Instalando lunetas

Em tiros de longo alcance existem vários fatores que influenciam a habilidade do atirador em atingir o alvo com acurácia. Um desses fatores é o erro de inclinação ou “cant error”. Erro de inclinação é verificado quando o corpo da arma e a luneta não estão devidamente nivelados.

Exemplos:

Durante a instalação da luneta é possível lançar mão de alguns recursos, o mais fácil é o nível bolha. Existem diversos modelos disponíveis no mercado, os que utilizaremos são esses:

Instalando o mount na arma

Limpe com um pano o local onde será fixado o mount a fim de desingripar o local e evitar o deslocamento do conjunto durante a prática do tiro.
Fixe o mount no trilho da arma, mas não aperte muito. Durante este procedimento é interessante que o atirador apoie a luneta sobre o mount a fim de verificar a melhor distância onde o aparelho será definitivamente fixado. A distância ideal é aquela em que o atirador se sinta mais confortável e com nítida e total visualização do retículo.
Localizada a distância mais confortável, se possível/disponível, localize o orifício mais próximo na câmara da arma que coincida com o(s) pino(s) stop mount. Esse pino é muito importante para evitar que o mount se movimente durante o tiro.
Embora seja realmente importante que a peça fique bem presa à arma, cuidado ao apertar os parafusos do mount para não espanarem.

Insert da arma onde encaixar o stop mount:

 

Stop mount:

Coloque fita dupla face na face interna do mount onde será posicionada definitivamente a luneta de acordo com a distância que o atirador julgou ser mais confortável.

Antes de colocar a luneta sobre a fita dupla face, é interessante que o nível da arma já esteja instalado e a arma devidamente nivelada, assim evitamos a necessidade de uma correção mais acentuada do nível da luneta, pois a fita dupla face pode oferecer resistência no momento da correção, portanto, quanto menor a resistência, melhor.

Utilizando o outro nível, fixe a luneta sobre a fita dupla face, sempre verificando o nivelamento da arma e da luneta. Pressione a luneta contra o mount para adesão da fita.

Da mesma forma como foi feito com a base do mount, coloque fita dupla face no interior dos anéis superiores que fecharão o mount abraçando a luneta.

 

Posicione os anéis superiores sobre a luneta e encaixe os parafusos, apertando-os em cruz e procurando deixar a luneta e a arma nivelados. O alinhamento dos anéis também é importante. Veja a imagem abaixo que ilustra tanto a sequência de aperto dos parafusos quanto o alinhamento dos anéis.

Cuidado para não apertar demais os anéis, pois você pode danificar o corpo da luneta ou até mesmo sua estrutura interna. Como utilizamos fita dupla face de qualidade na montagem do conjunto o aperto dos parafusos não precisa ser tão forte, mas que fiquem firmes.

 

Arma e luneta niveladas, agora é só o atirador regular a luneta de acordo com o chumbo e distâncias pretendidas.

Raimundo Falcão Coelho Neto
Competidor – CTCC/TO

8 comentários para “Instalando lunetas

  1. Henrique
    9 de agosto de 2013 at 02:29

    Olá fera,tenho uma hatsan ht 150,quero colocar uma luneta,de preferencia uma nikko gold crown,entao,queria saber se preciso colocar um gas ram nela?ou a nikko guenta o tranco…
    desde ja agradeço

  2. leandro batista
    14 de setembro de 2013 at 18:57

    pequenas dicas fazem grandes atiradores

  3. Horácio Neto
    17 de dezembro de 2014 at 12:21

    Ola parceiro, gostei muito da aula de como instalar uma luneta.e gostaria que você me indicasse uma luneta que aguenta minha nitro x 1000 da CBC.
    desde já obrigado

  4. 26 de novembro de 2015 at 21:47

    Qual a utilidade dessa fita?

  5. marcio antonio de oliveira
    19 de janeiro de 2016 at 02:42

    a minha carabina não tem encaixe como faço

    • José Luciano Gasparello Filho
      20 de janeiro de 2016 at 21:05

      Não faço nem ideia…

  6. Rafael Cezarino
    28 de janeiro de 2016 at 19:41

    Gasparello, parabéns pelo blog, estou lendo e achando muito útil e interessante ! principalmente o comportamento responsável com a prática de tiro esportivo, pois assim deve ser, tiro não é para vândalos.

    Minha pergunta é: O que significa as siglas no final da descrição de uma luneta, por exemplo, 3x24x50 AO ou ainda 3x24x50EG e 3x24x42 AOEG ?

    O que é isso AO,EG e AOEG ?

  7. arnon
    25 de julho de 2016 at 16:50

    Olá gostaria de saber como faço para regular a luneta a certas distancias! em quê que eu mexo pra pegar as distâncias que pretendo? ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing