Facas KA-BAR de combate e sobrevivência

Faca Kabar

Muitos modelos das facas Ka-Bar são facas para uso misto, ou seja, são úteis tanto em combate quanto em situações de sobrevivência. Tomemos como exemplo alguns modelos, como o 1211, o 1212, o 1250 e similares. Em situações de combate, a lâmina é grande o suficiente para causar dano aos órgãos internos do oponente, a empunhadura é sempre muito firme, com o cabo em couro ou borracha. O pomo da faca também possui uma parte de aço, que permite golpear o adversário sem causar ferimentos com a lâmina conforme a necessidade. A guarda é de bom tamanho para proteger as mãos no caso do cabo estar umedecido com fluídos corporais ou outras substâncias. A lâmina da maioria dos modelos de combate possui um revestimento para evitar o reflexo da lâmina, o que entregaria a posição do combatente. Ao lado, o modelo para uso misto 1212.

Se fossem facas exclusivas para o combate, poderiam ter fio também no dorso da lâmina, tal qual um punhal. O fio tradicional, em apenas um dos lados, permite que a faca seja útil também para trabalhos extras. Se o fio fosse dos dois lados, a possibilidade de ferimentos seria muito grande quando a faca fosse colocada à prova para qualquer tipo de trabalho que não o combate. Ao lado, o modelo 1250.
O aço da maioria das facas Ka-Bar para uso misto são, geralmente, em carbono 1095. É um bom aço, seguramente servindo para situações extremas de sobrevivência.

As facas KaBar são ótimas para quem trabalha nas forças armadas, para policiais de grupos especializados, que costumam carregar facas ou canivetes, e para mateiros fanáticos por facas históricas e de qualidade!

O vídeo abaixo ilustra melhor o modelo 1211:

Leia também:

Ka-Bar BK2 – Becker Companion.

11 comentários para “Facas KA-BAR de combate e sobrevivência

  1. Matheus Siqueira
    28 de março de 2012 at 02:14

    Gasparello, parabéns pela nova aquisição, parece ser uma faca de ótima qualidade, só de ser da Ka-Bar já e sinal de um ótimo produto.

  2. SÉRGIO
    12 de julho de 2012 at 14:11

    A BK-2 é uma faca muito versátil para que pratica esportes outdoors. Aconselho sua aquisição. Ela se presta até para cortar galhos mais grossos, mesmo não sendo muito comprida. 1 Abraaaaaaaaaaço, Sérgio

  3. diego
    8 de agosto de 2012 at 01:48

    alguem sabe me responder como sao chamados as pessoas fanaticas por facas?

  4. Fabiano Perroni Basso
    12 de outubro de 2013 at 20:33

    Ola Gasparello estou querendo comprar uma faca para camping e pesca que seja boa num preço razoável o que você me aconselha e onde comprar.Abraços

  5. Gustavo Del
    5 de fevereiro de 2014 at 01:48

    Ola Gasparello, estou pensando em comprar essa faca, mas para uso no mato, mesmo ela sendo com espiga, ela aguenta tranco? Obrigado

    • José Luciano Gasparello Filho
      5 de fevereiro de 2014 at 10:51

      É uma excelente faca, aguenta trabalho severo.

  6. Rodrigo
    7 de agosto de 2014 at 06:42

    Olá Gasparello,

    Gosto muito do seus videos e dos equipamentos que você mostra neles,mas como moro em uma cidade pequena não encontro nenhum deles.Você poderia me indicar um local para que eu possa comprar online?(Em especial boas facas e a sua faca KA-BAR 1211 da página).

    Grato.

  7. Jonatas
    18 de dezembro de 2014 at 15:33

    Gasparello, gostaria de comprar essa faca KA-BAR 1211. você indicaria alguma loja?
    obrigado e parabéns pelo site.
    att,
    Jonatas

  8. Ronyer silva
    7 de setembro de 2015 at 20:25

    Para ter uma coleção de facas táticas em casa tem que ter alguma autorização ou algum documento de colecionador ou coisa parecida? Obrigado por nos presentear com um site e vídeos sobre facas e tudo mais.

    • José Luciano Gasparello Filho
      9 de setembro de 2015 at 18:50

      Não é necessário autorização para ter facas táticas em casa. Inclusive, nem sempre é fácil de diferenciar uma faca tática de uma comum.

  9. Denis
    27 de agosto de 2016 at 15:32

    Uma alternativa mais barata e, na minha opinião, mais adequada a atividades mateiras (principalmente pesca) é a Ontario SP1. Bruta e versátil, tenho uma há 12 anos e está sempre na minha tralha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing