Faca Tramontina Commander 26106/110

Esta é a faca mais parruda que a Tramontina fabrica atualmente. Com uma lâmina pesada de 10″ de comprimento e 5mm de espessura, é mais indicada para uso mateiro. O peso e tamanho da lâmina ajudam a efetuar golpes em madeira e também transmitem uma maior segurança caso seja necessário marretar o dorso da lâmina para rachar lenha.

Pelo tamanho da lâmina, esta faca pode, eventualmente, ser utilizada como facão. O cabo é grande, e se adaptará melhor nas mãos de pessoas de compleição física maior. O cabo também tem um olhal, sempre útil em questões de segurança. A guarda, presente na parte inferior, tem um tamanho proporcional ao restante da faca, além de ser muito bonita.

A lâmina não tem perfil integral (full tang) mas está presente em boa parte do interior do cabo, veja o desenho abaixo, mostrando a montagem da lâmina. O bloco está ilustrado em azul (clique na imagem para ampliar):

 

Referência Complemento Comprimento
(mm)
Largura
(mm)
Altura
(mm)
Peso s/ embalagem
(kg)
Peso c/ embalagem
(kg)
26106110 Lâmina em aço inox 10″.
Cabo de borracha.
Guarnição de aço inox.
Bainha em nylon.
453 68 33 0,715 0,935

 

Para conhecer melhor a faca, assista ao vídeo abaixo:

Agradeço ainda à Tramontina por ter enviado o desenho para mostrar o bloco da lâmina.

Leia também:

  • Facas esportivas Tramontina de 5″;
  • Facas esportivas Tramontina (Commander, Outdoor, Sport, Fish);
  • Faca Tramontina Fish 26056/108;
  • Faca Tramontina Outdoor 26018/108;
  • Faca Tramontina Sport 26049/176;
  • Faca Tramontina Fish 26053/106 (para filetagem);
  • Facões Tramontina em Aço Carbono;
  • Visite a seção de facas e canivetes;
  • Inscreva-se no canal Tocandira do YouTube.
  •  

    17 comentários para “Faca Tramontina Commander 26106/110

    1. João Carlos
      6 de setembro de 2012 at 17:41

      Excelente vídeo, Gasparello. Eu tenho uma faca dessa. É resistente e robusta, perfeita pata trabalhos mais pesados. A TRAMONTINA caprichou nesse modelo. Recomendo essa faca. Abraço, amigo.

    2. alexandre
      6 de setembro de 2012 at 17:54

      adquiri uma dessas recentemente, quando peguei na mão me apaixonei pela faca então fiquei com dó de usar, acabei comprando o conjunto pantanal, que ainda se acha por ai por um preço melhor q a commander, são muito parecidas e ainda vem a fish 5, mas quando chegou não deu outra, formam um trio muito lindo guardei as três, vou comprar um facão pequeno de aço carbono mesmo, ja to formando uma coleção pra desespero da minha mulher. (chega me da frio na barriga vendo vc fazer isso com essa faca). Curto muito seu blog, tinha esse amor por esse estilo de vida desde de pequeno, só não sabia o nome, é uma pena que lugares disponíveis estejam acabando,ou são áreas de proteção ou particulares ate mesmo aqui Porto Velho RO estamos dentro da amazônia legal.

      • José Luciano Gasparello Filho
        6 de setembro de 2012 at 18:19

        Caro Alexandre,

        É para manter nossa diversão por muitos anos que devemos preservar ao máximo a natureza.

        Abraço

    3. Ferreira
      20 de outubro de 2012 at 19:23

      O que você tem a dizer a respeito do aço desta faca? Li em alguns foruns sobre bushcraft pessoas dizendo que esta commander perdeu um pouco de qualidade em relação a antiga pantanal de aço carbono e até mesmo a de inox.

      Obrigado.

      • José Luciano Gasparello Filho
        20 de outubro de 2012 at 19:53

        Caro Ferreira,

        Este assunto é controverso, mas vamos lá!

        Estas facas não tem nada a ver com a Pantanal em aço carbono. O aço utilizado nestas facas variam entre o AISI 420 e o DIN 1.4110. Eu não saberia especificar quais modelos se utilizam de cada tipo de aço.

        A Tramontina fabrica boas facas, mas o foco da empresa parece ser o grande público consumidor, e não uma seleta parcela de pessoas que, além do corte, abusam mais das facas com trabalhos pesados com madeira.

        Uma das preocupações da Tramontina parece ser com a oxidação do aço carbono e com os custos, por isso o foco atual na produção de facas em aço inox. A maioria das pessoas não está interessada em detalhes do aço e querem uma faca que simplesmente não enferruje com o tempo.

        Eu acho as facas produzidas pela Tramontina de boa qualidade e podem durar a vida toda, mas é fato que não seguram tão bem o fio em trabalhos pesados quanto lâminas em aço carbono.

        A discussão sobre este tema é acalorado, mesmo que o aço não seja um dos melhores, a geometria da faca e o tratamento térmico também influenciam na qualidade final do equipamento.

        Eu acho que estas facas servem a maioria das pessoas, eu também as uso. Tenho alguns modelos há muitos anos e gosto de todos eles.

