Kill Devil Sniper Hawk

Se trata de um Tomahawk do tipo espigão ou picareta, da marca Swamp Rat, da família Busse. O grupo Busse engloba três marcas, a Busse Combat, Swamp Rat e a Scrap Yard.

Projetado especificamente para o uso por atiradores de elite das forças especiais americanas que atuam no Afeganistão, esta peça é de construção integral em aço (incomum em machados), e possui formato achatado com uma espiga reta longa e pontiaguda para facilitar a penetração nas paredes daquele país que possuem entre 20 e 25 cm de espessura.

A primeira foto mostra um sniper começando a abrir um buraco na parede, e a segunda, o furo feito com a extremidade do cabo do machado, onde é possível observar através do buraco. (fotos retiradas do site Bladeforums).

Jerry Busse, o fundador da marca, iniciou no ramo no final da década de 70 fazendo algumas facas personalizadas. Em 1982 se dedicou em tempo integral a cutelaria e dez anos depois fundou a Busse Combat Co, investindo em máquinas modernas de CNC e combinando a construção com técnicas de cutelaria artesanal afim de fornecer facas de combate de alto desempenho.

Na concepção moderna, facas de combate e de sobrevivência devem cortar chapas de metal, quebrar blocos de concreto, abrir portas de aço, cortar carroceria de aviões ou de automóveis. Mas por quê? Porque as áreas de conflito atuais são na maioria urbanas e em um cenário de fuga ou evasão, um militar ou civil pode se encontrar dentro de um edifício ou preso num automóvel ou situação semelhante e sua faca pode ser a única ferramenta disponível naquele momento.

No caso das lâminas da Busse, muitos atribuem as virtudes de seus produtos ao aço INFI ou SR 101, exclusivo da marca e que possui dureza entre 58 – 60 na escala Rc.
No entanto, dureza alta é apenas uma das características, o INFI é extremamente flexível quando comparado a outros aços utilizados em cutelaria, podendo ser envergado a um ângulo de mais de 70 graus sem sofrer grandes danos.

Aços com altos índices de resistência ao desgaste, em geral, possuem baixa resistência ao choque, se quebrando, no entanto, o INFI possui pontuação elevada em todas essas categorias onde nenhum outro aço se aproxima neste nível de desempenho. Testes de abuso são exaustivamente realizados por usuários da marca e também pelo próprio fabricante em feiras e eventos comparavelmente a outras marcas, onde é comprovada a sua superioridade.

Apesar de não pertencer a categoria de aço inoxidável, o INFI possui resistência boa a corrosão sendo comparável ao D2 e, acreditem, de fácil manutenção de fio.

Uma vez questionaram a Jerry Busse se o INFI e o 52100 não se tratavam do mesmo aço, e ele respondeu ironicamente que sim, o INFI seria o 52100 com “criptonita” em sua composição. Hoje é sabido que o que lhe confere todas essas propriedades se deve a soma de um tratamento térmico de altíssima qualidade.

Características gerais do Kill Devil Sniper Hawk
(valores aproximados)

Tamanho total: 39,4 cm
Tamanho da lâmina: 7,9 cm
Tamanho da cabeça: 17,8 cm
Tamanho da espiga: 7,9 cm
Espessura: 0,48 cm
Peso aproximado sem bainha: 1,4 kg

Ivan Scarola é aventureiro, mateiro, colecionador de facas e canivetes táticos e também participa do Canal Acampamento Selvagem Brasil no Youtube.

 

5 comentários para “Kill Devil Sniper Hawk

  1. Guilherme
    19 de novembro de 2012 at 12:55

    simples e linda!!

  2. Ivan Scarola
    19 de novembro de 2012 at 22:51

    Concordo plenamente!

  3. EDUARDO
    21 de novembro de 2012 at 15:26

    exelente artigo sobre a essa tomahawk, como sempre , nos presenteando com otimos textos, e preciosas dicas sobre facas canivetes e agora essa machadinha, parabens!!!!! abç,

  4. Ramon Reis Assunão
    18 de fevereiro de 2013 at 21:33

    De fato as facas da Busse são de uma qualidade incomparável, no entanto tem uma preço elevado para os nossos padrões aqui no Brasil.

  5. Ivan Scarola
    18 de fevereiro de 2013 at 23:43

    Ramon, a nível internacional as Busse não tem preço elevado considerando a qualidade. Eu lamento nossos padrões aqui no Brasil não serem os melhores. Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing