Quais Equipamentos de Camping Comprar?

Muitas pessoas me escrevem perguntando sobre os equipamentos que uso. As perguntas vão desde as barracas até o tipo de lanterna. Resolvi fazer uma lista com o que levo comigo atualmente para um final de semana, se bem que acampamentos são cada vez mais raros, tenho preferido as caminhadas. Vou atualizar a lista quando trocar algum equipamento. A intenção é manter esta postagem atualizada. Parte dos produtos comprei, outra parte recebi dos fabricantes e importadores devido ao meu trabalho frente ao Tocandira. Geralmente são produtos de boa relação custo benefício, mas atualmente minha escolha se deve mais ao peso do equipamento, ou seja, quanto mais leve, melhor.

Para passar algumas horas no mato ou para longas caminhadas, levo equipamentos diferentes e variados. Vale a pena lembrar que é bom levar kits básicos de sobrevivência, de primeiros socorros e de cuidados pessoais, além de mudas extras de roupas (melhor se tecnológicas), sacos plásticos para usos diversos e comida.

Você pode ter ideia de um checklist neste texto: Planejando um acampamento.

 

18 comentários para “Quais Equipamentos de Camping Comprar?

  1. AFRANIO ORNELLAS DA COSTA
    27 de novembro de 2014 at 12:30

    Acampar e muito bom, o seu Kit está pra la de bom, quando acampo na beira de um rio para pescaria, o equipamento que levo e basicamente o mesmo.
    Grande abraço]
    Afranio

  2. cláudio portugal
    30 de novembro de 2014 at 18:09

    JÁ FUI ESCOTEIRO, E HOJE ESTOU MATRICULANDO MINHA FILHA NO GRUPO DE ESCOTEIROS DO MAR. SEMPRE USEI CANTIL DE ALUMÍNIO DO EXÉRCITO, MAS, VI QUE VC USA UM CANTIL DE PLÁSTICO, TEM ALGUM MOTIVO ESPECIAL??

    • José Luciano Gasparello Filho
      30 de novembro de 2014 at 19:15

      Tem gente que fala que o alumínio é nocivo, outras pessoas falam que é o plástico quando aquecido. Na verdade eu não dou a mínima para nada disso, afinal, não vou passar a vida inteira bebendo num cantil, mas só eventualmente. Eu teria preferência pelo cantil de alumínio, mas o meu cantil de plástico se acomoda muita bem no meu caneco, então é só por este motivo que fiz a opção do cantil de plástico.

      • Marcius Ainon
        22 de dezembro de 2015 at 16:03

        Fico pensando… O alumínio não é nocivo… Pq na composição das panelas, talheres, canecas e etc… leva alumínio.
        (Meu cantil é alumínio).
        Abraços brother!!!!!

  3. Thaís
    16 de dezembro de 2014 at 00:59

    Olá Gasparello, o que vc me diz da barraca Indy da Nautika? Aguenta chuva e ventos fortes? Estou propensa a comprar um Guepardo Vênus, mas gostei do fato da Indy ter um avanço, apesar de ter uma coluna d’agua um pouco menor que a Vênus. Se puder me ajudar agradeço!

    • José Luciano Gasparello Filho
      16 de dezembro de 2014 at 02:42

      De todas as barracas da Náutika, a Indy é uma das que não gosto. Mas nunca testei, só a vi montada em uma loja e não gostei do que vi.

    • leandro
      14 de abril de 2016 at 17:25

      Thaís, se ainda não comprou, opte pela barraca TRILHAS E RUMOS modelo COTA 2. Aguenta água e vento com força, melhor barraca acessível que já conheci, custa em torno de 420,00. Espero ter te ajudado com a dica, bons acampamentos!

  4. Hugo Carvalho
    22 de janeiro de 2015 at 01:33

    Parabéns pelo excelente trabalho,pela sua imparcialidade, honestidade, vi quase todos seus vídeos, aprendi bastante mesmo com eles. Obrigado por compartilhar a sua sabedoria conosco. Vlw ae amigo. Fique com deus.

