Faca RD 6 da Ontario

Excelente faca de sobrevivência de tamanho médio e de uso pesado. Esta simples frase define o que exatamente é a RD 6.

O fabricante, a Ontario Knife Company está localizado no Estado de Nova York dos Estados Unidos e é famoso por fornecer há muitos anos equipamentos, em especial facas, para as forças armadas norte americanas. Possui linha de produtos variados e bem completa que incluem facas esportivas, de uso outdoor, utensílios de cozinha, produtos industriais agrícolas, ferramentas médicas e instrumentos científicos. Além de produzir facas para muitas marcas do ramo de cutelaria. Só para citar, as famosas ESSE que hoje são fabricadas pela Rowen, antigamente eram fabricadas pela Ontario.

A reputação da Ontario no mercado internacional é muito boa e o melhor de tudo é que suas facas costumam ter um preço bem acessível.

A RD6, Ready Detachment 6, pertence a série Ranger, feita em aço 5160 revestida em epóxi preto, possui padrão de construção full tang e talas em micarta que variam entre cores preta, laranja e bege.

O tamanho total da faca é de 29,8 cm e lâmina de 15,2 cm ( 6 polegadas), outras versões do mesmo modelo possuem tamanhos de 4; 7,5 e 9,5 polegadas, no entanto, o que realmente impressiona é a espessura que na versão em aço 5160 é de exatos 6,35mm! Um grande exagero que torna a peça mais pesada em relação a facas do mesmo tamanho. Talvez seja por isso que também existe uma versão em aço 1095, a RBS 6, a mesma faca porém mais leve e com uma espessura da espinha da lâmina menor. Mas se você procura por uma faca robusta, posso afirmar com toda certeza que a RD 6 vai atender sua necessidade. A prova é que é usada por amantes da prática de bushcraft e sobrevivência do mundo inteiro. E quem acha que o peso é um fator negativo, deve lembrar que práticas de trabalhos de corte pesados se tornam mais fáceis com lâminas mais pesadas, além da maior resistência em usos abusivos, que nos casos de sobrevivência pode ser sua única ferramenta.

O pomo possui quebra vidro com anel para cordão, e a bainha em cordura compatível com o sistema Molle de fixação, com bolso externo que pode acomodar uma pederneira ou pedra de amolar e ainda é revestida internamente em plástico para acomodar melhor e proteger a lâmina.

Foto comparativa de espessura entre uma caneta, a RD 6 e uma faca Pantanal da Tramontina.

 

Ivan Scarola é aventureiro, mateiro, colecionador de facas e canivetes táticos e também participa do Canal Acampamento Selvagem Brasil no Youtube.

Leia também:

  • Visite a seção de facas e canivetes;
  • Visite a seção de colunistas;
  • Inscreva-se no canal Tocandira do YouTube.
  • 11 comentários para “Faca RD 6 da Ontario

    1. 14 de setembro de 2012 at 15:47

      Olá Ivan , bela matéria parabéns, mas gostaria mesmo de uma explicação sua como colecionador e conhecedor de facas. Qual a diferença de uma faca Tática para uma de sobrevivência? Pois tenho uma faca esquilo e gostaria de tirar a guarda que atrapalha um pouco, e aumentar o gavião. Na minha opinião ficaria muito próxima da RD 6, facilitando o manuseio. Tenho uma foto da esquilo no meu blog.

