Limpando e afiando seu canivete Victorinox

Andei pesquisando alguns vídeos no Youtube para elaborar um artigo sobre os canivetes suíços Victorinox e acabei encontrando um vídeo caseiro mostrando como limpar um canivete deste tipo. Lá pelas tantas, o indivíduo mostra um afiador de canivetes, também da marca Victorinox, que eu sequer supunha existir. O vídeo é em inglês, mas é bem ilustrado de forma que o idioma não será um problema.

Leia outros assuntos relacionados:

16 comentários para “Limpando e afiando seu canivete Victorinox

  1. Pablo S M R Diaz
    26 de fevereiro de 2012 at 12:25

    Obrigado, funcionou. Troquei o óleo da Victorinox pelo da Singer (máquina de costura) e foi bem. A dica da água morna é eficaz ao extremo. Valeu a dica meu caro. E agradeça ao dog também. Pus no facebook e repassei.

  2. 19 de abril de 2013 at 01:01

    Gasparello, eu tenho esse afiador, é ótimo. Um lado é o corpo em pedra, com diâmetro elíptico, o que facilita a afiação de lâminas serrilhadas e tem também um vinco c^cavo ao longo dessa pedra que, segundo o manual, serve para afiar anzóis ou pontas arredondadas. A a outra extremidade, a “tampa de caneta”, tem duas cerâmicacas em “V”, para dar polimento ao fio. É muito eficiente, basta umas 4 ou cinco passadas em cada lado da lâmina com pouca pressão e depois umas quatro passadas na cerâmica diamantada e o fio volta a ser como o de fábrica. O afiador é do tamanho de uma caneta.
    Meus Victorinox estão sempre com o fio como se novo fosse.

  3. Esdeug
    4 de maio de 2013 at 14:36

    Nobre Gasparello sempre com ótimos videos e dicas valiosas ! parabéns, segue uma dica minha que tenho uma coleção de + 200 peças de Victorinox ( inclusive faço customização das talas em Jacaranda, Ébano, Gonçalo, Pau Brasil, Pau Ferro, etc todas em madeiras nobres… 1º lave com detergente neutro usando uma velha escova de dente ou um pincel pequeno… 2º repasse em água, 3º deixe todas as laminas abertas e pendure na sombra pela argolinha do canivete para secar…, 4º Pode se usar um secador de cabelos com ar frio para melhor secagem… , 5º lubrifica-se nas juntas abrindo e fechando as laminas para uma melhor penetração do óleo…, 6º Óleo pode ser qualquer um …mesmo porque a Victorinox não fabrica apenas envasa, sendo óleo para lubrificação e não óleo alimentício rss, tem um marca finish line cor verde muito usado em bike que é excelente… forte abraços, continue nos prestigiando pelo excelente trabalho do Tocandira, att

    • José Luciano Gasparello Filho
      7 de maio de 2013 at 10:09

      Excelentes dicas! O vídeozinho deste post foi uma das primeiras publicações do site, pensei em removê-lo e postar algo de melhor qualidade, mesmo assim vou deixá-lo pra história do site!

      Abraço

  4. Antonio
    29 de agosto de 2013 at 17:56

    Como afiar a lâmina serrilhada que alguns victorinox tem?

  5. Luís Carbonari
    9 de janeiro de 2014 at 14:55

    Obrigado pelo vídeo. Vale salientar que o óleo utilizado no vídeo não se trata de um óleo mineral comum, e sim um óleo de grau alimentício com especificação nsf h1. Este óleo pode entrar em contato com aquela maçã da sobremesa sem causar nenhum problema para nossa saúde. Abraço a todos.

  6. Fernando Tosetto Monchero
    8 de janeiro de 2015 at 10:44

    Olá! Muito boas as dicas sobre o Victorinox, principalmente sobre como limpar e afiar. Eu já tive vários. Alguns perdi. Um outro foi roubado. Enfim, nunca fico sem. É a coisa mais útil que conheço. A pior coisa é viajar de avião e ter que deixar o equipamento em casa. Grande abraço. Fernando.

  7. Gilberto Garcia
    17 de abril de 2015 at 13:40

    Eu afio a lâmina serrilhada como se ela fosse lisa, é lógico que o serrilhado logo vai sumir, mas é melhor ter uma lâmina lisa afiada que uma serrilhada cega.

  8. Joao H M Uchoa
    16 de maio de 2015 at 16:42

    Onde adquirir a ferramenta para afiaçao usada acima? Moro em Palegre,RGS Parabens pelo video e um abraço!

  9. januario
    17 de janeiro de 2016 at 14:25

    o joao fez um comentario muito bom,e que varias pessoas gostariam de saber, por favor responda,sobre a molar a lamina serilhada como se fosse lisa , e com o tempo mesmo se perdendo o serilhado , mantera o corte ,

  10. Armando Faria
    1 de fevereiro de 2016 at 00:43

    Fui limpar meu canivete. Ao aquece-lo em “banho maria” deformou a capa de plastico vermelha. Acho peça para repor?

    • José Luciano Gasparello Filho
      1 de fevereiro de 2016 at 10:07

      Procure pela assistência da Victorinox Brasil na Internet. Eles trocam.

      • Fernando
        23 de março de 2016 at 14:14

        Caro Gasparello, a assistência técnica da Victorinox fica na Rua Apotribu, 125 – Saúde, São Paulo-SP. Telefone (11) 5584-8188. Fica muito próxima da estação Saúde do Metrô. Já levei canivete lá para trocar uma lâmina e em outra oportunidade, precisava trocar as talas vermelhas, que quebraram num tombo, e negociei com eles, mandando tudo por Sedex. Consertaram e devolveram também por Sedex, Fiz uma transferência bancária do valor do reparo (que é bem barato) e do Sedex da volta. Muito confiável. Abraços. Fernando.

  11. Eduardo
    14 de março de 2016 at 12:59

    Excelente blog e vídeo muito bom.

  12. 14 de maio de 2016 at 16:40

    Valeu pelo vídeo, mas, se juntar o canivete mais o afiador e mais o oléo Victorinox dá os “olhos da cara”, não? rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing