Izula

As formigas que pertencem a subfamília Paraponerinae são conhecidas pelos indígenas da Amazônia como TOCANDIRA. No Peru os nativos chamam a mesma formiga de ISULA ou IZULA. Essa espécie é capaz de se adaptar aos mais diversos tipos de terrenos e situações e, apesar do seu tamanho, é muito agressiva e independente. A faca Izula recebeu esse nome porque se baseia nesse mesmo conceito.

Se resume em uma única peça em aço carbono 1095, padrão da marca americana ESEE, possui lâmina de 7,3 cm e 15,9 cm de tamanho total com revestimento texturizado de pintura a pó, altamente resistente e pode ser encontrada em diversas cores. O cabo é esqueletonizado com um anel em seu pomo. Um aspecto muito interessante, é que por não possuir as talas do cabo, você tem a possibilidade de personalizar a faca de várias formas. Uma delas é envolver o cabo com cordão de velame (paracord), mas é possível também encontrar as talas customizadas por terceiros, em diversos materiais e cores até mesmo fosforecentes!

Acompanha bainha moldada por injeção em polímero sintético de alta qualidade, e cada peça vem gravada com o nome do fabricante, nome da marca, logotipo e número de série único.

No mato:

Existem diversas tarefas que uma faca pequena pode realizar no campo ou no mato. Na verdade, há preferência por algumas pessoas de lâminas maiores para esse tipo de uso. Porém, uma faca de pescoço seria a primeira chamada nos serviços delicados e também por estar mais acessível. Naturalmente seria injusto comparar uma Izula a um facão. Com certeza ela não parece ser o tipo de faca que você vai usar para dividir troncos para obtenção de lenha, mas tenha em mente que para fazer uma fogueira no mato, você precisa somente de isca, pequenos gravetos e pedaços grossos de alguns centímetros de madeira, e é aí que ela se torna bastante útil. Além disso é ideal na preparação de armadilhas e alimento.

Concluindo, se você precisa de uma faca pequena para uso árduo e de possibilidade de porte variado, só existe um caminho a seguir… afinal são mais de 30.000 compradores de todas as partes do mundo e que não poderiam todos estar enganados.

Veja a Izula no vídeo abaixo:

Ivan Scarola é aventureiro, mateiro, colecionador de facas e canivetes táticos e também participa do Canal Acampamento Selvagem Brasil no Youtube.

Leia também:

  • Spyderco Hossom Forager;
  • Facas KA-BAR de combate e sobrevivência;
  • Facas para uso outdoor: Nessmuk e Kephart;
  • Facas Bowie;
  • Facas esportivas Tramontina;
  • Facas em aço carbono ou inox?
  • Visite a seção de facas e canivetes;
  • Visite a seção de colunistas;
  • Inscreva-se no canal Tocandira do YouTube.
  • 16 comentários para “Izula

    1. alceir albuquerque
      5 de julho de 2012 at 15:15

      boa tarde Ivan gostaria de saber se vc como conhecedor de cutelaria ja viu ou sabe se e possivel conseguir a faca ACB-90 ja procurei no google alguem que tenha mas so aparece definiçoes dela no jogo battlefield3 se souber gostaria se for possivel que fizesse um video sobre ela acredito que seja uma faca muito boa e bonita desde ja agradeço e abrçs

    2. Ivan Scarola
      6 de julho de 2012 at 11:29

      Olá Alceir, que eu saiba a ACB90 do jogo não é fabricada por nenhuma empresa de cutelaria lá fora, mas existem facas bem parecidas, tal como a Fulcrum da Extrema Ratio. Grande abraço.

    3. alceir albuquerque
      6 de julho de 2012 at 15:54

      obrigado por responder e de grande importancia a atençao dada a nos valeu mesmo abraços

      • José Luciano Gasparello Filho
        6 de julho de 2012 at 16:13

        Alceir,

        A faca do jogo tem uma lâmina chamada de Tanto. Se colocar “faca tanto” no Mercado Livre, achará várias marcas e modelos. A Ka-Bar vende um modelo de faca tanto também.

        Abraço

    4. alceir albuquerque
      10 de julho de 2012 at 03:01

      vlw gasparello obrigado peça dica

    5. Roberto
      4 de setembro de 2012 at 11:49

      Bom dia Ivan. Gostei muito desta matéria, já vi o que esta joia da cutelaria pode fazer em varios videos no youtube, e até trabalho pesado!!!
      Mas não sei onde poso adquirir uma a preço justo.
      Pode me ajudar?

    6. Ivan Scarola
      4 de setembro de 2012 at 17:56

      Olá Roberto,
      Pequena, leve, desenho simples, aço bom, boa ergonomia, prática, ótima portabilidade, a Izula impressiona e faz concorrêcia até com facas maiores… Infelizmente não conheço quem comercializa essa faca aqui no Brasil, no entanto existem diversos vendedores no Ebay que enviam para cá e com preços bem atraentes.

    7. Nicolas R.
      22 de setembro de 2012 at 18:15

      boa tarde Ivan, eu gostaria de saber qual marca você me recomendaria para a pratica de arremesso de faca,pois pesquisei bastante pela internet e encontrei várias facas, mas não me pareceram confiáveis pelo preço que ela tem e pela falta de descrição

      agradeço desde já

      abraço

    8. Ivan Scarola
      22 de setembro de 2012 at 19:47

      Olá Nicolas, eu recomendo as da marca Boker como primeira opção e segunda Cold Steel que é mais fácil de encontrar no mercado nacional. Grande abraço!

    9. Guto Vilaça
      8 de outubro de 2012 at 11:44

      Excelente texto sobre a Izula, Ivan.

    10. Ivan Scarola
      8 de outubro de 2012 at 13:00

      Obrigado Guto. Grande abraço!

    11. João Rafael
      20 de dezembro de 2012 at 03:31

      Ivan, eu gostaria de saber como fazer pra prender a bainha que fique na região do tornozelo, ou canela, que é mais apropriado eu acho.?
      De maneira que ao tomar queda poderia fazer o saque rapido.

    12. Ivan Scarola
      20 de dezembro de 2012 at 12:13

      Olá João, você pode prender na canela usando uma tira elástica larga com velcro, passando a mesma pelo orifício maior da bainha da Izula. A faca fica presa sempre do lado externo afim de evitar ferimentos e facilitar o saque. Grande abraço!

    13. jose luiz vercillo
      1 de maio de 2015 at 18:28

      é ivan, depois de assistir umas 200 vezes teu vídeo finalmente chegou uma oportunidade de adquirir uma izula, to muito feliz, pena que aqui nonosso país são caras e não achei as talas de cabo para comprar.

      • José Luciano Gasparello Filho
        1 de maio de 2015 at 23:03

        É uma pena mesmo que sejam tão caras devido aos impostos de importação e, claro, ao lucro do importador, se for o seu caso. Mas a faca que ganhei do Ivan é excelente! Se comprar, vai gostar.

    14. Alexandre Silva Camargo
      31 de maio de 2015 at 14:01

      Olá, belo vídeo, gostaria de saber em que sites ou onde eu poderia comprar esta faca? Seria confiável comprar pelo mercado livre?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    WP-SpamFree by Pole Position Marketing