Iniciativa Tocandira por uma Vida Sustentável

Você já parou para pensar que somos dependentes de uma fonte de energia que está se esgotando rapidamente, o petróleo, e que além dele, consumimos rapidamente os recursos naturais do planeta? O petróleo, grande agente poluidor, é utilizado na produção de combustíveis, em objetos plásticos, na fabricação de tecidos e uma infinidade de outros produtos derivados. As iniciativas para o uso de energia renovável são tímidas e não acompanham o crescimento populacional.

Cada vez mais será importante conscientizar as pessoas para o uso sustentável dos recursos naturais do planeta. Não sou radical a ponto de parar de usar sabonete para tomar banho, mas posso colaborar de forma bem mais fácil. Só para exemplificar, veja algumas ações muito simples, que dependem apenas de você:

  • Apagar as luzes do ambiente quando não são mais necessárias;
  • Dar prioridade para o transporte coletivo ou a bicicleta, quando possível;
  • Não pegar panfletos que são distribuídos na ruas;
  • Separar o lixo reciclável;
  • Consumir menos.

No final da lista cheguei ao ponto onde gostaria de melhorar minha contribuição com o futuro do planeta. Quanto menor for o nosso apetite de possuir itens como, por exemplo, o celular da moda ou um super computador que serve apenas para ler emails, menor será o consumo dos recursos naturais do planeta ao fabricá-los. Além de frear o consumo de produtos desnecessários, você pode evitar que outras pessoas comprem, doando aquilo que não te serve mais e que ainda possa ser útil para alguém. Ao evitar que alguém compre algo que você pode fornecer de graça, tenha certeza que você estará contribuindo para reduzir às agressões ao meio-ambiente durante toda a cadeia produtiva que envolve a fabricação destes produtos, desde a exploração das matérias-primas, transporte, até a emissão de gases causadores do efeito estufa durante os processos de industrialização. Existe uma comunidade muito interessante, The Free Economy, criada pelo irlandês Mark Boyle, que incentiva a doação de objetos ou habilidades. Funciona de forma muito simples. Você tem algum objeto em boas condições e que não usa mais? Doe para alguém que poderá utilizar este objeto. Você tem alguma habilidade como, por exemplo, saber trocar um chuveiro ou entende de marcenaria? Ensine alguém que tenha a vontade de aprender.

Mark usa um web site para fomentar as doações. Não é uma troca, é uma doação. Você doa algo que está tomando espaço em sua casa e que nunca mais será utilizado. Você doa uma habilidade por prazer, seja pelo benefício para o meio-ambiente, seja para contribuir com seus semelhantes, não há necessidade de escambo. A doação é voluntária e você não deve esperar nada em troca, somente o benefício de ajudar alguém ou o planeta.

A ideia de Mark Boyle é tão boa que pode ser fomentada de modo muito simples. Use as redes sociais! Doe objetos e habilidades para seu círculo de amigos. Anuncie no Facebook, por exemplo, que está doando aquele computador que não usa mais, um livro, uma barraca, qualquer coisa, desde que seja útil. Desta forma, ao doar um objeto para alguém que está realmente precisando, você estará evitando que importantes recursos naturais do planeta sejam consumidos. O mesmo pode ser feito com suas habilidades!

É simples, é um serviço de formiguinha que funcionará somente se a ideia seguir adiante. Não espere que outros façam por você, comece hoje!

Para incentivar, estarei doando o livro que usei para me basear nesta iniciativa: O Homem sem Grana, de Mark Boyle.

No livro, Mark vive um ano sem dinheiro. A intenção é mostrar o quanto o sistema econômico e o modo de vida de nossa sociedade prejudicam o planeta. Ele é bem radical a ponto de não usar sequer produtos industrializados para sua higiene pessoal, mas o que fica no livro é a ideia de sustentabilidade, e que devemos e podemos fazer algo por nosso planeta.

O livro foi doado em em 30/08/2012 para Mauro Cesar Mayer, de Rio Branco do Sul-PR.

 

Esta iniciativa também foi publicada no Facebook, a partir da fanpage do site Tocandira. Se você achou a ideia útil e quiser contribuir,  compartilhe o link desta publicação na sua linha do tempo do Facebook ou por outros meios. Se você acha que esta é uma iniciativa apenas para dar popularidade ao site Tocandira, não faz mal, use a mesma ideia sem citar a fonte e contribua para um mundo melhor!

Estou fazendo a minha parte, e você?

José Luciano Gasparello Filho, Brasília, 27 de agosto de 2012.

Conheça a comunidade Free Economy:

Outra comunidade similar:

Leia também:

 

1 comentário para “Iniciativa Tocandira por uma Vida Sustentável

  1. CR2011VSF
    7 de setembro de 2012 at 00:21

    Muito importante essa iniciativa, recomendo a todos que ainda não viram, a assistir o filme Home, de Yann Arthus-Bertrand. É um jornalista especializado em imagens aéreas que utilizou sua coletânea de filmes para fazer um excelente documentário sobre o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing