Field Target

Dentro das modalidades de competição de tiro com armas de ar comprimido, o Field Target, para mim, é a mais desafiadora.

Partindo de uma livre tradução, “Field Target” significa “Alvo de Campo”. Uma variação da modalidade é o “Hunter Field Target”, cuja diferença com o anterior é que a prova é realizada não em um stand de tiro convencional, mas em percursos que simulam uma caçada rústica em ambiente inóspito.

ARMAS E MUNIÇÕES

É permitido o uso de carabinas de pressão por ação de mola ou gás de qualquer calibre não superior a 5,5mm. Contudo, armas de mola não competem com PCPs.

MIRAS

É permitido o uso de dioptros e outros dispositivos de mira ótica que não projetem luz sobre o ponto de impacto no alvo.  Não são permitidos sistemas de telemetria (equipamentos para medir a distância entre o posto de tiro e o alvo).

ALVOS

Os alvos são réplicas de silhuetas de animais, em tamanho real ou em escala, pintadas preferenciamente na cor preta ou branca.

No alvo há uma área perfeitamente circular simulando o local anatômico de acerto fatal ou instantâneo, chamado de “kill zone”, cuja cor sempre deve guardar grande contraste com a cor da silhueta, porém, nunca nas cores verde ou vermelha, ao contrário do que alguns pensam, essa proibição não se dá por conta do uso de aparelhos de mira aberta com fibra ótica, mas tendo em conta a participação de praticantes com daltonismo.

Apenas os tiros que atingem a kill zone, conseguem desarmar a silhueta que, por conseguinte, dará a pontuação correspondente ao atirador. Neste tipo de alvo, os tiros que acertam tão somente a silhueta não servem para efeito de pontuação, pois são incapazes de desarmar o sistema e derrubando a silhueta.

O tamanho da kill zone varia de acordo com a distância do alvo. Ao comprar um alvo de Field Target, o mais comum é ele vir com uma kill zone de 50mm (maior possível), diâmetro que pode ser reduzido com o uso de obturadores (anéis de metal) que são parafusados à silhueta. A seguir veja a relação de “kill zone” com a distância máxima a ser usada:

“Kill zone” Distância máxima
15mm 15m
16 a 20mm 20m
21 a 25mm 25m
26 a 30mm 30m
31 a 40mm 40m
41 a 50mm 50m

Para maior praticidade, os alvos de Field Target, possuem rearme à distância, que é feito manualmente puxando um cordão preso à silhueta.

POSIÇÕES

Em cada posto de tiro deve ter a indicação de qual será a posição que o atirador deverá fazer o seu disparo. No caso do Hunter Field Target, o atirador poderá escolher livremente entre as posições permitidas, qual utilizará para efetuar o disparo, seja por questão de conforto ou necessidade técnica.

As posições utilizadas nas modalidades de Field Target e Hunter Field Target são:

  • Deitado
  • Em pé
  • Sentado
  • Ajoelhado (não sendo permitido apoiar a lateral do pé no chão).

Lembra que eu disse que o Hunter Field Target é uma simulação de caça? Ao contrário do FT, no HFT, em qualquer das posições de tiro, é permitido apoiar a arma no próprio corpo ou em objetos naturais (não manufaturados), bem como apoiar o corpo em obstáculos naturais existentes no posto de tiro (pedras, plantas, etc).

TEMPO

Em cada posto de tiro, o atirador tem um minuto por alvo + um minuto extra do posto.  Por exemplo, num posto com um alvo o atleta terá dois minutos e num outro posto com três alvos ele terá quatro minutos.

OPINIÃO PESSOAL

Quando disse que é a modalidade que reputo ser a mais desafiadora, se dá pelo fato de ser a única modalidade de tiro de armas com ar comprimido que reune:

  • alvos em distâncias variadas podendo chegar a 50m;
  • ângulos diferentes, pois o atirador pode encontrar o alvo em cima de uma árvore, no chão, sobre pedras, entre folhagens, etc;
  • posições de tiro diferentes;
  • kill zones de diferentes diâmetros;
  • o atirador tem que saber muito bem como compensar a visada de acordo com todas as variáveis acima e, ainda, com a parábola da trajetória do chumbo, as condições climáticas e do vento.

É mole ou quer mais??

Bons tiros.

Raimundo Falcão Coelho Neto
Competidor – CTCC/TO

5 comentários para “Field Target

  1. Guilherme
    15 de setembro de 2012 at 14:45

    Boa a explicação, deve ser muito difícil mesmo, tenho uma 4,5 e alvos a mais de 10 metros já começa a ficar complicado, imagino a 50m.

  2. 24 de setembro de 2012 at 20:53

    Muito boa explicação, 50 metros não é fácil não. Parabéns…

  3. 24 de setembro de 2012 at 20:57

    Parabéns pela explicação, 50 metros é bem dificil de acertar…

  4. Gustavo Nunes Muniz
    7 de abril de 2013 at 03:00

    Muito interessante e esclarecedor!
    Parabéns pelo Post!

  5. Daniel
    12 de maio de 2013 at 22:48

    50mm em 50metro deve ser difícil com mira aberta!
    Eu consegui fazer um agrupamento (ou afastamento) de um palmo nessa distância com uma hatsan135!
    Tiro o chapéu pra quem consegue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing