Quando se fala de canivetes táticos, não se pode deixar de mencionar Rick Hinderer, afinal, a cutelaria mundial deu um enorme salto nos últimos anos e ele teve uma grande parcela de contribuição para isso. Famoso por produzir facas e canivetes táticos, suas peças são muito apreciadas por usuários, hobbistas e colecionadores do mundo inteiro.
A carreira de Rick Hinderer teve início em meados dos anos 80 como cuteleiro artesanal, época que suas obras estavam fora do cenário tático em que ele começava a se enraizar.
Ao longo dos anos, Rick canalizou sua atenção meticulosa ao desenho e a produção de facas funcionais, baseado em sua experiência no mundo real como bombeiro. E isso o diferenciou dos demais cuteleiros, hoje, sua filosofia de trabalho está profundamente ligada a experiência de uso de suas facas.
Rick mudara seu velho mundo combinando o conhecimento de socorrista à técnicas de fabricação modernas de precisão, mas sem abandonar o conceito antigo de arte. O resultado é lâminas táticas altamente funcionais, duráveis, confortáveis e de aspecto agradável.
Sua participação aparece em canivetes de diversas marcas como Zero Tolerance, Benchmade, Kershaw, Gerber entre outras.
A linha XM, de Hinderer, inclui três versões de canivetes, o XM-18 de 3 polegadas, o XM-18 de 3,5 polegadas e o XM-24 de 4 polegadas. Atualmente são quatro gerações que se diferenciam de acordo com o tipo da lâmina (drop point, tanto, spanto ou slicer), aço e acabamento.
O modelo apresentado é um Hinderer de segunda geração XM-18 de 3 polegadas “non flipper” (sem sistema de abertura tipo flipper), em aço Duratech 20CV e acabamento stonewashed.
Minhas primeiras impressões, quando adquiri o canivete, é que tudo nele parece muito sólido, rígido e os acabamentos são muito bem feitos. Um dos fatores que contribui para o alto preço é o material usado na produção. Entre eles está o titânio na trava Frame Lock em um dos lados, e o G10 texturizado e reforçado também com titânio do outro lado do cabo. As lâminas são compostas de super aços, tal como o Latrobe 20CV ou o Carpenter CTS-XHP ou ainda o CPM-S35VN.
O cabo mede um pouco mais de 4 polegadas e possui tala em G10 azul e preta esculpida em 3D, que pode ser facilmente removida e substituída por de diferentes cores. Apesar deste modelo ser o menor da linha XM, e que na minha opinião é o tamanho ideal para EDC, a ergonomia é bastante confortável. A tecnologia 3D utilizada impede o acúmulo de líquidos, tal como o suor, impedindo que fique excessivamente molhado comprometendo a firmeza da pegada.
Os parafusos são rebaixados no G10 o que faz com que as cabeças fiquem niveladas com o cabo. A lâmina abre de forma precisa e suave e fechar o canivete apenas com uma mão é bem fácil também.
Quando a lâmina está aberta, o pino de abertura ou “thumb stud”, se posiciona precisamente ao cabo, formando um bloqueio muito forte. O fato é que o pino de abertura se trava contra a moldura do cabo impedindo que em situação de estresse a força aplicada recaia somente sobre o pivô do canivete. Falando em pivô, este é de fabricação própria, produzido em CNC com aço inox 17-4 PH, o que garante precisão na peça. Ele também é perfurado e acoplado a um parafuso, fornecendo um sistema extremamente resistente e de fácil ajuste. A presilha de bolso é em titânio e pode ser configurada para transporte com ponta para baixo ou para cima.
Outra característica do canivete, e mais uma das inovações do Hinderer, é o sistema “Lockbar Stabilizer” para travas do tipo Frame Lock que, em resumo, se trata de um sistema que limita o sobrecurso da barra de trava do Frame Lock impedindo o fechamento acidental da lâmina. O Lockbar está presente em canivetes de várias marcas como o Strider, ZT e Spyderco, aliás, o Rotoblock é a versão ajustável do Lockbar criado pela Lion Steel sob autorização de Rick Hinderer. O Rotoblock é também utilizado em canivetes como o H.E.S.T. Da DPx, esse sistema permite o travamento da lâmina aberta e o uso do canivete simulando uma faca de lâmina fixa.
Não é fácil encontrar um desses a venda, nem mesmo nos Estados Unidos. Diretamente do site do fabricante só são vendidos para militares ativos, policiais ou bombeiros. Na revenda autorizada o XM-18 custa em torno de $ 390 USD. No entanto, a demanda é tão grande que alguns vendedores fecham a lista de espera, a demora costuma ser de vários meses e não é incomum encontrá-los sendo vendidos por terceiros a um preço três vezes maior.
![]() |
Ivan Scarola é aventureiro, mateiro, colecionador de facas e canivetes táticos e também participa do Canal Acampamento Selvagem Brasil no Youtube. |
cara, sem palavras, SHOW de canivete!
Parabéns por mais um bom review sobre lâminas, Ivan. Você tem bom gosto para escolher as suas facas e canivetes. Linda peça. Abs.
Muito obrigado Eduardo e Guto! Grande abraço para vocês!
top de linha!!!
parabens.
SHOW, peça eterna. De extremo bom gosto e qualidade!!!
E não posso deixar passar aquela Wildcat do Malkoff da segunda foto, que tal um review dela hen Ivan?? Haha
Abraço!
Obrigado Lopes. A Wildcat faz um par perfeito com o XM-18 e com certeza merece um review, vamos ver se mais pra frente sai um também. Grande abraço!
Sensacional!!! Aproveito para dizer que atraves dos reviews anteriores tais como Spyderco, Zero Tolerance, dentre outros, me fez dispertar uma nova paixão, “laminas” 😀 !!!
Deixo aqui um link de um canivete que parece ter sido usado no filme “Os Mercenarios” quando Jason Statham estourou a bola de basquete no peito do cara:
http://www2.knifecenter.com/item/HTMMFDRAXD55DLCAO/HTM-Knives-Darrel-Ralph-DDR-AXD-5-5-Assisted-5-12-inch-Black-S35VN-Blade
O unico problema do canivete continua sendo o preço!
Aproveito tambem para pedir opinioes sobre o Apex Edge Pro http://www2.knifecenter.com/item/EPA4/Edge-Pro-Apex-4-Knife-Sharpening-System
Penso em adquirir o kit com pedras japonesas Chosera http://www.chefknivestogo.com/chedpro7pa.html
Tudo isso é culpa do Ivan Scarola e do Helio Cabral Jr. (afiação) – cheguei ate a fazer os anguladores iguais ao do Youtube.
Abraço pessoal e parabens pelo site!
Obrigado Julio! Mas a culpa não é só minha… hehehe. O alto nível da informação que temos hoje no site é fruto de uma colaboração de várias pessoas dedicadas. Aqui tudo é bem organizado e o resultado não poderia ser outro a não ser novos adeptos nesse mundo tão encantador e atraente.
Tanto o Apex Edge Pro, quanto as pedras japonesas, são sistemas de afiação excelentes. No Edge Pro, tudo fica mais fácil e preciso para quem gosta de praticidade. Já as pedras, requerem um pouco mais de treino e paciência no começo, mas depois é só alegria. Para mim, afiar usando essas pedras, funciona também como uma espécie de terapia.
Agora sobre aquela faca da HTM, só posso dizer uma coisa: uma verdadeira tentação!
Ivan Scarola, boa tarde!
Vc tem indicação de onde posso comprar uma Izula preta por um bom preço? Estou no Rio de Janeiro. Muito grato e um forte abraço.