Faca Guepardo Big Fish

Apesar de ser uma faca importada, por ser comercializada com a marca Guepardo, resolvi deixar esta análise na seção de facas nacionais.

É uma faca que me surpreendeu positivamente. A lâmina possui quase 16 cm de comprimento (15,7cm), com uma excelente espessura de 3,7mm. A bainha é simples, mas funcional. O dorso da lâmina possui uma área onde é possível apoiar o polegar para executar trabalhos que exijam um maior cuidado. Um olhal ao final do cabo é sempre útil nas facas com perfil mateiro. Além de ser uma faca muito bonita, de estilo mais clássico, conta com cabo integral (full tang), o que deixa a faca muito versátil e resistente.

Apesar no nome remeter à uma faca de pescaria, não se engane, é uma faca que poderá ser utilizada nos mais diversos trabalhos mateiros! Não deixe de conferir o vídeo ao final do artigo.

Ficha técnica:

– Material: aço inoxidável 420
– Cabo em madeira de lei
– Tamanho total: 29,6cm
– Tamanho lâmina: 15,7cm
– Espessura lâmina 3,7mm
– Lâmina com marca Guepardo em laser
– Bainha inclusa
– Peso 0,300kg

11 comentários para “Faca Guepardo Big Fish

  1. 17 de agosto de 2012 at 00:27

    Olá Gasparello, linda faca tenho um fish 8 , muito boa por sinal, agora este review ficou fraco. A bainha dessa faca, tanto como a do modelo fish8 é muito ruim, fiz uma de couro pois com o tempo a lamina corta a bainha, também seria interessante que o review mostra-se o teste de retenção de fio, pois elas não retem o fio depois de um uso exigente. O desenho é realmente muito bom, o custo beneficio é ótimo, mas depois de uso duro no mato perde o fio com facilidade. Pegada boa.
    Abraços

    • José Luciano Gasparello Filho
      17 de agosto de 2012 at 10:46

      Olá Antônio,

      Obrigado por prestigiar e dar sua opinião, eu continuo prestigiando as fotos de seu blog! Quanto à dificuldade de retenção do fio, esta é uma característica comum à todas as facas que utilizam lâminas em aço inox 220. Não falo das característicos do aço em todo review, ou ficaria extremamente repetitivo e cansativo, mas no site Tocandira existem artigos falando sobre as principais diferenças entre o aço carbono e inox. Para uma maior retenção do fio, prefira uma faca em aço carbono. Lembrando que existem prós e contras nos dois tipos de aço. Vou procurar mostrar as bainhas nos próximos reviews.

      Levando em conta a espessura da lâmina e a robustez, continuo recomendando a compra. Essa faca e alguns modelos da Tramontina são as únicas opções para os mateiros brasileiros a preços não tão absurdos.

      No Brasil, em aço carbono, temos alguns modelos da Imbel, mas os preços são compatíveis com as facas importadas.

      Abraço.

  2. Peterson Ursine
    17 de agosto de 2012 at 13:01

    Gasparello,
    Gosto muito dos seus tutoriais. Quero reforçar sua colocação sobre as facas da Imbel de aço carbono. São facas excelentes com acabamento, design, funcionalidade e robustez que não deixa nada a desejar a qualquer outra faca importada. Tenho a AMZ e a IA2 (que são praticamente a mesma coisa só diferindo no tamanho).
    Há também facas muito bacanas do Ricardo Vargas, é um conhecido cuteleiro que produz facas e machetes ao exército brasileiro (Facão do Guerreiro da Selva, faca do paraquedista etc). Os preços são bem próximos ao das facas Imbel e a qualidade é muito boa também.

    abraços!

    • José Luciano Gasparello Filho
      17 de agosto de 2012 at 13:03

      Peterson,

      Valeu pela contribuição!

      Gasparello

  3. Carlos Carareto
    30 de agosto de 2012 at 13:50

    Comprei uma Big Fish. Sentei a madeira nela, cortei pinho, eucalípto, cortei caibro antigo, madeira muito dura que não sei qual, e o fio da faca continuou muito bom. Claro que não ficou fio de navalha, mas continua cortando muito bem, inclusive abri uma laranja, só tirando a casca, sem ofender internamente.
    Custo benefício excelente. Como segunda faca eu recomendo. Tenho uma aço carbono da Cimo, há 20 anos, ótima.

    • José Luciano Gasparello Filho
      30 de agosto de 2012 at 13:54

      Carlos,

      Obrigado por nos contar sua experiência com este modelo de faca!

  4. magno
    17 de setembro de 2012 at 14:02

    ola, estou com uma grande duvida e gostaria de sua opinião, decidi presentear um amigo com um conjunto de facas, ele gosta de pescar, mas que facas mandar,conjunto pantanal Tramontina(pantanal 10 e fish 5 na bainha q comporta as duas)ou as duas fish da guepardo (a pequena e a big em bainha individuais)não consigo me decidir.

    • José Luciano Gasparello Filho
      17 de setembro de 2012 at 14:45

      Magno,

      Todos estes equipamentos citados são muito interessantes, e o gosto pessoal conta muito, por isso é difícil opinar. Se você ainda conseguir encontrar o conjunto Pantanal (com lâminha em aço carbono) e fish , pode ser uma boa escolha. Lembro que o aço carbono segura melhor o fio, porém é mais difícil de conservar a lâmina.

      Abraço

  5. Álvaro
    27 de novembro de 2012 at 21:33

    Meu primeiro acsso no canal, informação precisa, muito útil e me esclareceu muitas dúvidas. Parabéns !!!

  6. Tales
    3 de fevereiro de 2013 at 01:08

    A minha Big Fish acabou formando uma onda, torção, barriga na parte do fio quando estava rachando troncos batendo nela. Pelo menos ela não quebrou.

    • José Luciano Gasparello Filho
      3 de fevereiro de 2013 at 10:54

      Caro Tales,

      O aço não é dos mais duros, mesmo assim, ainda é uma boa faca pela relação custo-benefício. É uma pena que as facas um pouco melhores tem os preços absurdamente caros. Obrigado por seu relato, pode ajudar outras pessoas na escolha!

Comments are closed.