Les Stroud STRANDED – Summer

Segue o filme de Les Stroud que deu origem a série “Survivorman”. O vídeo é somente em inglês, mas para quem entende alguma coisa, a pronúncia de Les Stroud não é tão difícil de decifrar.

No começo do vídeo ele é deixado de avião, sozinho, para permanecer sete dias sobrevivendo com poucos suprimentos.

Uma das primeiras lições quando ele começa a caminhar pelo mato é a de não entrar em pânico. Segundo ele: “o pânico mata” (em minha opinião, ele está coberto de razão com esta afirmação). Se entrar em pânico você irá correr sem destino, prejudicar as buscas e dificultar ou anular as chances de sobrevivência.

Ao final do dia ele usa seu único fósforo para fazer uma fogueira e dormir sem elaborar um abrigo.

Na manhã do segundo dia, ele começa a verificar os itens que trouxe consigo e de que forma eles poderiam ser úteis. Les Stroud também mostra seu canivete suíço e duas pequenas barras de doce, talvez chocolate, e fala que deverá comer um pequeno pedaço por dia, não tanto para dar energia, devido à pequena quantidade de alimento, mas para fornecer algum alívio psicológico.

Depois ele encontra algumas rochas que irão lhe servir como abrigo natural, próximo da água, de algumas frutas que encontrou e perto de lenha para fogueira. Ele fala o quão importante é de ficar perto dos suprimentos para não gastar energia.

Ele preocupa-se primeiro com a cama, utilizando folhas como isolante térmico, só então prepara o telhado, procurando por galhos com folhas não tão grossos, para evitar de gastar energia à toa. O que sempre vimos de Les Stroud nos episódios de Survivorman foi a luta para conservar energia, o que fazia muito bem, sobrevivendo por sete dias quase sempre com pouco alimento. Enquanto constrói o abrigo, ele revela tentar beber água a cada meia hora para enganar a fome. Com uma tempestade se aproximando, ele remove um grande pedaço de casca de árvore para auxiliar na construção de um telhado que o mantenha seco (alguém conhece uma árvore brasileira que possa ser usada desta maneira?). Aí você já pode começar a vislumbrar o quão é importante o conhecimento das plantas para aumentar suas chances de sobrevivência. O abrigo revela-se funcional e protege Les Stroud de uma chuva forte, inclusive com queda de granizo.

Depois ele sai a procura de algumas frutas, mostrando algumas comestíveis e uma tóxica. Ele reclama muito dos mosquitos.

No quarto dia, ele tenta produzir fogo. No caminho, quando procura pela matéria-prima, ele fala da importância de marcar as árvores para que você encontre o caminho de volta. Ele constrói as peças para fazer fogo pelo método do arco e da broca. Para o cordão do arco, ele usa um cadarço de seu calçado. Ele faz algumas tentativas, vai aprimorando as ferramentas e prega muita paciência para conseguir êxito. Após duas horas e meia, o cadarço se rompe. Exausto, ele tenta novamente… e novamente, até que o seu segundo cadarço também se rompe. Ele persiste, até que, seis horas depois, ele resolve refazer as ferramentas. Como corda para o arco, ele usa um pedaço de sua camisa. Dez horas depois, quando iria repensar os itens que utilizava para a tentativa de fogo, abandonando a broca, ele percebe uma fumaça saindo da prancha e volta correndo para, finalmente, fazer seu fogo! Foi visível a melhora psicológica de Les Stroud tão logo conseguiu a façanha!

No quinto dia ele parte para a pescaria e para a caça, claro, mostrando todas as dificuldades do processo.

No sexto dia ele leva o fogo para dentro do abrigo, para afastar os mosquitos e para proteger da chuva a sua dura conquista. Sem sucesso na pesca ou caça, ele parte para os invertebrados, seja para servir de isca ou para comê-los. Ele também procura por raízes para comer.

No sétimo dia, a aventura termina!

Obrigado, Les Stroud , por este filme e pela série Survivorman que veio depois!

Leia também:

  • Les Stroud STRANDED – Winter;
  • Um exemplo para kit de sobrevivência;
  • Kit de primeiros socorros;
  • Kit de cuidados pessoais;
  • Planejando um acampamento ou aventura;
  • Procurando um local para acampar;
  • Encontrando uma trilha para caminhar;
  • Bushcraft e a preservação do meio-ambiente;
  • Visite a seção de sobrevivência e aventura;
  • Inscreva-se no canal Tocandira do YouTube.
  •  

    3 comentários para “Les Stroud STRANDED – Summer

    1. Wagner Santoso
      2 de abril de 2013 at 00:44

      Acompanhei os episódios de Survivorman pelo Discovery até acabar. Amo qualquer programa que apresente a arte da sobrevivência. Porém, em minha humilde opinião, na televisão pelo menos, ninguém supera o “A Prova de Tudo”. Les Stroud não se arrisca muito, principalmente pra caçar. Se bem que ele está realmente sozinho,(sem uma equipe que possa ajudá-lo em caso de risco)e ainda tem que carregar o equipamento de filmagem. Por isso, o excesso de prudência. Resumindo… Ele merece o mérito.

      • José Luciano Gasparello Filho
        2 de abril de 2013 at 14:07

        É justamente por não se arriscar muito que acho o Les Stroud mais sensato. Se você pular de árvores, escalar sem equipamentos, e tantas outras coisas que o Bear faz, você acaba se machucando e diminuindo suas chances de sobrevivência. Claro, opinião pessoal.

    2. Fabio Serqueira
      24 de julho de 2013 at 22:29

      O Bear ensina simulando. Está sempre transpondo algum obstáculo, porém todos sabemos que se tratam de simulações, e que ele está sempre muito bem acompanhado. O Bear é o showman, o Les já é o verdadeiro sobrevivente. Para aprender como sobreviver é necessário espelhar o Les, pois ninguém em uma situação real de sobrevivência há dias sem água, comida, energia….vai ficar pulando de um lado pro outro como o Bear faz.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    WP-SpamFree by Pole Position Marketing