        Agora se for para comparar a antiga Pantanal em aço carbono com este modelo em específico, eu prefiro a Pantanal.

        Gasparello

    4. Marcio
      15 de janeiro de 2013 at 00:33

      Ela é fulltang sim.O cabo dela que é desproporcional ao cabo.OU SEJA o bloco foi preenchido com mais material que o devido.POREM a tramontina,nao e de hoje que utiliza esse cabo.Ela(a tramontina)PODERIA se quisesse optar por um cabo mais “justo”.Ai sim ficaria mais show ainda.POREM ainda prefiro o perfil daquela que é a antecessora dessa,A Pantanal.
      Mas fica pergunta,essa commander por ter uma abertura no meio.Será que ela e mais leve que a pantanal?
      No mais o video ficou show,parabens Gasparello.

      • 15 de janeiro de 2013 at 12:56

        Detesto termos em inglês como fulltang, partialtang, entre outros. Prefiro chamar as facas full tang de “cabo de perfil integral”, isso significa que o bloco acompanharia o desenho do cabo, o que não é o caso. A figura acima, fornecida pela Tramontina, ilustra bem. Um bom exemplo de full tang você vê no texto: http://blog.tocandira.com.br/facas/facao-tramontina-em-aco-inox/

        Gasparello

    5. 16 de março de 2013 at 12:40

      Ola caro Gasparello, em primeiro lugar quero te parabenizar pelo excelente material contido em seu site. Eu sou professor em Vitória – ES e recentemente comecei a me interessar pela arte da cutelaria. Eu sou apaixonado pelos modelas da Tramontina e comecei a fazer uma coleção dos modelos que mais me atraem. Eu gostaria de saber como eu faço pra descobrir qual é o perfil de corte de cada uma das facas. Essa informação não é dada em lugar nenhum. Daí eu fico com dúvidas na hora de amolar a faca e poder acabar danificando-a. Desde já agradeço a atenção, e deixo meus protestos de saúde e prosperidade. Abç.

    6. 18 de março de 2013 at 16:05

      Muito obrigado Gasparello. Foi muito útil.

    7. 18 de março de 2013 at 17:39

      Gasparello, vc já ouviu falar numa marca de facas chamada TAUE (chinesa… mas parece boa)? Eu recentemente comprei dois exemplares, e me surpreendi com a qualidade do corte que vem de fábrica! A faca corta até fio de cabelo! Acho que seria um bom material para um vídeo. Abç.

    8. 29 de março de 2013 at 04:41

      amigo qual a diferença das facas pantanal para essa???
      já que a pantanal saiu de linha, essa seria a opção???
      se puder responder agradeço!!!

      • José Luciano Gasparello Filho
        30 de março de 2013 at 18:29

        A faca Pantanal era fabricada em aço carbono, este modelo de Commander é fabricada em aço inox.

    9. Wagner
      14 de abril de 2013 at 04:13

      essa faca é tudo de bom mesmo. pra mim não vem a superar ou ser superada pela antiga Pantanal (agora tenho ambas), são distintas em termos de design e material, preservando apenas tamanho e mesmo cabo, acho q ainda caberiam as duas convivendo no mercado, e não uma anulando a outra.

    10. Cosme
      9 de maio de 2013 at 05:16

      Gasparello, Peço que se você poder, faça também um vídeo da grande faca Pantanal. Seus vídeos são excelentes e uma faca que fez e ainda faz parte da história dos mateiros brasileiros merece um espaço no seu blog. E pra encerrar pergunto se a Pantanal possui cabo de perfil integral ou é igual esta Commander. Obrigado e meus parabéns pelo seu trabalho.

      • José Luciano Gasparello Filho
        9 de maio de 2013 at 10:50

        Gostaria muito, mas esta faca saiu de linha!

    11. Carlos Frederico Barbosa de Almeida
      11 de outubro de 2013 at 03:04

      Gasparello, boa noite!
      Eu estava há tempo querendo comprar uma Faca Pantanal, mas depois que assisti o vídeo que Você fez com a Faca Commander 10″. Não tive dúvidas e resolvi comprar uma.
      Pesquisei bastante e encontrei uma loja licenciada pela Tramontina que vendia a faca com o preço bem em conta e comprei.
      Digo o seguinte: Ela aguenta o “tranco”, cortes pesados, madeira dura, úmida, etc. e ainda dá para descascar uma maçã sem perder o fio…
      Para constar, fiquei triste em saber que a Pantanal saiu de linha e comércio.
      Alguns amigos meus tiveram a oportunidade de viajar para o exterior (México, Argentina, Chile, Colômbia, Grécia, Portugal, Espanha, etc..) E pode crer que nesses países (Las Hermanas – como o Conjunto Pantanal é conhecido), ou El Padre y Hijo em outros, a Faca Tramontina Pantanal com Aço Carbono é super valorizada e bem quista, quem tem não vende e em algumas lojas são vendidas mais caro que as Ka-Bar BK-9, Junglas, etc..
      Precisamos valorizar mais o que é nosso.
      Abraço,

      Carlos Frederico

    Comments are closed.