Kit de afiação portátil

O Ivan sempre está presente aqui no site Tocandira mostrando algumas peças de sua coleção de facas e canivetes. Ele tem outros vídeos interessantes. Nas imagens abaixo ele mostra um kit de afiação composto por lixas, bem prático e leve para carregar junto aos equipamentos mateiros.

A ideia é bem simples e de fácil execução!

Ivan Scarola é aventureiro, mateiro, colecionador de facas e canivetes táticos e também participa do Canal Acampamento Selvagem Brasil no Youtube.

Leia também:

  • Aço Carbono – Classificação SAE;
  • Tipos de Desbaste (perfis de corte) e Afiação;
  • Facas em aço carbono ou inox?
  • Dica Tocandira para afiação de facas;
  • Como usar uma chaira;
  • Conservando facas em aço carbono;
  • Conservando facas em aço inox;
  • Visite a seção de facas e canivetes;
  • Inscreva-se no canal Tocandira do YouTube.
  •  

    4 comentários para “Kit de afiação portátil

    1. Rinaldo Faria
      30 de janeiro de 2013 at 01:19

      Dúvida…
      Assisti o vídeo sobre as pedras da Tramontina e achei muito interessante.
      Contudo, minha finalidade principal é afiação de formões, goivas e lâmina de plaina manual.
      Com isso, gostaria de saber o que é mais indicado para esta finalidade: pedra mineral (acho que seria esta denominação) ou pedra diamantada?

      Faço trabalho manual com madeira e meus formões precisam estar sempre com o fio “impecável”.

      grato por qualquer ajuda.

    2. 29 de março de 2013 at 00:58

      Muito legal! Parabéns.

    3. ananias
      13 de maio de 2013 at 03:59

      Rinaldo Faria, não tenho muita experiencia com afiação de facas, mas acredito que para vc afiar formões axo q ate mesmo uma pedra de afiar dessas de 10,00 reais de 2 faces serviria para vc, no vídeo acima é mostrado um kit portátil, para ser usado quando precisar e não sempre (ate mesmo porque lixas gastam bem rápido). lembrando também que as lixas maiores como de 1200 servem para dar um acabamento e deixar a lamina sem os arranhões deixados pelas lixas mais grossas( numeração menor)

    4. Renato Previdelli
      15 de junho de 2013 at 04:13

      olá camaradas,

      Gostaria de passar um pouco do conhecimento que tenho sobre afiacao de ferramentas , onde para se obter uma perfeita afiacao é necessario seguir algums conceitos basicos :

      – iniciar o processo de afiacao da ferramenta ( faca, formao, laminas , etc) sempre pela estabilizacao do angulo de corte : cada ferramenta tem um angulo de afiacao , um formao tem um angulo de afiacao diferente de uma faca e um angulo diferente de uma machado por exemplo . como regra geral , cada ferramenta tem seu angulo . esses angulos pre-formatados tambem tem um ajuste fino , por exemplo : um machado é afiado a 25 graus , mas podendo chegar de 22 a 28 dependendo da aplicacao. esse angulo estende-se por igual de um lado a outro do “gume” (area de corte) .

      – normalmente é utilizado algum apoio ou suporte na ferramenta , para que se consiga desbastar esse angulo por igual ,
      – inicia-se a fase de estabilizacao sempre com um material abrasivo de alto poder de desbaste , algo como uma lixa grossa ou um limatão . apos esse angulo esta por igual de fora-a-fora na ferramenta ou mesmo uma faca , inicia-se o processo de afiacao propriamente dito .
      – normalmente uma ferramenta nao corta devido a suas laterais ou Facetas nao se encontrarem por completo , ou quando se encontram um faceta ultrapassa por cima da outra, formando a conhecida ” rebarba ”
      – o processo de afiacao nada mais é do que fazer com que os dois lados da ferramenta estejam exatamentes iguais , chegando ao ponto “zero” , onde eles se encontram , sem nenhum dos lados ultrapassar o outro .
      – sempre utilizando alguma forma de apoio deslizante , vc deve desbastar aos poucos o material da ferramenta indo de uma lixa mais grossa a uma mais fina ao poucos (por exemplo) , normalmente utilizamos 4 tipos de lixas ou pedras de desbaste .
      – uma dica importante refere-se ao angulo de corte : ferramentas grandes = angulo grande , ferramentas pequenas = angulo pequeno , onde nao devemos afiar por um machado para ser utilizado como extrator de couro de animais !!! , isso eh trabalho para uma faca pequena ….
      – as pessoas tem o pessimo costume de afiar uma faca grande ao extremo, onde posteriormente desejam derrubar uma arvore , estragando todo o corte : faca é para cortar , para lascar é usado um machado ou facão !!!

      Abs,

      Renato

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    WP-SpamFree by Pole Position Marketing