Lamparina Improvisada

Seguramente é o jeito mais fácil e eficiente para improvisar uma lamparina! Você irá precisar de alguma lata, no exemplo utilizei uma lata de sardinhas, um ou dois guardanapos e algum tipo de combustível, que pode ser óleo de cozinha novo ou usado, querosene, gordura de porco, entre outros. Nunca utilize gasolina ou álcool, que são muito inflamáveis. O combustível correto precisa queimar lentamente.

Insira um pouco de óleo na lata, no exemplo utilizei apenas um fundinho, aproximadamente 2mm de óleo de cozinha, fornecendo combustível por 45 minutos com um pavio de bom tamanho. Após inserir o óleo, amasse um guardanapo ou pedaço de papel higiênico, sendo que uma metade aproximadamente deverá ficar embebida no óleo e a outra metade seca, para pegar fogo mais facilmente. Acenda o pavio de papel. Tenha preparado um segundo pedaço de papel para o caso do pavio improvisado não acender da primeira vez ou do fogo ficar muito fraco. Neste caso, coloque a segunda bolinha sobre a primeira e certamente o pavio improvisada com guardanapo irá acender satisfatoriamente. Abaixo, a foto de um guardanapo de lanchonete, utilizado no exemplo.

A tampa da lata serviu como refletor de luz, veja como ficou o resultado:

Você também pode utilizar esta lamparina para auxiliar a começar o fogo quando a madeira está úmida. Veja um vídeo ilustrando a construção de uma lamparina.

Conheça outros exemplos para contruir lamparinas artesanais.

 

5 comentários para “Lamparina Improvisada

  1. gasparello
    12 de janeiro de 2012 at 10:09

    Muito bacana esse vídeo! Tenho um segundo post que ainda não publiquei onde mostro como fazer uma lamparina muito parecida com a do vídeo. Vou dar uma revisada e publicar na semana que vem!

    Abraço

  2. Thomas
    3 de janeiro de 2014 at 01:57

    Muito massa essa lamparina…

  3. rodrigo
    28 de janeiro de 2014 at 14:37

    Salve!
    Parabéns pelo site, muito bom, obrigado por compartilhar essas técnicas.
    Aprendi com a minha avó a fazer lamparina utilizando gordura animal como combustível e um pedaço de tecido como pavio.
    grande abraço.

  4. Ricardo
    14 de julho de 2016 at 00:18

    Show Gasparello, suas dicas são ótimas!!!! Parabéns e continue passando conhecimento para nós, abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing