei grandes resultados.
Siga: mecostarte.blogspot.com
Prezado Professor Gilberto,
Sou meliponicultor e gostaria de conseguir sementes de MUFUMBO. Seria possível me fazer a gentileza de enviar-me algumas sementes via correio com o frete por minha conta ?
Desde já agradeço.
Att.
Geraldo Mota.
Estava com muita tosse fiz um xarope da flor do mufumbo mas não me sentir muito bem.Porque será?
aqui no nosso sitio na paraiba tem bastante.
Desculpem, é nostalgia pura!
Que saudade do tempo que a “sentina” era a moita de “mufumbo” e papel higiênico um sabugo de milho!