      Abraços

      Antonio Miranda

    2. Ivan Scarola
      14 de setembro de 2012 at 17:06

      Existe uma subclassificação de facas táticas, a típica de combate e a de luta/utilitária. As típicas de combate são projetadas com uma única finalidade, a de matar e quase sempre tem fio duplo e são grandes. Já as de luta/utilitária são projetadas também para executar algum serviço extra tipo cortar cordas, limpar caça, cortar galho e etc.
      Teoricamente, a faca de sobrevivência é um tipo de faca que acumula funções múltiplas e que desempenham um papel melhor nesse tipo de situação. Quando falamos desse tipo de faca vem a nossa mente as famosas faca do Rambo, mas não necessariamente uma faca de sobrevivência precisa ter cabo oco, aliás é melhor que não tenha pois ela deve ser de algum tipo de construção forte (de preferência full tang), para suportar as diversas situações que vai ser submetida tal como ser usada como lança, machado, para caçar, pescar, preparar alimentos, riscar pederneira, cavar, esfolar, esculpir, desossar, intimidar, trabalhar couro, abrir e cortar metais e etc.
      Não consegui achar a foto, mas se sua faca modificada desempenhar essas funções, não necessariamente todas, ela se tornará uma ótima faca de sobrevivência. Grande abraço!

    3. 14 de setembro de 2012 at 21:41

      Ok Ivan, grato pela dica, é possível sim modificar a esquilo e conseguir um melhor manuseio dela. A guarda atrapalha o apoio do dedão, então penso em corta-la. Muitos cortam a guarda da Faca de Sobrevivência Piloto Ontario pelo mesmo motivo.

      Mais uma vez grato.

      Antonio Miranda

    4. anderson
      28 de setembro de 2012 at 15:25

      Gostaria de comprar uma dessa,podia me indicar uma loja de confiança.

    5. Ivan Scarola
      28 de setembro de 2012 at 16:24

      Olá Anderson, posso te indicar a Knife Center e Knife Works, duas lojas de extrema confiança, elas vendem seus produtos on line e enviam para o Brasil. Grande abraço!

    6. Henrique Mendes
      18 de dezembro de 2012 at 02:10

      essa knife center como funciona? visitei o site tinha opção traduzir para portugues mas não deu pra comprar nada, tentei enviar pergunta mas sem sorte, precisa fazer algum tipo de cadastro? os preços lá “tavam legal”. Agradeço se responder.

    7. Ivan Scarola
      18 de dezembro de 2012 at 10:36

      Olá Henrique, não necessita necessariamente de cadastro, você pode escolher o produto e adicionar ao carrinho de compras na opção que aparece abaixo da descrição do produto. Em seguida para concluir a compra é necessário completar as três etapas seguintes que seriam a confirmação do(s) produto(s) através de uma tela que mostra o resumo do pedido, em seguida deve preencher informações do envio tal como seu endereço e etc e escolher a forma do pagamento e a última etapa você conclui a compra. Esta loja possui um atendimento muito bom, não tenho o que reclamar, tente reenviar sua pergunta e com certeza eles vão te retornar. Grande abraço!

    8. ARTHUR
      19 de março de 2013 at 23:18

      Saudações!
      Caro Ivan,
      Quais são as diferenças entre o modelos RD-6 e RD-6 BUSH ?

      Muito obrigado!
      ARTHUR.

    9. Ivan Scarola
      20 de março de 2013 at 00:20

      Olá Arthur, basicamente diferem quanto a espessura, aço e quantidade produzida:

      RD-6 (Padrão) espessura 0.25″, aço 5160
      RD-6 (Bush Series) espessura 0.188″, aço 5160
      RD-6 (Signature Series) espessura 0.375″, aço S7 e apenas 118 peças produzidas.

      Gostei da pergunta! Grande abraço!

    10. Julio Guidi
      1 de dezembro de 2013 at 18:34

      Ola pessoal! Hoje fiz um teste bem bacana com minha RD-6 padrão: abrir côco! Achei super interessante pois sempre havia feito com facão, e pasmem, funcionou perfeitamente. A faca é bem pesada e espessa, o que facilitou o trabalho. Ela está amolada com pedras 10k japonesas com acabamento em óxido de cromo – um espelho! Após a façanha, a faca continua super amolada. Foi um excelente investimento! Abraço a todos.

    11. Bernardo
      30 de abril de 2015 at 15:23

      Gostaria que em indicasse uma faca que fosse útil tanto para pesca submarina (aço resistente a oxidação), quanto boa para a prática de bushcrat. desde já obrigado

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    WP-SpamFree by Pole Position Marketing