  5. Anderson
    7 de fevereiro de 2015 at 00:16

    Parabéns pelo blog! Aproveitando a dúvida da Thais a Barraca Nautika Indy 5/6 GT, é uma excelente opção, resistente a chuva e seu lançamento 2015 tem a coluna dágua de 2500mm (vide AVENTURA BRASIL), quanto o avanço é opcional de uso, chegando a noite ou chuva pode baixar que tens outra opção de acesso. Boas aventuras pessoal!

  6. leandro
    25 de março de 2015 at 17:00

    gosto de acampar em serra, tem uma enorme do lado da minha cidade, segue minha lista que levo todas as vezes: barraca 2 p, isolante térmico, cobertor de emergência, radinho a pilha, facão, refil de gáz, fogareiro naútica, 2 litros de água, (dependendo do local de camping), kit fogo, (resinas e pederneira, bastão de luz química e sinalizador), kit primeiros socorros, (faixa, gase, soro, fernegam, contra ataques de abelhas, talas pequenas, dentre outros básicos, cantil, pequena marmita, spray contra animais hostis, faca tática, cordas e cordame, comida para a janta e café da manhã, bandeira do brasil, (em todos os acampamentos ela tem seu lugar)e uma boa mochila cargueira para tudo isso, considerando o trânsito de 8 km a pé. É sempre muito bom acampar!

  7. Guilherme SIlva
    16 de abril de 2015 at 05:54

    bom dia, gostaria que me indicasse uma boa barraca, que suporte a ventos fortes, serração e pequenas pancadas de chuvas, no local que costumo acampar, essas são os principais fenômenos que acontecem, normalmente uso uma da Nautika, porem já deixou a desejar quando se tratou da serração mais forte, desde já agradeço e parabenizo pelo blog!

  8. kleber furlan
    11 de maio de 2015 at 22:04

    bom dia

    gasparelo,vc acha a marca guepardo de boa qualidade, ou seria melhor os equipamentos da trilhas e rumos (barracas)

    • José Luciano Gasparello Filho
      12 de maio de 2015 at 17:11

      As barracas da Trilhas e Rumos tem melhor acabamento geral, já as barracas da Guepardo tem melhor relação custo-benefício, mas o acabamento não é tão bom. Se puder gastar um pouco mais, a Trilhas e Rumos é uma opção melhor.

  9. jorge costa
    26 de maio de 2015 at 12:53

    Por gentileza!
    Qual sua avaliação da barrca mormaii brava 6 pessoas

  10. Alan Douglas
    22 de dezembro de 2015 at 14:53

    Muito bom, bem parecido com o meu equipamento atual, pois também viso principalmente peso por sempre acampar em locais que requerem algumas horas de caminhada. Barraca uso a Falcon 2, pelo custo&benefício e peso, e dependendo do local apenas um rede e uma lona pra usar como toldo, que juntas pesam pouco mais que 700g. Fogareiro optei pelo azteq spark pelo seu tamanho diminuto e baixo consumo, a desvantagem é o preço do cartucho. Talheres uso um canivete que possui colher, garfo e faca que nem sei se possui marca, mas me serve no geral. Panelas as vezes uso uma marmita militar, outras um panela pequena e mais funda, cantil uso um ótimo porta garrafas pet que comprei no ML, Faca uso uma que comprei há um bom tempo que possui a assinatura do Bear Grills mas não é da Gerber, bem resistente e com corte excelente tanto pra trabalhos simples como pesados. Enfim, acompanho há um bom tempo suas análises e seu blog, parabéns e continue assim, abraço.

  11. Antonio Carlos Perezzani
    22 de dezembro de 2015 at 19:29

    Amigo Gasparello, não vi nenhuma faca no seu rol de equipamentos.Não costuma levar para o mato nenhuma faca?

  12. Lilian Loschiavo
    23 de fevereiro de 2016 at 14:49

    Boa tarde, será que com a sua experiência vc pode me ajudar?
    Meu filho quer comemorar seu aniversário no nosso sítio com um acampamento com alguns amiguinhos, onde posso ALUGAR algumas barracas?
    Muito obrigada
    (mãe desesperada) Lilian

    • José Luciano Gasparello Filho
      24 de fevereiro de 2016 at 09:31

      Não faço a mínima ideia :-/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing