Faca Northstar, da Bark River

Existe muita história para ser contada sobre esta pequena peça, do fabricante e do artista que a desenhou, e desta vez tento colocar um pouco sobre esse assunto.

Nos textos anteriores fiz uma abordagem de forma clara e resumida com o único intuito de tornar a leitura mais agradável. Vale a pena lembrar que minha intenção aqui é apenas apresentar algumas facas da minha coleção e opinar segundo meu conhecimento, e não fazer revisões ou demonstrar testes.

Sobre o fabricante:

A Bark River Knife & Tool é uma fábrica norte-americana localizada no estado de Michigan especializada na produção de facas semi-custom ¹ de uso “outdoor”. As facas saem de fábrica com fio convexo e possuem garantia vitalícia sem restrições. Este tipo de garantia só é oferecido pelas marcas mais confiáveis do mundo, que acreditam firmemente na qualidade e durabilidade dos seus produtos.
Em suas lâminas a Bark River utiliza preferencialmente aços ferramenta do tipo D-2 ou A-2, porém são também encontradas facas com aços Sandvik 12C27, 13C26, 19C27, CPM-M4, 154CM, CPM-154, CPM-S35VN e também o CPM-3V super steel.

Mike Stewart, fundador e proprietário da Bark River, caçador desde os 14 anos de idade, iniciou muito cedo no ramo e hoje tem 33 anos de carreira desenhando e fazendo facas. Recebeu influência de Bill Moran e Bob Loveless, trabalhou na Marbles Cutlery, foi fundador da Blackjack Knives e da Pacific Cutlery, nesta última com Les de Asis da Benchmade. Foi também ele quem desenhou a BK1 conhecida como Becker Brute.
No entanto, Mike Stewart é um dos cuteleiros mais polêmicos da atualidade. Ainda na Blackjack, projetou uma faca muito parecida com a Randall Modelo-1 e foi acusado de plágio, há quem diga que esse foi o motivo do fechamento da Blackjack em 1998. Apesar disso, é tido como um dos maiores nomes da cutelaria americana.
“Eu decidi que a minha função no meu trabalho seria fazer facas com um apelo visual, mas estas deveriam ser funcionais” disse uma vez Stewart.
Essa fase ruim da vida de Mike Stewart foi superada, e hoje na Bark River, produz facas para diversas marcas inclusive para a atual Blackjack, o que demonstra que ele resolveu todas suas desavenças.

Existiu uma época no EUA em que não existiam facas específicas para a prática de Bushcraft, a não ser as customs, mas a Highlander Special da Bark tinha um apelo visual bem parecido, e foi a partir desta que surgiu a Northstar.

Sobre a faca:

Tive alguns modelos de facas de Bushcraft, todas bem funcionais, mas muito parecidas com faca de cozinha.
Em minha última aquisição resolvi partir para uma semi-custom pois queria diferenciar no visual e comprei a Northstar que foi a primeira faca da Bark River típica de Bushcraft.
Quando a recebi, a primeira coisa que notei foi como ela aparentava ser pequena, e a segunda, ao testar, comprovei a grandiosidade de sua capacidade!
A faca com ponta em formato de lança, clássico deste tipo, assim como as dimensões foram mantidas, no entanto, a versão inicial vem sofrendo diversas modificações e esta minha é a última aprimoração da antiga.
Uma das modificações foi o alargamento das talas do cabo próximo a parte anterior da lâmina (região onde seria o ricasso), o que deu uma aderência mais segura e aumentou a capacidade de trabalho de entalhe da faca. As ranhuras no dorso da lâmina também ficaram mais profundas e definidas afim de facilitar o uso de uma pederneira.
O desenho enxuto de pegada firme e forte, o comprimento total que é de 21,6 cm, 10,8 cm de lâmina e também o peso de 120g se mantiveram quase que inalterados desde a versão original.
A saliência no final do cabo para colocar um cordão foi uma inovação do artista, permitindo que a empunhadura não seja incomodada pelo acessório.
A Northstar sai de fábrica com bainha de couro confeccionada pelo fabricante e com uma qualidade excelente. Eu particularmente, fico muito decepcionado quando uma faca vem acompanhada de bainhas de má qualidade.

As versões básicas custam em torno de 140 dólares mas o preço pode chegar próximo dos 300 dependendo da escolha dos materiais. No meu caso foi feita em Desert Ironwood com linhas vermelhas e aço 3V.

Nota: 1-Facas semi-custom ou semi-customizadas são aquelas em que a lâmina é fabricada em larga escala, no entanto o cabo e o acabamento final recebe tratamento manual.

 

Ivan Scarola é aventureiro, mateiro, colecionador de facas e canivetes táticos e também participa do Canal Acampamento Selvagem Brasil no Youtube.

Leia também:

  • Visite a seção de facas e canivetes;
  • Visite a seção de colunistas;
  • Inscreva-se no canal Tocandira do YouTube.
  •  

    4 comentários para “Faca Northstar, da Bark River

    1. João Henrique
      7 de agosto de 2012 at 12:37

      Onde posso encontra-la para comprar? O preço dela gira em torno de quantos reais? Obrigado.

    2. Ivan Scarola
      7 de agosto de 2012 at 13:53

      João, você pode comprar pela internet na Knivesshipfree.com ou na Knife Works, essas lojas são dos EUA e enviam para o Brasil. O preço varia de acordo com o tipo de aço e material de acabamento do cabo. Em A2 e micarta preta sai por volta de 300 reais, mais o custo de envio e mais os impostos alfandegários ( 60% do valor do produto). Grande abraço.

    3. Wladimir
      9 de julho de 2013 at 17:54

      Ivan,

      Ótima apresentação da Bark River.
      O que tem achado do aço 3V?
      Algum motivo especial para ter escolhido tal aço?
      Abraço

    4. Ivan Scarola
      10 de julho de 2013 at 11:14

      Olá Vladimir,

      EU procurava por uma faca para Bushcraft com perfil convexo. Estava em dúvida em relação ao aço, mas depois de ver um depoimento do Jerry Hossom sobre o 3V acabei optando por ele.

      A diferença principal que eu notei foi em relação a retenção de fio, muito boa por sinal, não tive dificuldade na afiação como muitos tem. Performance, em geral, excelente apesar de não ter realizado todos tipos de testes com a faquinha.

      Obrigado e grande abraço!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    WP-SpamFree by Pole Position Marketing