Facas Bowie

Essas facas ficaram célebres após o duelo ocorrido perto da cidade de Natchez, estado da Luisiana, em 19 de setembro de 1827, na Praia de Vidália às margens do rio Mississipi. Neste duelo, conhecido como Sandbar Fight, o coronel James “Jim” Bowie, aventureiro, mercador de escravos e especulador de terras, mesmo atingido por diversos disparos de pistola e facadas, consegue matar seu desafeto, o major Noris Wright com um golpe de sua grande faca, presente de seu irmão Rezin Bowie. O modelo de faca utilizada para matar o major Wright ficou famoso graças à notoriedade de Jim Bowie e à publicidade dos fatos amplamente divulgados em jornais. Jim Bowie veio a morrer anos mais tarde na épica Batalha do Alamo, em 1836, no México.

Alguns textos alegam que a faca utilizada no duelo de Sandbar foi feita por um ourives chamado James Black. Há controvérsias sobre o fabricante original da faca, sendo que o ferreiro e vizinho dos Bowies, Jesse Clift, pode ter sido o cuteleiro original do modelo responsável pela morte de Noris Wright.

Ninguém sabe ao certo como a faca Bowie original se parecia.  Testemunhas oculares do duelo relataram que a faca utilizada por Jim Bowie se assemelhava a uma faca de açougueiro, mas nada foi devidamente comprovado. Alguns textos afirmam que as características atuais das facas Bowie foram popularizadas por intermédio de filmes e séries de TV dos anos 50. Atualmente, as facas chamadas Bowie são comumente identificadas por possuírem uma grande lâmina, guarda e clip point (é a forma côncava no dorso da faca que permite um corte mais rápida e profundo), porém, nem sempre a faca Bowie precisa ter todas estas características.

Leita também:

  • Facas para uso outdoor: Nessmuk e Kephart;
  • Facas esportivas Tramontina;
  • Facas KA-BAR de combate e sobrevivência;
  • Facas em aço carbono ou inox?
  • Conservando facas em aço carbono;
  • Conservando facas em aço inox;
  • Visite a seção de facas e canivetes;
  • Inscreva-se no canal Tocandira do YouTube.
  • 3 comentários para “Facas Bowie

    1. cairo guedes
      1 de maio de 2012 at 00:01

      parabens tdo muito legal, abraaços , selvaaaa

    2. fernando abreu
      5 de junho de 2016 at 13:21

      blog maravilhoso,muito bem detalhado e de fácil compreensão, parabéns pelo belo trabalho

    3. Carlos Diego Gondim Fontenele do Nascimento
      23 de julho de 2016 at 21:55

      Tenho 2 comigo , da Timber Ratler .
      Uma El Paso e uma Big Snake .
      São grandes (40 cm ) e extremamente funcionais.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    WP-SpamFree by Pole Position Marketing