Como afiar um machado

O vídeo a seguir é em inglês, mesmo assim, é muito fácil aprender como afiar um machado. Ray Mears mostra em pouco mais de dois minutos como é seu procedimento de afiação. Ele acomoda a pedra de amolar com um equipamento próprio, mas este equipamento pode facilmente ser substituído por 3 ou 4 preguinhos em um pedaço de madeira. Ele também umedece a pedra por aproximadamente 10 minutos antes de utilizá-la, como de praxe em procedimentos de afiação.

Ray Mears usa 3 gramaturas diferentes de pedras japonesas:

  • Com a pedra de gramatura mais grossa, ele faz movimentos circulares devido ao perfil de corte convexo de um machado;
  • Com a pedra de gramatura média, ele começa o processo de acabamento, tentando “fatiar” a pedra;
  • Com a pedra de gramatura mais fina, ele finaliza sua afiação, também utilizando movimentos como se quisesse “fatiar” a pedra.

Você não precisa ter todos estes equipamentos, um pedra de gramatura dupla, facilmente encontrada já soluciona seu problema em campo. Mas é interessante conhecer os detalhes.

É um vídeo muito simples, rápido e bem didático. Penso que o inglês não será um problema, basta observar ;-)

 

2 Responses to Como afiar um machado

  1. Angelo onha Filho on 26 de fevereiro de 2013 at 3:05 AM

    Olá Tocandira, gosto muito dos videos que vc faz, são muito bem explicados e com muita pasciencia no seu jeito de ensinar, eu admiro isso. Estou no interior de SP, em Cabreuva perto de Jundiaí e gostaria de uma imformação sua, se há algum curso de bushcraft pelas redondesas de onde moro, não precisa ser perto, mas até 100 ou 150 Km daqui, eu agradeceria se vc pudesse me ajudar, ja deixei recado com o Giuliano, mas até agora não obtive resposta e como sei que vc é ligado as informações, apelei para vc. Agradeço desde já. Abraço. Angelo

  2. Semonides on 21 de julho de 2013 at 8:16 PM

    Muito legal Gasparelo! Estou me interessando mais por machados e machadinhas e é sempre bom aprender formas diferentes de afiar nossas ferramentas.
    Obrigado por compartilhar esse vídeo.
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*